terça-feira, 21 de agosto de 2012

Em campanha, Hugo Chávez fala em abandonar o poder em 2019



Presidente da Venezuela diz ter sonho de se aposentar após mais um mandato



O presidente venezuelano em um ato de campanha em Bolivar, na Venezuela
Foto: REUTERS/Palácio Miraflores
O presidente venezuelano em um ato de campanha em Bolivar, na VenezuelaREUTERS/PALÁCIO MIRAFLORES
CARACAS — Candidato à terceira reeleição, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou em um comício na noite de anteontem que tem o sonho de deixar o poder em 2019 para descansar, contrariando declarações anteriores de que pretendia continuar no cargo pelo menos até 2030 — a Constituição da Venezuela, reescrita por iniciativa do próprio Chávez, permite a reeleição indefinida. O presidente enfrenta em outubro o opositor Henrique Capriles, em meio a especulações sobre o seu real estado de saúde em decorrência de um câncer do qual diz estar curado.

Chávez, que já é presidente desde 1999, admitiu, porém, que poderia tentar mais uma reeleição caso esse seja o desejo da população.- E aí vem 2019, e aí é verdade que eu creio que tenho que ir embora, vocês não acham? Bem, vamos ver, é muito cedo para decidir isso. Eu queria, e esse é o meu último sonho nesta vida, enevelhecer e me aposentar em uma casa às margens de um rio. Quem sabe Deus me concede esse último desejo - disse o presidente, que fará 65 anos em 2019.
- Vocês dirão, a voz do povo é a voz de Deus. Vocês dirão se um dia me libertarão de novo para voar livre outra vez por aí, ou se terei que ficar aqui, de joelho na terra com vocês até o último dia da minha vida.
Chávez passou os primeiros meses deste ano se tratando da reincidência de um câncer na região pélvica, mas, no mês passado, se declarou recuperado da doença e retomou o ritmo habitual de aparições públicas na campanha mais acirrada na Venezuela desde que ele se elegeu pela primeira vez, já que a oposição conseguiu se unir em torno de Capriles.
Em março, quando voltou de uma etapa da radioterapia em Cuba, Chávez manifestou a intenção de permanecer no poder até 2030, para que não se perdessem as conquistas dos seus 13 anos de mandato.


Nenhum comentário: