quinta-feira, 22 de março de 2012

Romney Vence em Illinois





:

MITT ROMNEY durante discurso em Illinois; pré-candidato criticou regulação da economia
Foto: Jim Young/Reuters
MITT ROMNEY durante discurso em Illinois; pré-candidato criticou regulação da economiaJIM YOUNG/REUTERS
WASHINGTON e NOVA YORK — O ex-governador Mitt Romney reforçou a posição de favorito à candidatura republicana à Presidência dos Estados Unidos ao alcançar uma vitória muito expressiva nas primárias de Illinois — reduto político e quartel-general da campanha à reeleição do presidente Barack Obama.
Menos de 40 minutos após o fechamento das urnas, as redes de TV projetaram o triunfo de Romney sobre seu mais forte oponente, o ex-senador Rick Santorum, com pelo menos dez pontos percentuais de vantagem. Com 99% das urnas apuradas, Romney aparecia com 47% dos votos válidos, contra 35% de Santorum. A estimativa é que o ex-governador obtenha 38 dos 54 delegados em disputa e o ex-senador, 12.
A vitória folgada deve ajudar a campanha do ex-governador a resgatar o discurso de inevitabilidade de sua candidatura, como mostraram pesquisas realizadas na saída das zonas eleitorais. Daqueles que consideram a capacidade de derrotar Obama nas eleições de novembro o atributo mais importante do candidato republicano, 75% votaram em Romney. Entre todos os eleitores que compareceram às primárias, 60% consideram que o ex-governador é o que mais se encaixa neste perfil.
Além disso, os levantamentos apontam que Romney continua o mais forte republicano nas áreas urbanas e entre o eleitorado moderado, o que lhe daria vantagem no embate com o atual presidente na luta pelo voto de independentes, mulheres e latinos.
Favorito gastou cinco vezes mais em publicidade

As pesquisas também sugerem que ele pode se destacar em próximas rodadas de prévias, como em Maryland, na capital Washington e, sobretudo, em Wisconsin.
A importância de Illinois no cálculo político de Romney pode ser medido pelos gastos em anúncios de TV no estado. O caixa de sua campanha e as organizações que o apoiam (os chamados Super PACs) gastaram US$ 2,5 milhões em publicidade, cerca de cinco vezes mais que as de Santorum.
A campanha de Santorum minimizou a vitória, dizendo que era esperado o bom desempenho de Romney nas áreas urbanas e moderadas e reafirmando a intenção do ex-senador de permanecer na batalha até a convenção nacional do partido. Santorum espera especialmente que a primária de Louisiana, no sábado, reavive suas chances, uma vez que já venceu três dos mais importantes colégios eleitorais do Sul dos EUA: Alabama, Mississippi e Oklahoma.
Estas foram as primeiras primárias desde 1988 na qual a opinião do estado tinha peso — nas últimas campanhas, a escolha do candidato já havia sido definida antes que os eleitorado local tivesse oportunidade de opinar, um fato que se repete na maioria dos 50 estados. Este ano, no entanto, as regras de distribuição proporcional
Ex-governador critica regulação
Em seu discurso, Mitt Romney atacou a regulação da economia.
— Esse presidente não entende a genialidade da economia americana. A economia americana é alimentada pela liberdade. A liberdade econômica é a única coisa que tira as pessoas da pobreza, que sustenta a prosperidade, e essa administração (de Obama) tem feito ataques à nossa liberdade — afirmou o republicano.
Afirmando ter gerado milhares de empregos em razão de seu empreendedorismo, Romney — um empresário multi-milionário — ironizou Obama, que fez carreira em Illinois como senador mas também como professor de direito da Universidade de Chicago.
— Você não pode aprender isso (como fazer a economia crescer) ensinando direito constitucional na universidade. Esse presidente não entende a genialidade da economia americana — disse.


 

Um comentário:

Alberto disse...

Mais um capítulo da novela com final mais do que previsível.