quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tiago Camilo nas finais (judô)


Brasileiro derrotou Dilshod Shoriev por yuko. No feminino, Maria Portela perdeu para a colombiana Yuri Alvear


Tiago Camilo, de azul, avançou à semifinal Foto: Reuters
Tiago Camilo, de azul, avançou à semifinalREUTERS

LONDRES - Tiago Camilo está nas semifinais dos Jogos Olímpicos na categoria até 90kg. Depois de alcançar às quartas de final vencendo duas lutas por ippon, o judoca brasileiro teve mais dificuldades, mas derrotou o uzbeque Dilshod Shoriev por um yuko, e avançou na chave. Mais cedo, entre as mulheres, Maria Portela perdeu facilmente para a colombiana Yuri Alvear, dando adeus às Olimpíadas logo na primeira luta.
Novamente demonstrando bastante agressividade, Tiago Camilo dominou a luta desde o princípio. Sem conseguir mudar o panorama da luta, Shoriev só se defendia, e por isso recebeu duas punições do árbitro, configurando um yuko para o brasileiro. Nos últimos 30 segundos, com a vitória já nas mãos, o judoca apenas administrou a vantagem para confirmar a classificação.
O próximo adversário de Camilo será o sul-coreano Dae-Nam Song. A luta deve acontecer por volta de 10h50 (horário de Brasília).
Antes, nas duas primeiras lutas, Tiago Camilo brilhou no tatame. Apresentando um belo judô, o brasileiro derrotou o ucraniano Roman Gontiuk e o italiano Roberto Meloli, ambos por ippon.
Portela cai na primeira luta
Já Maria Portela errou na estratégia. Ela já havia vencido a colombiana Yuri Alvear em outras ocasiões, mas cometeu um erro que lhe custou caro: ficar parada na frente de uma adversária mais alta. Preparou-se como nunca, fez um trabalho psicológico para não se deixar abater pela pressão, mas não adiantou. Os Jogos de Londres para ela duraram exatos 3m01s. Perdeu por ippon e deixou o tatame do Excel Centre chorando, no mesmo momento em que Tiago Camilo vencia Roman Gontiuk.
- Demorei a entrar na luta, fiquei muito parada. Não sei se estava muito nervosa, mas não consegui. Estou decepcionada comigo mesma, porque treino muito e amo aquilo que faço. Lutei muito para chegar até aqui e aconteceu isso - disse, chorando.
Para a técnica Rosicleia Campos, Portela falhou ao permanecer estática, diante de uma rival de estatura maior.
- Foi um erro tático. O jeito de lutar com a colombiana não era esse. Tinha de se movimentar e ela ficou parada. Foi erro mesmo - analisou Rosicleia, enaltecendo a garra de sua atleta durante a preparação. - Nunca vi ninguém treinar tanto quando a Portela. Ela merecia muito mais do que o que aconteceu aqui hoje.
Foi a quarta judoca brasileira a tropeçar nos Jogos de Londres, depois do histórico ouro de Sarah Menezes, no peso ligeiro. Érika Miranda perdeu por ippon no golden score, Rafaela Silva foi eliminada por golpe irregular, Mariana Silva perdeu por wazari e agora Maria Portela também sai precocemente da disputa. As maiores esperanças do judô feminino brasileiro estão depositadas na meio-pesado Mayra Aguiar, primeira do ranking, e que luta amanhã, a partir das 5h30m, no Excel Centre.

 

Nenhum comentário: