terça-feira, 12 de junho de 2012

A Rio + 20



Debates e exposição, já a partir desta segunda-feira, deixam a cidade no clima da conferência



Com 500 toneladas de estrutura metálica, edifício-andaime foi construído especialmente para eventos no Forte de Copacabana
Foto: Pedro Kirilos/01-06-2012 / O Globo
Com 500 toneladas de estrutura metálica, edifício-andaime foi construído especialmente para eventos no Forte de CopacabanaPEDRO KIRILOS/01-06-2012 / O GLOBO
RIO - A cidade já está em clima de esquenta para o início da Rio+20. Durante dez dias, entre a próxima quarta-feira e o dia 22, a capital verde do planeta será aqui, e representantes de 193 países vão discutir os problemas do presente e buscar soluções para um futuro sustentável. Mas, a partir desta segunda-feira, cariocas e visitantes já poderão se engajar nessa causa ambiental, desfrutando de um calendário de eventos paralelos que mistura conhecimento e diversão. Cerca de 70 mil pessoas são esperadas para uma temporada ecologicamente correta em terras cariocas.
No Forte de Copacabana, começa nesta segunda-feira o TEDxRio+20, nos moldes da conferência anual que acontece na Califórnia, desde os anos 80, em que personalidades, como Bill Clinton e o vocalista do U2, Bono Vox, já marcaram presença discutindo de tecnologia a design. Esta edição terá entre os convidados o artista plástico Vik Muniz, a ex-ministra Marina Silva e o cineasta Fabien Cousteau, neto de Jacques Cousteau. Os poucos ingressos já estão esgotados, mas os debates terão transmissão ao vivo no site www.tedxrio20.com. A propósito, é lá que poderá ser conferido o edifício-andaime, construído com 500 toneladas de estrutura metálica, madeira e plástico reciclado.
A videoexposição sensorial “Brasil Cerrado”, do artista Siron Franco, é outra boa pedida para os próximos dias e um dos eventos mais aguardados. Com mais de 600 metros quadrados de área, distribuídos por quatro salas, ela estará aberta ao público de amanhã até 23 de junho. Serão feitas projeções em alta definição de insetos, flores, pássaros e animais. Os espaços, que terão sonorização especial, vão receber até essências para recriar a atmosfera da região do país que nem todos conhecem. Ao final, será exibido o mapa da degradação, via satélite, diretamente do site do Inpe. Para garantir que todos possam aproveitar o programa, os ingressos são gratuitos e o MAM abrirá excepcionalmente a partir das 11h.
O verde do Rio também ganhará um reforço com o plantio, a partir desta terça-feira, de cinco mil mudas de árvores em 1.100 escolas do município.
— Muitas crianças não conhecem o significado da Rio+20. Cada muda terá uma placa para lembrar que foi plantada durante o evento — conta o presidente da Cedae, Wagner Victer.

2 comentários:

Clara disse...

Alguém acredita que esse auê todo vai resultar em alguma decisão que faça qualquer diferença para o futuro do planeta?

AAreal disse...

Essa mobilização toda está emitindo muito CO2.