Sem príncipe Philip, Elizabeth II participa de missa, procissão de carruagens e show aéreo
LONDRES — Os quatro dias das disputadas celebrações pelo Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II se encerram nesta terça-feira com uma missa na Catedral de St. Paul e uma procissão por Londres. O príncipe Philip, marido da monarca britânica, ainda está no hospital por causa de uma infecção urinária e deve permanecer em observação por alguns dias por “precaução”, e por isso não compareceu às últimas homenagens.
Elizabeth II chegou à catedral às 10h30 (horário local). O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, celebrou a missa e elogiou a monarca por sua dedicação ao serviço em prol da nação e da comunidade britânica. Ele também lembrou o duque de Edinburgo, dizendo que “nossas orações e pensamentos estão com ele nesta manhã”. O primeiro-ministro David Cameron também prestou suas homenagens à rainha.Depois do espetáculo de segunda-feira, em um show que reuniu artistas de peso no Palácio de Buckingham e atraiu milhares de pessoas para os telões, os eventos do último dia fazem parte de uma agenda mais típica da família real. Elizabeth II foi a uma missa por seus 60 anos de reinado acompanhada por membros da realeza. No caminho, uma multidão de súditos a saudava, aos gritos de “Deus salve a rainha”.
— Como nação, essa é a nossa oportunidade de agradecer você e meu pai por sempre estar disponível para nós, por nos inspirar com seu abnegado serviço e por nos fazer ter orgulho de sermos britânicos, orgulhosos de um tempo em que sei quantos de seus compatriotas estão sofrendo tantas provações e dificuldades — afirmou o príncipe Charles, o primeiro da linha de sucessão do trono, no fim da missa. Ele também citou o pai, brincando que “se gritassem alto, ele poderia ouvir do hospital”.
Elizabeth, que costuma aparecer na TV apenas para transmitir sua mensagem de Natal, vai fazer um pronunciamento especial de agradecimento nesta tarde. A mensagem foi gravada na segunda-feira, em Buckingham e será transmitida também para toda a comunidade britânica ao redor do mundo.
Após a missa em St. Paul, a família real recebeu convidados na Mansion House e no Guildhall, antes de um almoço em Westminster Hall, a parte mais antiga das Casas do Parlamento. Depois, uma procissão de carruagens (sem Philip, a rainha teve a companhia de Charles e Camilla em sua Landau 1902) levou a realeza de volta ao Palácio de Buckingham, onde Elizabeth e a família vão assistir a um show da Força Aérea Real.
O feriado de quatro dias dedicados à comemoração do Jubileu de Diamante se encerra como um sucesso para a monarquia e para a rainha Elizabeth. Pesquisas mostram que a coroa nunca esteve tão popular entre os britânicos nas últimas décadas, dando força e tranquilidade para a continuidade do reinado de Elizabeth II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário