sexta-feira, 25 de setembro de 2009

No Irã



A polícia iraniana enviou circulares ao comércio de Teerã exigindo que as lojas não exponham manequins femininos sem cobrir a cabeça e nem esconder as curvas da boneca, informa a BBC.
"Usar manequins femininos que mostrem suas curvas e exponham as cabeças sem seu jihab (véu islâmico) é proibido", informa o comunicado divulgado pela agência de notícias Irna.
O alerta foi feito nesta quarta-feira e também reiterava a proibição de "imagens imorais" nas lojas. O comunicado não especificava as imagens, mas normalmente se refere a fotos de celebridades, bandas ou palavras ocidentais.
A polícia afirmou que a violação da norma será contra a "proteção dos valores religiosos e Revolução Islâmica".
Trata-se de uma nova campanha, a primeira desde a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. As restrições são feitas normalmente no Verão, mas desta vez os ultraconservadores se empenham para determinar como as mulheres devem se vestir também no Inverno.
Após a Revolução Islâmica de 1979, as mulheres foram obrigadas a cobrir a cabeça.

Um comentário:

Alberto del Castillo disse...

Entendo que a lei substitui os manequins por tábuas. Vai baratear muito o custo das vitrinas. Democraticamente devemos aceitar a diferença de costumes entre os diversos povos.
Criticar o jihab é o mesmo que considerar a corrida de touros um símbolo do barbarismo ibérico.