Nestes últimos dias aqui na Inglaterra, difícil é achar na rua alguém que não se encaixe na categoria “royalist”. Conhecido por simpatizar com a família real, imagine a excitação desse povo em tempos de Jubileu de Diamante…
Os royalists julgam-se com o dever de manter viva a tradição de comemorar os grandes eventos da realeza. Ano passado, quase que a festa não termina, com o casamento do Príncipe William e Kate Middleton. Antes do grande dia, a ansiedade pairava no ar, e as festividades continuaram por semanas, meses depois da cerimônia. Algo como o nosso carnaval, em que se celebra o antes (o pré) e o depois (a ressaca).
Agora, em 2012, a micarê inglesa continua, com o Jubileu da Rainha Elizabeth II.
Um carnaval para brasileiro nenhum botar defeito. Ontem, mais de um milhão de pessoas esteve à margem do Tâmisa para saudar a Rainha, que desfilou em uma embarcação digna de filme de Hollywood…
Como nem todos os royalists cabiam nas pontes e calçadas à beira do rio, a comemoração também aconteceu em vários outros pontos da cidade, nas chamadas “street parties”, as festas de rua.
Acredita-se que esses eventos tenham caído no gosto do inglês a partir de 1919, quando os encontros entre vizinhos para almoços e chás se tornaram mais frequentes. Em uma street party que se preze não deve faltar Victoria sponge (uma espécie de bolo de fubá com recheio de geleia), e coronation chicken, um frango temperado que ganhou esse nome porque foi inventado à época da coroação da Rainha Elizabeth II.
De todos os royalists, talvez seja Betty Ward a mais sortuda. Do alto dos seus 89 anos, ela já participou das mais importantes street parties do país. A primeira, aos 15 anos de idade, foi em 1937, durante a coroação do rei George VI. De lá para cá, viu outras tantas festas em sua rua, como a que marcou a coroação de Elizabeth II. Sessenta anos depois, terá o privilégio de assistir, hoje, ao Jubileu de Diamante.
Além de Betty, muita gente resolveu comemorá-lo com os vizinhos. O Governo garante que nunca havia recebido tantos pedidos de licença para a realização de street parties.
Até amanhã, mais de 6.500 ruas de todo o país estarão interditadas para que se montem aquelas mesas de grandes banquetes. Ontem, em Piccadilly, uma street partyrecebeu dois convidados especiais, o Príncipe Charles e a Duquesa de Cornwall (foto abaixo).
A aparição surpresa do casal [que levou como contribuição um bolo com as cores da Union Jack] causou um alvoroço, e foi o ponto alto da festa. Afinal de contas, nada mais inglês que celebrar o Jubileu tomando chá com o futuro Rei, debaixo da chuvinha fina que quase nunca deixa de cair em Londres.
Coisa de royalists...
Mariana Caminha é formada em Letras pela UnB e em jornalismo pelo UniCEUB. Fez mestrado em Televisão na Nottingham Trent University, Inglaterra. Casada, mora em Londres, de onde passa a escrever para o Blog do Noblat sempre às segundas-feiras. Publicou, em 2007, o livro Mari na Inglaterra - Como estudar na ilha...e se divertir
2 comentários:
Essa senhora de bengala ao lado do príncipe é quem estou pensando ???
O fantástico do Império Britânico é que as ex-colônias adoram participar das comemorações dos antigos patrões.
Postar um comentário