sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Dilma Acelera o PAC em 2009



As concessões e licitações para as principais obras de rodovias, ferrovias, portos e energia do programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previstas totalizam a cifra de R$ 50,3 bilhões em 2009. O financiamento destes projetos, porém, é considerado a grande incógnita do programa, já que a crise internacional alterou o sistema de crédito mundial. Neste cenário, governo já estuda assumir, ao menos na fase inicial, algumas obras que seriam concedidas à iniciativa privada.
A meta do governo Lula, de acordo com o texto, é fazer de 2009 o melhor ano do PAC. Para isso, o Planalto está disposto a assumir algumas destas obras e , em um segundo momento de maior calmaria no mercado internacional, repassá-las à iniciativa privada. O modelo seria o mesmo da construção do trecho norte da ferrovia Norte-Sul, que só foi concedida à iniciativa privada - no caso, à Vale -, depois que a obra já estava ocorrendo, conduzida pela estatal Valec.
(foto: Dilma Roussef, a "mãe" do PAC)
____________________________________________________________
Ivanildo o observador:
A Ministra Dilma sabe das coisas. Preparando-se para 2010, ajeitou os olhos e o pescoço. Agora está "ajeitando" o PAC...

Nenhum comentário: