sábado, 12 de setembro de 2009

A Palavra do Dia: Insalubre

Na última semana, depois da uma vistoria da Vigilância Sanitária, um alojamento onde viviam 35 menores que tinham por objetivo tornarem-se jogadores de futebol foi interditado por ter sido considerado insalubre. De acordo com os agentes do órgão, havia infiltrações, larvas de mosca em uma geladeira fechada e mofo no local; mas os jovens negam que tenham sido maltratados ou que viviam em condições ruins.



A palavra “insalubre” é um adjetivo de dois gêneros que, no texto acima, designa o local onde se encontram agentes nocivos à saúde ou onde estes estão expostos de tal forma que fiquem além dos limites de tolerância.



Definição do “iDicionário Aulete”: (in.sa.lu.bre) a2g.1. Que não é saudável2. Diz-se de local em que há agentes nocivos à saúde ou em que se dá a exposição a estes acima dos limites de tolerância (cidade insalubre; fábrica insalubre); MALSÃO3. Contaminado por agentes nocivos à saúde; cujo contato, absorção, ingestão etc. pode ser ou é nocivo à saúde (ar insalubre; água insalubre); POLUÍDO; CONTAMINADO4. Que se dá em local insalubre (2) ou cuja natureza se presta a exposição ou propicia o contato com agentes nocivos, prejudiciais à saúde (trabalho insalubre; serviço insalubre; atividade insalubre)5. Jur. Que expõe o trabalhador a agentes nocivos à saúde ou que propicia esta exposição (condições de trabalho insalubres)6. Que causa doença(s); nocivo, prejudicial à saúde (agentes insalubres)[F.: Do lat. insaluber, bris, ou insalubris, e. Sin. nas acps.

Nenhum comentário: