segunda-feira, 12 de março de 2012

Santorum vence no Kansas



O republicano Rick Santorum cumprimenta eleitores em Topeka, Kansas Foto: Charlie Riedel / AP
O republicano Rick Santorum cumprimenta eleitores em Topeka, KansasCHARLIE RIEDEL / AP
WASHINGTON —Uma vitória arrebatadora no caucus (assembleia eleitoral) do Kansas — onde pesou o fator religioso, segundo analistas — deu ontem fôlego renovado à campanha do ex-senador Rick Santorum na corrida para conquistar a candidatura do Partido Republicano à Presidência dos EUA. Com 99% dos votos apurados, ele apareceu em primeiro lugar, com 51% da preferência do eleitorado republicano — bem distante de seu maior adversário, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, com 21%, e do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Newt Gingrich, com 14%, informou a rede CNN. O parlamentar texano Ron Paul obteve 13%.
A vitória dá a Santorum fôlego para uma etapa crucial da disputa na próxima semana: os estados do Alabama e Mississippi, no ultraconservador Sul do país, capazes de impulsionar se nome como uma alternativa viável ao favorito Romney.
— O valor de vencer o Kansas é não deixar a peteca cair — explicou o analista político Ruy Teixeira, do Centro para o Progresso dos Americanos.
No Kansas, no centro dos EUA, onde os hispânicos são apenas 5% da população, e a maioria dos eleitores, evangélicos, as diferenças socioeconômicas entre a maior área metropolitana e os outros três distritos eleitorais favoreciam o ex-senador da Pensilvânia — assim como sua plataforma de oposição ao aborto, aos anticoncepcionais e ao casamento gay.
Pelas regras do estado, os 40 delegados republicanos serão distribuídos por um sistema misto. Três deles vão automaticamente ao vencedor. Depois, cada um dos quatro distritos do Kansas atribuirá três delegados ao candidato que obtiver mais votos em cada distrito. Os 25 restantes serão distribuídos de forma proporcional aos votos recebidos. Segundo projeções, Santorum deve conquistar 33 delegados, e Romney os outros sete.
Romney vence em ilhas americanas no Pacífico
Romney, no entanto, também contabilizou uma vitória no fim de semana, arrebatando os votos de 18 delegados dos territórios americanos no Pacífico — num sinal do poder econômico e da capacidade de mobilização de sua campanha, segundo observou o “Wall Street Journal”. Embora não tenha visitado a região, o ex-governador enviou o filho Matt a Guam e à Ilhas Marianas do Norte, próximo às Filipinas, onde também foram realizados caucuses neste sábado.
- Sou grato por ter vencido todos os nove delegados em Guam - disse Romney em um comunicado após a votação. - O povo de Guam sempre lutou bravamente pela a América e pelos valores que defendemos.
Tanto Guam quanto a parte norte das Ilhas Marianas são territórios americanos. Além dos 40 delegados de Kansas, mais nove das Ilhas Virgens estão em disputa neste sábado.


 

Um comentário:

Alberto disse...

O prestígio político dos evangélicos está em queda vertiginosa nos EEUU.
O Santorum está fazendo figuração