No mesmo palco de 4 anos atrás, Obama fez um discurso de vitória em que admitiu as dificuldades desta eleição
RIO - Na mesma cidade em que quatro anos atrás fez seu discurso como o primeiro presidente negro na História dos EUA, Barack Obama agradeceu na madrugada desta quarta-feira o apoio dos eleitores que lhe garantiram um segundo mandato. Momentos antes, em Boston, o republicano Mitt Romney havia admitido a derrota.
O presidente afirmou que algumas vezes vão discordar, precisar de compromissos difíceis, mas prometeu que a economia vai se recuperar, que uma década de guerra está acabando e que uma longa campanha terminou. Admitindo, de certa forma, que esta foi uma eleição mais difícil do que a primeira, Obama declarou:- Se votaram pela primeira vez ou se ficaram horas nas filas (de votação), saibam que vocês fizeram sua voz ser ouvida - disse Obama à multidão em Chicago. - Obrigado por terem acreditado sempre. Nós somos a familia americana e vamos estar todos juntos como uma só nação - disse o presidente reeeleito, muito aplaudido.
- Eu ouvi vocês e aprendi com vocês. Vocês me tornaram um presidente melhor. Vou voltar para a Casa Branca mais inspirado e determinado do que nunca. Não somos um estado azul ou estado vermelho. Nós somos os Estados Unidos da América.
Obama procurou levar uma mensagem de esperança, dizendo que para os americanos o melhor ainda está por vir. Ele afirmou ser o mesmo homem de antes, e fez uma declaração de amor à mulher, Michelle, e às filhas Sasha e Malia, brincando com estas e enviando uma mensagem, "de que um cachorro já era o suficiente". No fim do discurso, Obama lembrou ainda da importância da democracia.
- Não podemos esquecer que neste exato momento há cidadãos em outros países que lutam com sua vida para conseguir direitos como os nossos, para poder participar um dia das eleições.
O discurso de Obama veio ao fim de uma campanha em que nem as candidaturas, nem especialistas, se arriscaram a apontar um favorito. Mais cedo, antes mesmo que Mitt Romney admitisse a derrota, Obama agradecera pelo Twitter: “Estamos todos juntos. Foi assim que fizemos campanha, e é o que somos. Isso aconteceu por causa de vocês. Muito obrigado.”
Romney reconhece derrota
Mais de uma hora depois de as TVs terem declararem a vitória de Obama, Romney admitiu a derrota no Centro de Convenções de Boston, onde chegou acompanhado de Paul Ryan, seu companheiro de chapa. Segundo analistas, ele teria esperado o resultado final em Ohio, que acabou não saindo. Romney disse em discurso que ligou para o presidente reeleito para parabenizá-lo pela vitória.
- Liguei para presidente Obama para lhe desejar parabéns pela vitória e cumprimentar sua família, sua esposa e suas filhas. Esse é um tempo de grandes desafios para os EUA e desejo a ele boa sorte na liderança do país nos próximos anos. Quero agradecer muito a Paul Ryan e aos que se esforçaram por essa campanha. Eu também quero agradecer a Ann, amor da minha vida. Ela daria uma ótima primeira-dama. Agradeço ainda a meus filhos, suas mulheres e filhos, que encararam a ausência de seus entes queridos ao longo da campanha. Eu não acredito que existiu esforço maior do que o que o foi feito esse ano na campanha republicana - afirmou, muito aplaudido por seus correligionários.
Romney afirmou ainda que o país passa por uma momento crítico, mas reza para que Obama tenha sucesso em guiar a nação.
- Em acredito na América, eu acredito nas pessoas da América. A nação escolheu outro líder, então eu me junto a vocês nas orações por uma América maior.
Para completar a festa democrata, o presidente Barack Obama ultrapassou Mitt Romney também no voto popular, ainda que por uma pequena margem. Segundo a Fox News, Obama tem neste momento 49.921.976 votos, contra 49.855.393 de Romney . O democrata conquistou até agora 303 delegados no Colégio Eleitoral, contra 206 de seu rival republicano. Para vencer, era necessário obter o voto de 270 delegados. O presidente se reelegeu conquistando os delegados da maioria dos estados-chave.
Mesmo sem a confirmação oficial, simpatizantes do presidente já faziam festa no quartel-general da campanha democrata, em Chicago, seu reduto eleitoral. No Twitter, Obama comemorou ao postar uma foto sua, de arquivo, abraçando a primeira-dama Michelle junto com a frase "Mais quatro anos".
Os dois primeiros estados a finalizar a apuração das urnas foram Kentucky e Carolina do Norte. Em Kentucky, o republicano ganhou com 60,% dos votos contra 37,8% do presidente, que foi reeleito considerando as votações do restante do país. Na Carolina do Norte, Romney obteve 50,6% dos votos contra 48,4% do democrata.
‘Podemos superar interesses poderosos’
Em e-mail enviado aos correligionários e divulgado pela rede CNN, Obama disse que sua reeleição “não foi destino, nem acidente”, e elogiou a organização de seus apoiadores.
“Passarei o resto da minha Presidência honrando o seu apoio, e fazendo o que posso para terminar o que começamos. Hoje é a prova mais clara de que, contra tudo, americanos comuns podem superar interesses poderosos. Ainda há muito a fazer, mas, por agora, muito obrigado”, encerra o presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário