terça-feira, 24 de julho de 2012

O Atirador do Colorado


James Holmes será acusado formalmente pelo massacre na próxima semana



James Holmes, em audiência nesta segunda-feira
Foto: TV / Imagem CNN
James Holmes, em audiência nesta segunda-feiraTV / IMAGEM CNN
WASHINGTON - James Holmes, acusado de ser o atirador que matou 12 pessoas e deixou outras 59 feridas em um ataque à sessão de um filme no estado do Colorado na sexta-feira, compareceu nesta segunda-feira a uma audiência na Justiça americana sobre o caso, em sua primeira aparição pública depois do massacre.

Em entrevista coletiva, a procuradora distrital do condado de Arepahoe, Carol Chamber, disse que os familiares das vítimas do ataque serão consultados antes que a acusação peça tal punição e que o julgamento deve durar meses. Na audiência, o juiz apenas apresentou o caso e leu os direitos do acusado, que parecia não prestar a atenção.
Vestindo roupas de detento e mostrando os cabelos pintados de vermelho, Holmes, de 24 anos, parecia distante na audiência, sem demonstrar emoções e evitando olhar o juiz, ao lado de sua advogada, uma defensora pública. Ele será acusado formalmente na semana que vem, dia 30, pela série de homicídios dolosos e a promotoria pode pedir a pena de morte.

Carol acrescentou que as investigações da polícia continuam e fez um apelo para que qualquer um que tenha informações sobre o caso procure as autoridades responsáveis. Segundo ela "os promotores trabalharão duro para conseguir as provas contra o acusado" e o julgamento não será fácil.

Segundo o ex-procurador distrital de Denver, Craig Silverman, o crime tem todas as especificações da lei para a aplicação da pena de morte no Colorado, que incluem ação premeditada, múltiplas vítimas e a morte de uma criança. Ainda de acordo com Craig, se Holmes não for executado "o Colorado vai ter que jogar fora sua lei de pena de morte".

Depois de ser preso, Holmes foi alocado em uma solitária, por razões de segurança, segundo policiais. Ele estaria se negando a colaborar e até falar com autoridades, o que dificulta o trabalho dos investigadores e pode fazer o caso se estender por meses. 

 

Um comentário:

Alberto disse...

A sociedade americana obcecada pelo heroísmo, mesmo conseguido através da violência como no velho oeste, nos heróis de histórias de quadrinhos e nas guerras sem fundamento, paga um altíssimo preço em perdas de vida no altar dos falsos heróis tresloucados.