terça-feira, 15 de setembro de 2009

Taxação dos Rendimentos da Poupança


Quatro meses depois de ter anunciado mudanças na caderneta de poupança, o governo deve enviar nesta semana ao Congresso Nacional a proposta que prevê a taxação dos rendimentos de aplicações superiores a R$ 50 mil.
Mantega confirmou a informação nesta segunda-feira, ao chegar a Brasília vindo de São Paulo, para os jornalistas que o aguardavam na entrada principal do ministério.
A proposta anunciada em maio prevê que a partir de 2010 as cadernetas com saldo até R$ 50 mil terão as garantias e isenções mantidas. Acima desse valor, haverá um complexo sistema para determinar a taxação de Imposto de Renda sobre os ganhos, sempre que a taxa estiver abaixo de 10,50%, como é o caso hoje, com a Selic em 8,75% ao ano.
A medida tem o objetivo de regular a migração de grandes investidores para a poupança, atraídos pelas condições mais rentáveis da caderneta, com a Selic neste patamar baixo para padrões históricos.

2 comentários:

Alberto del Castillo disse...

A caderneta de poupança só vale a pena como investimento quando a inflação está baixa.
Ao longo de todos estes anos o investidor da poupança viabilizou o lucro dos outros. Agora que poderia recuperar alguma coisa o governo muda a regra do jogo.

AAreal disse...

Se ficar p bicho pega. Se correr o bicho come.