quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

FHC e o STF


FH critica postura do Congresso frente ao STF

  • Para ele, parlamentares não exercem poder de fiscalização
  • Ex-presidente diz que, se há discordância, o caminho é recorrer ao Supremo

Fernando Henrique almoça com empresários
Foto: Agência O Globo / Cezar Loureiro
Fernando Henrique almoça com empresários Agência O Globo / Cezar Loureiro
RIO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse, na tarde desta quarta-feira, no Rio de Janeiro, que o Congresso Nacional não terá a sua solidariedade na queda de braço com o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele falou sobre a cassação automática de três deputados condenados pelo julgamento do mensalão e a votação sobre 3 mil vetos.
- Infelizmente o Congresso abdicou de seu poder para ser áurea, a favor de medidas que às vezes estão até certas, mas às vezes não. O Congresso deixou de exercer o seu poder de fiscalização, agora mesmo, com esta CPI. Não estou de acordo com o que foi feito nesta CPI. Não tenho de me solidarizar com o erro. Mesmo no meu partido - disse ele.
FH criticou a apreciação do Congresso de 3 mil vetos do Executivo de uma só vez. Ele diz que a sociedade só pode desconfiar de decisões como essa. Para ele, se o Congresso não está de acordo com as decisões do Supremo, o melhor a fazer é recorrer à Corte.


Um comentário:

Alberto disse...

A tentativa de apreciação de 3000 vetos do executivo em uma única sessão é uma leviandade gigantesca além de ser um deboche à sociedade como um todo.
Felizmente o bom senso prevaleceu.
Bom senso, bem escasso no Brasil, certamente não estava disponível quando Suplicy e Lula fizeram suas declarações.