Mais de dois terços dos adultos aprovam conduta do príncipe
LONDRES - Mais de dois terços dos adultos no Reino Unido consideram que o comportamento do príncipe Harry - fotografado nu ao lado de mulheres em uma festa em Las Vegas - é aceitável. Pesquisa do YouGov publicada neste domingo pelo tabloide "The Sunday Times" mostra que 68% dos entrevistados acreditam que a atitude é condizente com um jovem solteiro em férias, enquanto que 22% acham que o comportamento não é aceitável.
Ainda segundo o levantamento, para 71% dos britânicos, o episódio não teve qualquer efeito sobre a imagem que tinham de Harry, contra 13% que foram afetados negativamente e 12%, positivamente.
As fotos do terceiro na linha do trono britânico foram publicadas inicialmente pelo site americano TMZ e se espalharam rapidamente na internet. O único jornal britânico que decidiu publicá-las foi tabloide "The Sun". Inicialmente o jornal do magnata Rupert Murdoch respeitou o pedido da família real para que a mídia britânica não publicasse as imagens, mas voltou atrás afirmando que o pedido era “ridículo” e feria a liberdade de imprensa.
Perguntados se a atitude da impressa britânica foi correta, 60% dos entrevistados na pesquisa afirmaram que, de fato, as fotos não deveriam ser divulgadas, contra 28% que apoiaram a publicação. A maioria dos britânicos (45%) também acredita que a imprensa faz uma cobertura muito intensa da vida da família real e não dá suficiente privacidade aos seus membros.
Neste domingo, Murdoch escreveu em seu Twitter em apoio a Harry.
"Príncipe Harry. Deiem-no em paz", disse ele. "As pessoas gostam dele, mesmo que se divirta em Las Vegas".
Para realizar a pesquisa, o YouGov entrevistou 1.731 adultos entre a úlrima quinta-feira e sexta-feira sobre o comportamento de Harry, e 694 adultos na sexta-feira sobre a publicação das fotos.
2 comentários:
Tirar a roupa em público é um passatempo muito comum na Grã-Bretanha. Esta atividade seguida da fuga dos policiais é chamada de "streaking".
Eu acho um saco a relevância dada às atitudes assim ou assadas de qualquer membro de quaisquer casas reais europeias ou de qualquer outro lugar. Estamos no terceiro milênio da Era Cristã, minha gente!
Postar um comentário