sábado, 29 de novembro de 2008

Recessão e Depressão - Márcio Cavour

A pedido do Leitor Jorge Eduardo, publicamos comentário do leitor e economista Márcio Cavour.
Recessão é quando pela primeira vez v. percebe que não consegue dar a segunda.
Depressão é quando, pela segunda vez você percebe que não consegue dar a primeira.
É uma questão de dose.
Quando a atividade econômica se desacelera e um regime de crescimento se interrompe e fica negativo, é uma recessão. O PIB decresce a uma taxa de 1%, 2% ao ano.
Quando essa queda do PIB, decorrente de uma violenta desaceleração da economia, se aprofunda, é uma depressão. Nesse caso , o PIB estará caindo a níveis de 5% e mais ao ano.
As recessões em geral podem ser recuperadas em prazos relativamente curtos ( 1,2 anos). As depressões podem exigir mais tempo.
Claro que tudo isso que eu falei é uma simplificação.
As causas são extremamente complexas, mas uma das principais é a interrupção do crédito, por sua vez gerada por crises de confiança no sistema financeiro.
Meu mero palpite é que se o governo americano não tivesse permitido que o Lehman Brothers quebrasse, o quadro hoje poderia estar um pouco menos pior. Tanto é, que em seguida eles se dispuseram a não deixar que outras instituições quebrassem, como estão fazendo nesse momento com o Citibank.

2 comentários:

Anônimo disse...

Enfim, um texto curto, objetivo, claro sem nenhum economês. Parabéns.

Anônimo disse...

Senhor Márcio:
Já escrevi que seu texto é curto, objetivo, claro sem nehum economês. Agradeceria que o Senhor me explicasse porque as quebras dos bancos americanos ou das montadoras afetam o Brasil. O Brasil vende alguma coisa para as montadoras ? Ou é porque com o desemprego lá eles compram menos comida e os importadores compram menos do Brasil ? Ou o quê, afinal ? Como o Senhor vê minha ignorância é total.
Agradeço seus esclarecimentos.