segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Chiquinho da Mangueira



O prefeito eleito Eduardo Paes anunciou no último sábado que seu futuro secretário municipal de Esportes será o deputado estadual Francisco Manoel de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira. (foto) O anúncio foi feito durante visita à Vila Olímpica da escola. Aos 54 anos, Chiquinho da Mangueira já esteve à frente da pasta no âmbito estadual, por sete anos, nos governos Anthony e Rosinha Garotinho. Ele estava no cargo em 2003, quando o então comandante do 4º BPM (Méier), Erir Ribeiro, o acusou de ter pedido uma trégua no combate ao tráfico de drogas na Mangueira. E denunciou ter sido exonerado por este motivo.
De acordo com o oficial, Chiquinho solicitara em reunião a redução do número de operações na Mangueira, alegando que os bandidos queriam uma trégua porque a venda de drogas estava caindo. Ainda segundo o tenente-coronel, o secretário teria dito que estava sendo pressionado pelos bandidos. À época, Chiquinho confirmou a reunião, realizada no batalhão, mas negou a acusação. Ele afirmou que, para evitar que crianças fossem feridas por balas perdidas, pedira apenas que as blitzes não fossem realizadas nos horários de entrada e saída das escolas. O inquérito foi arquivado pelo Ministério Público estadual.
Também em 2003, dois agentes penitenciários disseram que Chiquinho, entre 1997 e 1999, visitava dois traficantes no presídio Bangu III. Ele negou e disse que foi ao presídio, a convite do diretor, para desenvolver projetos de ressocialização.
No ano passado, o nome de Chiquinho apareceu em uma lista, apreendida pela Polícia Federal, durante a Operação Hurricane. Ele teria supostamente recebido doações de bicheiros e da máfia dos caça-níqueis para sua campanha à Assembléia.
(O Globo on line)

Nenhum comentário: