segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Haddad vs.Serra, por Marcos Coimbra



Vai recomeçar!
Segunda feira, a mãe de todas as batalhas eleitorais deste ano será reiniciada em São Paulo.
Na verdade, havia sido retomada desde a noite do domingo passado, enquanto os resultados do primeiro turno ainda estavam sendo processados. Ao agradecer a votação e cumprimentar os eleitores, José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) já indicavam o que diriam a seguir.
De amanhã em diante, o grande enfrentamento que fazem volta à televisão. Sem desmerecer as outras cidades em que os eleitores terão que votar de novo, é o único confronto realmente importante.
O maior vencedor do primeiro turno foi o PT. Obteve o maior volume de votos. Entre os cinco maiores partidos na eleição de 2008, só ele aumentou o número de prefeituras conquistadas (enquanto diminuíam as do PMDB, do PSDB, do DEM e do PP). Fez mais vereadores que qualquer um. Venceu na maior quantidade de cidades médias. Contando seu desempenho com o dos partidos coligados, saiu-se melhor nas capitais.
Somente dois partidos médios, o PSD e o PSB, tiveram performance comparável.
Em função disso, é o mais bem posicionado para as eleições legislativas de 2014. É razoável supor que elegerá uma bancada maior de deputados federais, pois terá bases municipais mais amplas. Pelo mesmo motivo, é provável que eleja mais deputados estaduais.
Mas falta o duelo paulista.
Serra e Haddad terminaram o primeiro turno empatados, com pequena diferença na votação obtida.
O que é mau para o tucano.
Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi

Nenhum comentário: