domingo, 29 de julho de 2012

Londres: As primeiras Medalhas do Brasil


Felipe Kitadai conquistou o bronze após vencer o italiano Elio Verde



Mostra o ouro, Sarah! Brasil no alto do pódio logo no primeiro dia de distribuição de medalhas
Mostra o ouro, Sarah! Brasil no alto do pódio logo no primeiro dia de distribuição de medalhas

LONDRES — Saíram as primeiras medalhas do Brasil nas Olimpíadas de Londres. E o judô faz história. Sarah Menezes é ouro. A judoca brasileira, de 22 anos, da categoria ligeiro, aplicou um yuko e um wazari na romena Alina Dumitru e se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro na modalidade. Minutos antes, Felipe Kitadai, aniversariante do dia, derrotou o italiano Elio Verde com um yuko, no golden score, e garantiu a medalha de bronze para o país. Agora o judô têm 17 medalhas nos Jogos Olímpicos, ultrapassando a vela (16) como o esporte que mais ganhou medalhas para o país na história das Olimpíadas.
- Vocês não sabem o que estou sentindo. Está tudo leve, estou flutuando. Estou muito contente - comemorou Sarah. - Quando iniciei no judô, entrei por brincadeira. Depois de Pequim, eu imaginava que poderia chegar a um pódio olímpico. O judô está crescendo muito. Tenho certeza que todos aqui vão ganhar medalha.
Pela primeira vez na história, o Brasil conquista uma medalha de ouro no primeiro dia de competições. Com o bronze de Kitadai, o país foi para o topo do quadro de medalhas provisoriamente, ao lado da China.
- São tantas coisas que tive que abdicar. Saí de casa com 15 anos, fui morar no projeto Futuro em São Paulo. Em 2010, fui a Porto Alegre e fiquei mais longe ainda dos meus pais. Tenho muito a agradecer. Todos acreditaram muito em mim. E hoje é meu dia, aqui, fazendo aniversário hoje - disse Felipe, aos prantos. - É uma conquista que não dá para expressar. Não consigo pensar em nada. Acho que ainda estou sonhando - completou, muito emocionado.


A trajetória brasileira no primeiro dia do judô
Sarah Menezes (-48kg) entrou no tatame do Excel Centre às 6h em ponto (horário de Brasilia). Com uma animada torcida brasileira a incentivá-la, que contava também com a presença de suas duas irmãs, Samia e Samira, a piauiense venceu com facilidade sua primeira luta, contra a vietnamita Ngoc Tu Van. No segundo combate, ela encontrou uma rival mais difícil, mas derrotou a francesa Laetitia Payet com um yuko a 18 segundos do fim.
Valendo a vaga nas semifinais, Sarah Menezes enfrentou a chinesa Shugen Wu. A vitória veio com um yuko graças a duas punições por falta de combatividade aplicadas contra Wu. Na semifinal, a vitória foi sobre a belga Charline Van Snick, com um yuko aplicado a dois minutos do fim. Na final, vitória sobre a romena Dumitru e muita festa.
Felipe Kitadai (- 60kg) estreou derrotando o mongol Tumurkhuleg Davaardorj com um wasari e um yuko. Logo em seguida, foi a vez de Kitadai pegar o saudita Eisa Majrashi. Um yuko com dois minutos de luta e um wasari faltando 1m25s abriram caminho para mais uma vitória brasileira.

Nas quartas, Kitadai caiu diante do primeiro do ranking, o uzbeque Rishod Sobirov, que venceu por ippon. Uma vitória sobre o coreano Gwang-Hyeon manteve o brasileiro na briga pela medalha de bronze, que veio com o triunfo sobre o italiano Enio Verde.

Nenhum comentário: