quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais Uma Mulher no Poder




Posse da nova diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, na Escola de Guerra da Marinha, na Urca, com a presença da presidente Dilma Rousseff
Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Posse da nova diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, na Escola de Guerra da Marinha, na Urca, com a presença da presidente Dilma RousseffGABRIEL DE PAIVA / AGÊNCIA O GLOBO
RIO — A presidente Dilma Rousseff, que participou no Rio de Janeiro da posse de Magda Chambriard como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), enviou um recado à Chevron nesta quarta-feira-feira. Ela não citou o nome da empresa, mas ficou entendido que a mensagem era direcionada à petrolífera americana que derramou 2,4 mil barris de óleo na Bacia de Campos, área de onde voltou a vazar óleo dos campos na semana passada, quatro meses depois do acidente. A presidente disse que as empresas de petróleo devem saber que o protocolo de segurança deve ser cumprido e vale para todos.
— As empresas devem agir com responsabilidade para garantir segurança e proteção ao meio ambiente — disse Dilma.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também deu um recado à petrolífera americana ao dizer que as regras aplicadas à Petrobras são as mesmas para todas as empresas.
— No que as empresas falharem, terão que responder. O capital estrangeiro é bem vindo, mas há leis — diz Lobão.
Lobão disse na manhã desta quarta-feira que as reservas brasileiras de petróleo na camada pré-sal podem chegar até a 150 bilhões de barris. Em discurso na posse de Magda no comando da ANP, o ministro destacou que as pretensões do ex-diretor-geral da ANP Haroldo Lima eram que as reservas seriam de 80 bilhões de barris, mas podem superar 150 bilhões pelas previsões mais otimistas.
Magda tomou posse no comando da ANP em cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff. Ela disse em seu discurso que a agência está investindo em sísmica em 23 estados do Brasil para identificar novas áreas de produção e motivar investimentos exploratórios.
Magda ressaltou ainda que os desafios são muito grandes, já que as reservas irão subir de 15 bilhões de barris para pelo menos 30 bilhões de barris inicialmente.
— Quando assumi a diretoria da ANP em 2008, o ministro Lobão me deu apenas uma recomendação, que era cuidar bem do nosso pré-sal. Hoje nosso desafio é enorme. Com o aumento de nossas reservas, precisamos estar amparados em políticas públicas e descentralizar as áreas de exploração do Brasil — disse Magda em discurso de posse.


  

2 comentários:

Osires disse...

Mais uma mulher e... mais uma feiinha...

Alberto disse...

Que significa descentralizar as áreas de exploração do Brasil?
Novos leilões para o Eike?