domingo, 2 de novembro de 2008

Leitura Dinâmica (neydecastelo@uol.com.br)




Você não precisa gastar dinheiro nem tempo para conhecer algumas obras-primas da literatura universal. Seguem abaixo resumos dessas obras:

Romeu e Julieta – Shakespeare
Dois adolescentes doidinhos se apaixonam, mas as famílias proíbem o namoro. As duas turmas entram na porrada, uma briga danada, muita gente se machuca. Então um padre tem uma idéia idiota e os dois morrem depois de beber veneno, pensando que era sonífero.
(Foto: Quadro de Ford Madox Brown)

Guerra e Paz – Leon Tolstoi
Um rapaz não quer ir à guerra por estar apaixonado. Por isso, Napoleão invade Moscou. A mocinha casa-se com outro.

À la Recherche du Temp Pedu – Marcel Proust
Um rapaz sofre de insônia porque a mãe não lhe dá um beijinho de boa noite. No dia seguinte tem um ataque de asma porque a namorada (ou namorado?) se recusa a dar-lhe uns beijinhos. Tudo termina num baile onde estão todos muito velhinhos.

Madame Bovary – Gustave Flaubert
Uma dona de casa mete o chifre no marido e transa com o padeiro, o leiteiro, o carteiro, o homem do boteco e um vizinho cheio da grana. Depois, entra em depressão, envenena-se e morre.

Édipo Rei – Sófocles
Maluco tira uma onda, não ouve o que um ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, comendo a mãe e furando os olhos. Por conta disso, séculos depois, surge o psicanalista que enquanto mostra que você vai pelo mesmo caminho, lhe arranca os olhos da cara em cada consulta.

Nenhum comentário: