terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brasil x Coreia do Sul


Mano tenta evitar que fracassos de outros esportes nos Jogos envolvam e afetem a seleção



Pressão. Mano Menezes na entrevista coletiva no Estádio Old Trafford
Foto: O Globo / Alexandre Cassiano
Pressão. Mano Menezes na entrevista coletiva no Estádio Old TraffordO GLOBO / ALEXANDRE CASSIANO

O futebol é um mundo à parte nas Olimpíadas, com jogos em outras cidades, sem a nata do esporte e distante do epicentro dos acontecimentos. Para Mano Menezes, com um time jovem nas mãos, daqui até a final, é melhor que permaneça assim. Perguntado se temia que o desempenho decepcionante do país em outros esportes ampliasse a pressão pelo ouro do futebol, ele fez questão de rechaçar.
 — A obsessão pela medalha de ouro joga uma imensa pressão sobre os jogadores. Ainda mais quando o time é amplo favorito num torneio. Agora, a comissão técnica brasileira tem outra preocupação. Não quer que o desempenho abaixo do esperado em outras modalidades ponha um peso ainda maior sobre a seleção brasileira. Só que na semifinal de amanhã, os coreanos também entrarão pressionados. Ou, ao menos, com uma forte razão para vencer. Pela lei coreana, todos os homens devem prestar serviço militar até os 30 anos. Há raras exceções, como ganhar uma medalha olímpica, o que pode acontecer caso vençam o Brasil.
— Imagina se temos algo a ver com as medalhas que não ganhamos em outras modalidades. De jeito nenhum — afirmou o técnico. — Não vou pôr sobre os jogadores mais pressão que o necessário.
Mas nem só no Brasil há pressão. Que o digam os coreanos. O serviço militar do país dura dois anos e a rigidez da obrigatoriedade tem relação com a tensão que o país vive com a Coreia do Norte. Muitos militares vão para a fronteira, passam frio e vivem condições duras durante os dois anos.
Em troca, ganham US$ 100 mensais. Atletas dificilmente vão para pontos de conflito. O serviço militar lhes tira a chance de fazer bons contratos em clubes mais fortes ou até bloqueia possíveis transferências para a Europa.
No time que está nas Olimpíadas, nenhum jogador serviu. Os Jogos Asiáticos são outro caminho para livrar o coreano de se alistar. Mas, nos Jogos, só a medalha de ouro é suficiente. Em 2010, a base da equipe que enfrenta o Brasil ficou em terceiro, após perder a semifinal para os Emirados Árabes.
Neste domingo, a seleção brasileira viveu mais uma etapa de sua saga olímpica, com outra viagem de ônibus. O resultado, segundo Mano Menezes, é que nenhum jogador está 100%.
—Estamos nos comportando bem com a responsabilidade de conseguir algo que o Brasil nunca conseguiu. Mas qualquer outra questão fica à margem. Não ficamos mais ou menos pressionados. No futebol, só sobram os vencedores e estamos acostumados a trabalhar nesta linha — disse o técnico.
O jornal inglês “Daily Mail” publicou que o Manchester United comprou o meia Lucas, do São Paulo, por €30 milhões. A CBF negou que o jogador tenha sido liberado para fazer exames médicos, conforme informou o jornal.

Nenhum comentário: