sábado, 18 de agosto de 2012

Mantega Comemora


Ministro comemora dados positivo dos vendas do comércio varejista


SÃO PAULO — O ministro da Fazenda, Guido Mantega, (foto) disse que os indicadores de criação de emprego em julho e retomada do índice de atividade econômica divulgado hoje pelo Banco Central dão sinais claros de retomada da economia brasileira. Segundo ele, os indicadores já refletem as medidas de estímulo econômico, como as desonerações para o setor produtivo e a redução dos juros.
— Já passamos o Cabo da Boa Esperança. Começamos a colher o resultado de várias ações que vem sendo implementadas desde o segundo semestre do ano passado.Vários indicadores mostraram que a economia voltou a aquecer e que deverá crescer 4% até o fim do ano — disse, depois de participar do encontro anual do Banco do Brasil na manhã desta sexta-feira.
Mantega afirmou que o novo plano de concessões de rodovias e ferrovias e o aumento do limite de endividamento dos estados deve ter também reflexos de curto prazo na recuperação econômica deste ano, por causa do efeito positivo sobre as expectativas dos empresários.
O ministro aproveitou o evento do Banco do Brasil para elogiar a atuação dos bancos públicos, que lideraram a expansão do crédito no primeiro semestre do ano. Segundo ele, se os bancos privados continuarem conservadores, vão "comer poeira" da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
— Se os bancos privados já estivessem reagindo também na concessão de crédito, já estaríamos aquecendo mais rapidamente a economia — disse.
O IBGE mostrou na quinta-feira que as vendas no varejo registraram altas superiores às expectativas do mercado. No mesmo dia, o Ministério do Trabalho informou que a economia criou 142.496 postos de trabalho com carteira assinada em julho, contra 140.563 um ano antes.
Sobre os dados de emprego, Mantega diz ter havido um crescimento significativo em todos os Estados brasileiros, “contrastando com os altos índices de desemprego na Europa e nos Estados Unidos”, antes de assegurar que o governo continuará adotando medidas de estímulo.
Mantega referiu-se também ao período de impacto das últimas medidas adotadas pelo governo para reativar a economia.
— É evidente que todas essas mudanças demoram algum tempo para exibir seus impactos permanentes — completou.


Nenhum comentário: