Rainha Elizabeth II participa do Conselho de Ministros pela 1ª vez
LONDRES - Pela primeira vez em mais de cem anos em tempos de paz, um monarca britânico participou de uma reunião do Conselho de Ministros. No encontro desta manhã, a rainha Elizabeth II sentou-se à mesa com o Gabinete de David Cameron para marcar o seu Jubileu de Diamante. Em troca, recebeu uma homenagem horas mais tarde: a parte da Antártica ocupada pelo Reino Unido será rebatizada como Queen Elizabeth Land - Terra da Rainha Elizabeth.
Na reunião, ela se sentou na cadeira do primeiro-ministro Cameron, rodeada por ele e pelo chanceler William Hague.
Depois de participar da reunião, na qual foram discutidas questões parlamentares, a rainha deixou Downing Street 10 - a residência oficial do premier - e acompanhou Hague até o Ministério de Relações Exteriores, onde foi anunciado o novo nome da Antártica britânica. O território cobre 438 mil quilômetros quadrados - quase o dobro do Reino Unido.
- Essa é uma homenagem ao fim do ano do Jubileu de Sua Majestade, e estou orgulhoso de anunciar o fato durante a sua visita ao ministério - declarou Hague.
A última vez em que um soberano participou de uma reunião dessas foi em 1781, com George III. Em 1717, George I deixara de comparecer ao Conselho de Ministros. O pai da rainha, George VI, participou de um encontro destes durante a Segunda Guerra Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário