quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Mensagem de fim de ano do BOB'S BLOG

Se for para esquentar, que seja o sol.
Se for para roubar, que seja um beijo.
Se for para mentir, que seja a idade.
Se for para enganar, que seja o estômago.
Se for para perder, que seja o medo.
Se for para cair, que seja na gandaia.
Se for para ser feliz, que seja o ano todo!
Feliz 2009!

Bob's Blog - Destaques 2008 - Um vídeo - Cena Real

Bob's Blog - Destaques 2008 - Um vídeo - Ficção

Bob's Blog - Destaques 2008 - Um vídeo - Musical

Bob's Blog - Destaques 2008 - Duas piadas

O Robô
A mulher e o amante, ambos analistas de sistemas, estão na cama e de repente ouvem o barulho da chave na fechadura. Ela fica nervosa, não há espaço debaixo da cama, estão a 20 andares de altura, não há armários... e ela diz ao amante:
- Querido, fica tranqüilo e faz tudo o que eu disser. Fica ali de pé, como se fosse um robô, sem pestanejar.
Entra o marido, um truculento e rico comerciante do bairro, proprietário de cinco botequins, três padarias e duas mercearias, que pensa que um computador é uma máquina de escrever com tela:
- Olá amorzinho! Olha, anteciparam o vôo e eu cheguei um dia antes...mas.... quem é esse tipo e o quê está fazendo nu, aí plantado?
A mulher sorri e responde:
- Como você tem viajado muito e eu fico muito só, resolvi comprar este robô escravo sexual modelo RTSEX-2007. Vem... toca-o... Tem pele de verdade; é arrefecido a água; gasta pouco, processador de 256 bites, ligação GPRS à Internet, atualizações automáticas, etc, etc...
- Mas, amor... Havia necessidade disso?
- E o que é que você queria ? Que me deitasse com algum vizinho ou com o porteiro do prédio ?
- Está bem, vamos para a cama.
A mulher, que já estava cansada, responde:
- Ai, fofinho, é que... me dói a cabeça e além do mais eu estou naqueles dias...
- Que má sorte a minha. Então, vê se arranja alguma coisa para eu comer.
A mulher sai do quarto e vai para a cozinha.
O marido, a sós com o robô, olha-o e diz:
- Se este invento é bom para a minha mulher, também vai servir para mim.
E então, puxa-o pelo braço, atira-o para cima da cama, e quando está a ponto de partir para os finalmentes, o robô diz com a voz mais metálica e robótica que consegue:
- ERRO! ERRO DE SISTEMA, ENTRADA INCORRETA! ERRO! ERRO DE SISTEMA, ENTRADA INCORRETA.
O marido mira-o de alto a baixo:
- Que se lixe esse robô moderno. Vou atirá-lo agora mesmo pela janela.
O amante, assustado ao lembrar-se dos 20 andares do prédio, grita com a mesma voz metálica:
- SISTEMA ATUALIZADO! DOWNLOAD DE SOFTWARE COMPLETO! POR FAVOR, TENTE NOVAMENTE!!!

O Advogado e a Mercedes
Um advogado estacionou o Mercedes novo em folha na frente de seu escritório, pronto para mostrá-lo para seus colegas. Logo que ele abriu a porta para sair, um caminhão passou raspando e arrancou completamente a porta. O advogado, atordoado, discou 190 e, em poucos minutos, um policial chegou. Antes que o policial fizesse qualquer pergunta, o advogado começou a gritar histericamente que a Mercedes estava agora totalmente arruinada, e nunca mais seria a mesma.
Iria processar o motorista, Deus e o mundo, fazer e acontecer, afinal, era autoridade, doutor, etc, etc...Quando o advogado, finalmente, se acalmou, o policial falou:
- Eu não posso acreditar no quão materialistas vocês advogados são. Vocês são tão focados em suas posses que não notam mais nada.
- Como você pode dizer isso ? Você tem noção do valor de uma Mercedes?
O policial respondeu:
- Você não percebeu que perdeu seu braço esquerdo? Está faltando do cotovelo pra baixo. Ele deve ter sido arrancado quando o caminhão bateu em você.
O advogado, incrédulo:
- Puta que pariu ! Meu Rolex !!

Bob's Blog - Destaques de 2008 - Duas crônicas

Eu Quero Ficar Só ! - Roberto Argento
Aos 25 anos do jogo minha mulher me mostrou o cartão vermelho. Com 48 anos nas costas, decidi pendurar as chuteiras. Mas a decisão durou menos de seis meses e voltei aos campos. O jogo, desta vez, durou menos, recebi o cartão vermelho aos 18 anos. Aí, com 66 anos de idade, tomei a sábia decisão de parar de jogar.
Fui morar sozinho.
Um amigo, também afastado dos campos, me desanimou:
- Nem pense. Coloque uma empregada. Você vai lavar banheiro, cozinha, passar roupa, fazer a comida ? Nem tente !
Não pensei e não tentei.
Uma vizinha me indicou uma moça de 29 anos. Um amigo que jantava na minha casa pelo menos duas vezes por mês observou que se a Carolina (Carolina é nome de empregada ?) tomasse um banho de TV Globo – roupas, cabelo, maquiage – ficava a cara e o corpo da Juliana Paes.
Ficou comigo um ano e meio. Também me deu o cartão vermelho, quer dizer, pediu demissão. Acho que foi por causa de uma observação que fiz sobre o calor. Tinha comprado um aparelho de ar condicionado para meu quarto e a Carolina, com carinha de Juliana Paes, me pediu:
- Puxa, o senhor vai dormir no bem bom... e eu ? Compra um ventilador pra mim.
- Bobagem, Juliana, quer dizer, Carolina, você passa a dormir comigo.
Será que foi esta a causa ?
Não, acho que não, ela não gostava de ar condicionado, queria um ventilador.
Meu amigo, outra vez:
- Cara, você não acha que tá muito velho prá ficar cantando meninas de 29 anos ?
A mesma vizinha fez outra indicação. (Acho que ela tinha uma agência de empregos).
A moça chamava-se Maria (isso, sim, é nome de empregada) tinha recém chegado do Maranhão e eu só entendia as duas últimas palavras de cada frase: Num sabe ?
Maria não sabia cozinhar, num sabe ? Um dia pedi para ela fazer um bolo de aipim e ela grunhiu alguma coisa e entendi que ela não sabia o que era aipim. Lembrei então que lá pelo nordeste aipim era macaxeira. Maria disse que sabia e fez. Quando parti a primeira fatia, parecia que havia cola em vez de aipim, quer dizer, macaxeira.
Ah, Ah ! Agora é a minha vez de mostrar o cartão vermelho !
Fiquei só e assim estou há dois anos.
No começo, foi complicado.
Um dia, despejei o conteúdo de uma sopa em envelope numa panela com um litro de água e acendi o fogo. Fui atender o telefone, era uma namorada de séculos atrás (esta figura literária chama-se hipérbole) e ficamos conversando por muito tempo. Quando voltei à cozinha, havia sopa sobre o fogão, no chão, invadindo o quarto de empregada, ou seja, por todos os lados. Menos na panela.
Em outra ocasião, fui preparar um purê de batata instantâneo. Coloquei leite na panela e peguei uma colher de manteiga. Sacudi a colher para a manteiga se encaminhar para a panela, mas ela – a manteiga, não a colher nem a panela – com medo de se queimar, resistiu, não quis ir. Dei uma sacudidela forte e a manteiga sumiu da colher. Mas não estava na panela. Sumiu, pensei. Escafedeu-se. Não sumiu, encontrei-a apavorada, grudada na porta da geladeira.
Só mais um acontecimento de uma série de inúmeros: Esquentei uma xícara de água no micro ondas, coloquei duas colheres de café solúvel pinguei o adoçante e fui para a sala. Ao primeiro gole, senti um gosto diferente. Confirmei com um segundo gole. Voltei à cozinha e não vi o adoçante. Mas vi o frasco do detergente. Deduzi o óbvio, com a lerdeza justificada para um portador de DNA (Data de Nascimento Antiga), ou seja, que tinha pingado três gotas do detergente. O quê fazer às duas da madrugada ?
Liguei para o meu médico:
- Marcelo, sou eu.
- São duas da madrugada. O quê houve ?
Contei a história.
O Marcelo:
- Você está deprimido de novo ?
- Não, claro que não. Por quê ?
- Então por quê tentou o suicídio ?
Eu:
- Suicídio !!??
- Cara, você pingou três gotas e só tomou dois goles. O que pode acontecer, o que é bom, é você lavar o estômago, imundo de nicotina e alcatrão. Vou te cobrar uma consulta por me ter acordado para esta
babaquice.
Desligou.
Houve outros episódios.
Um dia recebo um desses e-mails chatinhos, cheio de passarinhos cantando, com as letrinhas descendo de forma randômica pela tela do monitor, quase caindo sobre o teclado e dançando abichalhadamente. O assunto era Frases Célebres.
Uma me chamou a atenção: O homem que vive só ou é um Deus ou um animal (Aristósteles).
Não, não aparecia no e-mail, mas o neurônio número 2.371.985.297 saiu do banho e me cochichou: E sua avó, em 1954, com os velhos deitados dela ?
É. Minha avó, italiana, sempre citava um velho deitado: Como diz o velho deitado, antes só do que mal acompanhado.
Não sou deus, não sou animal mas quero ficar só. Não quero empregadas que não têm nome de empregada, nem maranhenses que falam sem dublagem ou tradução simultânea, num sabe ?
Quero ficar só. Só, não, com minhas sopas Maggi, meu purê de batata instantâneo Yoki, meus Nescafés e Nescaus, minha goiabada Fungi, meu requeijão Catupiry, meu arroz de saquinho Tio João, minhas lasanhas Sadia, meu leite integral Parmalat, com meu sal Ita, com meu Açúcar União e, sobretudo, usando o Detergente Minuano só para lavar a louça. Como adoçante, vou ficar com o Assugrin. Só e faturando muito bem com esse tal de merchandising.

Laurinho, Uma Lenda Urbana - Marcelo Virmond
Nesse Rio de Janeiro cheio de assaltos e arrastões ainda há espaço para pequenas tragicomédias urbanas e hoje eu vivi a minha (felizmente mais comédia do que trágica). Moro num apartamento de 2 andares no Jardim Botânico. Hoje minha esposa Paula acordou as 7 da manhã pra fazer uma oração, já que nessa hora estava marcada a cesariana de Laurinha, filha de uma amiga nossa que iria nascer.Ao subir as escadas ouviu um barulho, mas não deu importância, imaginando ser minha sogra acordando. Quando ela foi a cozinha beber água ela viu cascas de banana no chão, fezes e urina. Apavorada, pensando tratar-se de um ladrão, ela dá de cara com um macaco um pouco menor que um chimpanzé em cima da pia do banheiro. Ela corre, se tranca no nosso quarto e me acorda desesperada (Nessas horas é tão ruim ser homem...).Vesti minha roupa de caçar macacos (tênis, jeans e um daqueles casacos de neve que era pra me proteger em caso de um ataque) e perguntei pra minha esposa: "Você vem comigo?"Ela respondeu: "É ruim,hein!".Comecei a explorar o andar de baixo. O bicho havia bebido água das flores do quarto de hóspedes e tinha defecado no banheiro de hóspedes e dentro da bolsa de maquiagem da minha sogra (deve ter um monte de genro me invejando).Antes de subir as escadas pedi reforço ao porteiro (é engraçado como homem nunca é machão o suficiente pra resolver essas coisas sozinho). Segui a trilha de fezes pela escada e abri a porta pro porteiro." Laurinho " (resolvi chamá-lo assim em homenagem á filha da nossa amiga) estava encurralado na área de serviço.Ele entrou no apartamento atraído pelo cacho de bananas que minha sogra (a culpada é sempre a sogra!) havia deixado ali pra madurar. Apesar de só ter comido 1 banana (que ele ainda teve a tranqüilidade de descascar) parecia que ele estava defecando 10 bananas, tamanha era a quantidade de "rastros" que o bicho deixou pela casa.Não satisfeito em usar o banheiro de hóspedes, a área de serviço e a bolsa de maquiagem da minha sogra como privada, "Laurinho" também defecou no varal, inutilizando para sempre algumas cuecas e as calcinhas da minha sogra (Bem feito! Quem mandou deixar a isca pro animal?).Enquanto eu e o porteiro tentávamos convencer o bicho a sair ele se defendia como podia, ou seja, defecou em cima do porteiro. Do lado de fora da janela minha esposa e minha sogra olhavam aterrorizadas para a árvore em frente de onde 5 irmãos de "Laurinho" ameaçavam pular para entrar.Finalmente, nosso herói, o porteiro Rosenildo, consegue, com a ajuda de um providencial cabo de vassoura, enxotar Laurinho pra fora antes que seus irmãos conseguissem entrar.Minha mulher não quer mais comer lá em casa, está com nojo de tudo e diz que o apartamento está com cheiro de macaco. Hoje mesmo eu já liguei encomendando uma tela de proteção.Tive que pedir a faxineira do meu pai emprestada, já que a minha empregada sozinha não iria conseguir dar conta do recado.Quando eu imaginei que o prejuízo já estava todo contabilizado minha empregada me liga avisando que atrás da máquina de lavar roupa tinha uma poça de cocô de macaco. Meu Deus, esse bicho não digere a banana.Não sei se ele entrou na minha casa pra comer ou pra defecar. Minha empregada nem conseguiu almoçar hoje de tanto nojo. Com certeza eu nunca vou esquecer o dia da cesariana da Laurinha, quando eu conheci o "Laurinho".O detalhe é que esse é o ano do macaco. Uma boa dica pra quem gosta de fazer uma "fezinha

Bob's Blog - Destaques 2008 - Quatro artigos

Missing the Point - Fernanda Argento
Tenho acompanhado neste Blog as discussões acaloradas sobre a eleição de Barak Obama. Penso que estamos misturando alhos com bugalhos. Uma coisa é a eleição histórica de um homem negro para a presidência de um país onde, há menos de 50 anos, não se permitia voto de negros, uso das mesmas ‘facilities’, etc…Não faz muito tempo, existia nos EUA a KKK. (talvez ainda exista) Isto é um fato histórico, os americanos tiveram a coragem, o peito de se reinventarem frente a um mundo atônito. Elegeram, com participação recorde, um negro para ser ‘Comander in chief”. Fato histórico, memorável, belo, chocante. (Assim como foi histórico elegermos um torneiro mecânico, sem escolaridade, num país onde, sabidamente, só as elites têm vez).Se esse presidente é protecionista ou não, se falou em propostas que nos ajudariam, aos brasileiros, ao nosso comércio, isso é outra coisa. Uma coisa é certa, qualquer melhora na situação econômica americana, melhora também a situação econômica de todos os outros países. Ou não? Se a eleição, em si, não nos favorece em nada, como dizem Clara e Jorge Eduardo, a resolução dessa crise, nos favorece e MUITO, da mesma forma que a crise gerada em Wall Street nos prejudicou e a todo o mundo MUITO também.

A História é Escrita pelos Vencedores – Fernando Caldeira
Gosto de história, particularmente da contemporânea, quase jornalística.
No momento estou lendo, com imenso prazer, "PÓS-GUERRA - Uma história da Europa desde 1945" de Tony Judt. Ed. Objetiva. Há alguns anos li, com prazer ainda maior, os livros do Elio Caspari: Ditadura Envergonha, ... Escancarada e ...Encurralada. Trabalhos feitos com notável equilíbrio. Uma obra a serviço da História e não um panfleto tardio. (Gaspari perdeu-se um pouco no volume "dedicado" ao Geisel e ainda não nos brindou com o lamentável período Figueiredo). Mas o dia de hoje (24.11.08) brindou-me com muito material: Pela manhã, vou a O Globo e leio o excelente artigo "MEMÓRIA" de Denis Lerrer Rosenfield - professor de filosofia da UFRGS. O destaque dos editores, neste artigo, é "Nada justifica que os cidadãos não tenham acesso a um período de sua história". O autor fala do erro que é o não abrir os arquivos da ditadura e de uma de suas conseqüências, o "bolsa-ditadura". Afinal, como diz o autor, e é sabido pela "torcida do flamengo", os que se reivindicam da "resistência" da "ditadura militar" lutavam pela causa que escolheram: "socialismo", "comunismo", "ditadura do proletariado". Em um momento Denis Rosenfield diz: "Imaginem se Lênin e Trotsky, tendo fracassado em sua tentativa de derrubar o regime czarista, viessem a pleitear, anos depois, uma "bolsa-ditadura", resultante do seu insucesso. As autoridades governamentais russas deveriam pagar por não terem sido derrubadas e assassinadas!" Depois desta leitura, abro meu e-mail e encontro uma reação às recentes homenagens ao neo-herói João Cândido, que não comento. Quem se der ao trabalho de ler isso tudo talvez concorde comigo que os vencedores de plantão estão neste momento escrevendo (ou seria rabiscando, garatujando?) sua versão da história (com minúscula mesmo!). Chego a imaginar como tudo isso estará apresentado nas cartilhas que serão empurradas goela abaixo a nossos filhos e netos. Mas se não concordar, não ouse imaginar/dizer (como uma forma de fuga!) que fui, sou ou serei a favor da chibata, da ditadura, da censura, da falta de liberdade, da opressão,... Afinal quem não tem o hábito do livre-pensar costuma ser rápido no gatilho para rotular.
*Fernando Caldeira é não-historiador, não-filósofo, não-cientista-político.É um não-tudo, dos anos de bolsa-tudo.

A Crise Financeira Americana - Os Reflexos no Brasil - Márcio Cavour
Com a crise havida no sistema financeiro americano, muitos bancos e investidores que tinham investimentos no Brasil foram obrigados a tirar o dinheiro aplicado aqui, na Bolsa ou em outros tipos de investimento, porque passaram a precisar do dinheiro lá. Por isso, principalmente, a Bolsa aqui despencou.
A crise no sistema financeiro gerou uma diminuição da capacidade dos bancos em continuarem a emprestar para o setor produtivo. Isso gerou um efeito cascata, uma vez que as indústrias e o comércio passaram a ter dificuldades em continuar a obter empréstimos para financiarem suas atividades.
Com a diminuição dessas atividades, as empresas começaram a demitir, a dar férias coletivas para diminuir a produção e os seus estoques e tentarem novos tipos de promoções para facilitar o consumo.
Até o Presidente Lula veio a público pedir para as pessoas continuarem a consumir.
Seria uma forma de manter viva a atividade econômica e diminuir o impacto sobre toda a cadeia produtiva. O noticiário mostrando a crise faz com que as pessoas se encolham, deixem de comprar com medo de também virem a perder seus empregos e não terem como pagar compromissos que em condições normais assumiriam tranqüilamente. Existe, assim , um efeito psicológico que contribui para agravar a crise.
Mas o problema nas montadoras americanas não tem nada a ver com o Brasil.
Há muitos anos se sabe que as montadoras americanas estão obsoletas, continuando a produzir carros ineficientes e pouco econômicos.
Mesmo antes da crise se previa que neste ano provavelmente a General Motors perderia o posto de maior fabricante mundial para a Toyota. Há gente boa , como o Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia deste ano, que arrisca dizer que as grandes montadoras americanas poderão desaparecer em alguns anos.
A ajuda que será dada a elas pelo Governo será um paliativo.

Os Safardanas - Lauro Freitas
Nos jornais de hoje é noticiada mais uma falcatrua, que supera os 100 milhões de reais. Licitações de compra de medicamentos para hospitais públicos nos quais falta tudo, não por falta de dinheiro e sim por falta de cadeia para esses safardanas. Foram presos mas logo, como sempre, serão soltos por força de uma das liminares cujo estoque, no judiciário, não falta. A nós falta sangue nas veias para efetivamente protestarmos de forma veemente.
Se um infeliz, que nasceu e cresceu na mais absoluta miséria, com o cérebro danificado para sempre por falta de alimentos, por neuroses e outros problemas psiquiátricos assalta e mata, não tem liminar, recursos jurídicos, nem mesmo advogados, vai mofar na cadeia por muitos anos e está certo que assim seja. Lamentavelmente, pelas condições em que se encontra a cabeça do sujeito, mas está certo. Se um bando de privilegiados, a maioria deles nascidos em classes abastadas e criados com babás e papinhas importadas, estudando nos melhores colégios, freqüentando os melhores clubes, fazendo curso superior e "Emibiei" se reúne em seus escritórios refrigerados de dia para arquitetar o roubo de remédios dos pobres, e à noite finalizam os seu planos em prostíbulos, aí nada acontece, no máximo são incomodados durante um curto espaço de tempo para prestar alguns (poucos) depoimentos.
Adiante. O infeliz que roubou e assassinou uma pessoa - no ato, de uma forma ou de outra sempre colocou em risco a própria vida, vai pagar. Ao bando, como no caso concreto das manchetes de hoje, que com o seu articulado e bem estudado roubo - que tem como conseqüência milhares de mortes de pessoas, sempre muito pobres, crianças e velhos, que são os que mais precisam de remédios dos hospitais públicos, nada acontecerá, como nunca aconteceu. A propósito: do bando dos sanguessugas alguém está em cana?
Vivemos num país infelicitado e nada estamos fazendo. Todos somos culpados, a começar por mim, no mínimo por vergonhosa omissão.

Bob's Blog - 2008 - Destaques - Uma foto


terça-feira, 30 de dezembro de 2008

César Maia faz escola: O Taj Mahal Pernambucano


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega nesta terça-feira à capital pernambucana para inaugurar o Parque Dona Lindu, (foto) obra que homenageia sua mãe e é tão polêmica quanto a Cidade da Música, no Rio de Janeiro, igualmente inacabada. Chamado de "Taj Mahal" pelo prefeito João Paulo Lima e Silva (PT), o parque era uma antiga reivindicação dos moradores, que depois ficaram contra o projeto e chegaram a mover ações na Justiça contra ele, pelo local onde foi construído, numa área residencial à beira-mar, a mais valorizada do litoral sul Os moradores protestam contra os gastos na obra, orçada em R$ 19 milhões e que, segundo a prefeitura, deverá chegar a R$ 29 milhões, valor considerado muito alto para uma cidade com tantos problemas sociais como Recife. O parque ainda tem um espaço para shows, que está sendo mal recebido pela vizinhança, que teme transtornos.
- O prefeito burlou a confiança de todos. Prometeu um parque e fez um centro de entretenimento. Esse Parque Dona Lindu é uma fraude - reclamou Alexandre Santos, da Associação de Moradores de Boa Viagem, Setúbal e Pina, os três bairros vizinhos ao parque.
___________________________________________________
Ivanildo, o eficiente:
- Chefe, vou apurar quantos são os municípios do PT. Se cada um inaugurar um Taj Mahal...

ATÉ QUANDO ?



Aviões de guerra israelenses atacaram nesta segunda-feira a Faixa de Gaza controlada pelo Hamas e tanques se preparam para uma operação por terra, no terceiro dia da ofensiva de Israel em Gaza, que já deixou 320 palestinos mortos e mais de 1.400 feridos, segundo fontes médicas palestinas.
No fim da noite de domingo, caças israelenses bombardearam a Universidade Islâmica, (foto) um importante símbolo cultural do Hamas, sem deixar vítimas, segundo testemunhas. Israel afirma que o grupo radical usava o prédio para armazenar armas. Já era madrugada desta segunda-feira quando uma mesquita e uma casa também foram atingidas. Três crianças morreram, segundo médicos palestinos.
Tanques israelenses foram deslocados para a Faixa de Gaza. Os soldados estão a postos para uma possível operação terrestre. No domingo, o governo de Israel deu mais um sinal de que a violência vai continuar, ao aprovar no conselho de ministros a convocação de 6.500 homens das fileiras da reserva para se prepararem para uma incursão militar terrestre em Gaza, em apoio aos bombardeios aéreos. Segundo a imprensa israelense, será um ataque como o realizado em junho de 2006, após o seqüestro do soldado Guilad Shalit por três milicianos palestinos.
(O Globo on line)

A Guerra Nossa de Todos os Dias



Uma agência do Bradesco, na Rua Feliciano Sodré, em São Gonçalo, foi assaltada, na manhã desta segunda-feira, por quatro homens armados. Os criminosos renderam os funcionários que estavam nos caixas, recolheram o dinheiro e fugiram. Dois bancários foram hospitalizados em estado de choque. O presidente do Sindicato dos Bancários, Jorge Antônio Oliveira, tenta impedir que o banco seja reaberto. Segundo ele, os representantes do Bradesco querem que a agência volte a funcionar normalmente. A quantia levada pelos bandidos ainda não foi divulgada. O caso será investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). (O Globo on line)

O Mocinho sempre Chega na Hora H


Dodi (Murilo Benício) será o último entre os vilões de A favorita a descobrir que Donatela (Claudia Raia) está viva. Mas quando isso acontecer as cenas serão fortes, com direito até ao bandido usando um canivete.
Primeiro, ele ouvirá de Flora (Patricia Pillar) a notícia, mas não acreditará nela. Depois, ficará intrigado ao encontrar o pingente de Donatela no chão do rancho onde, a esta altura, ele já estará morando com Flora.
Dodi então sondará Silveirinha (Ary Fontoura), que vai disfarçar. Finalmente, ele seguirá Zé Bob (Carmo dalla Vecchia) - foto - até o Pão com Lingüiça. Dodi se esconderá no banheiro do bar, descobrirá o esconderijo e surpreenderá Donatela. Eles discutirão e ele a ameaçará com um canivete. Pepe (Jean Pierre Noher) perceberá e chamará Zé Bob. Dodi lutará com Pepe, que sairá nocauteado. Dodi levará Donatela à força para o carro. Mas Zé Bob chegará, conseguirá jogar Dodi para fora do carro e salvará Donatela. (O Globo on line).

Menos 835 Bilhões de Dólares



A turbulência financeira que assolou o mundo no ano prestes a terminar - e que agora se transformou em crise econômica global - provocou perdas de US$ 835 bilhões na Bolsa brasileira, seja, R$ 1,979 trilhão deixaram de existir na bolsa em 2008, pela cotação de sexta-feira da moeda americana, em valor de mercado das empresas e suas ações. No país, a soma do valor de todas as companhias listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) - foto - despencou de US$ 1,399 trilhão, em dezembro de 2007, para US$ 563,696 bilhões, em 25 de dezembro, último dado disponível. Um encolhimento de 59,70%. (O Globo on line)

Ivanildo, a CIA e o Viagra



A CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos, encontrou uma nova forma de obter informações dos chefes militares locais no Afeganistão - a doação de Viagra, disse o jornal The Washington Post.
Segundo reportagem publicada no diário americano, a droga usada para combater impotência está entre os possíveis presentes que a CIA oferece em seus esforços para conquistar líderes locais, notórios por sua pouca lealdade. Entre os outros artigos estariam ferramentas, brinquedos e equipamento escolar. Também são oferecidos serviços como cirurgias a parentes doentes e tratamento dentário.
"A CIA faz o que for necessário para fazer amigos e influenciar pessoas", disse um agente que o jornal manteve no anonimato.
Um agente aposentado contou ao jornal que foram entregues quatro das famosas pílulas azuis a um chefe de clã no sul do Afeganistão que tinha 60 anos e quatro esposas. Quatro dias depois, ele forneceu detalhes dos movimentos do Talebã em troca de mais Viagra.
"Depois disso, nós podíamos fazer o que quiséssemos em sua área", afirmou o agente.
Um outro integrante da CIA que o jornal não identificou disse que as pílulas colocam os chefes locais "de volta em uma posição de autoridade".
___________________________________________________
Ivanildo, eufórico:
- Chefe, esse Viagra é muito caro. Preciso ter algum babado para passar para a CIA. Alguém tem uma sugestão ?

A Grama do Vizinho é Sempre Mais Verde



Médicos e cientistas ampliaram as fronteiras para a realização de transplantes e a regeneração de tecidos, criando órgãos sob medida. Há duas semanas, cirurgiões da Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, reconstruíram 80% do rosto de uma mulher. Ela havia perdido um olho, todo o palato, as bochechas, grande parte do nariz e da mandíbula.
Em junho deste ano, no Hospital das Clínicas de Barcelona, a colombiana Claudia Castillo, de 30 anos, recebeu uma nova traquéia, criada em laboratório a partir das células-tronco da paciente e da traquéia de um doador morto, usada como molde. O sucesso da operação, dizem especialistas, provou que as células-tronco podem servir para formar órgãos, abrindo novas portas para a medicina regenerativa.
Em se tratando de transplantes de rosto, em Londres, médicos do Royal Free Hospital, receberam autorização do comitê de ética da instituição para realizar um transplante quase total de face. Eles vão refinar a técnica, usada pela primeira vez em 2005, quando cirurgiões franceses surpreenderam o mundo com a realização do primeiro transplante de face, feito em Isabel Dinoire, que teve o rosto dilacerado pelo próprio cachorro. A operação exigiu reconstituição de nervos e vasos sanguíneos do rosto de Isabel, que recebeu nariz, boca e queixo novos. Já no caso da paciente operada na Clínica Cleveland o transplante gerou controvérsia ética. Alguns especialistas afirmam que o procedimento altera a auto-imagem dos indivíduos. Os defensores do transplante, porém, alegam que ele é usado em pessoas desfiguradas, que não podem sequer sair de casa, e que a cirurgia é uma chance de voltarem a ter uma vida mais normal.
(O Globo on line)
__________________________________________________
Os devaneios de Ivanildo:
- Doutor, quero fazer uma encomenda.
- Sim, qual a encomenda ?
- Um pinto, Doutor.
- Hoje é seu dia de sorte... Temos um congelado. É de bom tamanho, robusto e o doador disse que ele sempre teve um bom desempenho.
- Ótimo.
- Só tem um problema... Era de um travesti.
Pausa.
- É, Doutor. A grama do vizinho é sempre mais verde até a gente descobrir que é artificial...

Comentários dos Leitores

Jorge Eduardo sobre a matéria "Mais Publicidade, Menos Programa":
Esse Ministro deve reservar a primeira cadeira do "Brasil Alfabetizado" para o presidente da República, notório analfabeto que toca de ouvido.Aliás, seria oportuno mudar o nome do ministério para:MINISTÉRIO DA FALTA DE EDUCAÇÂO.
___________________________________________________
G. Schnellman sobre a matéria "O Equador de Novo":
Esses caras não valem um vintém furado. São uma espécie de sub-lulas, socialistas lá pras negas deles, aproveitadores da leniência petista que se posta de olhos fechados às espoliações pra cima das empresas brasileiras.A sorte desses canalhas é que os paizezinhos onde eles exercem ditaduras disfarçadas não valem nada e estão na lanterna das prioridades dos americanos. Senão bastava eles mandarem um porta-aviões e meia dúzia de fuzileiros para acabar com a farra desses comunistas de papelão.
___________________________________________________
Hubert sobre a matéria "Mais Um. Mais Quantos ? Até Quando ?":
Parabéns pelo título. Conciso, objetivo, dizendo tudo.Genial !
Caro Hubert,
O Bob's Blog agradece.

doutor Carlos sobre a matéria "O Equador de Novo":
Admirável comentário este do doutor Schnellman. Mais comentários como este deveriam fluir de toda parte a fim de que chegasse aos encarregados da política externa um pouco de juizo e prudência. Não é que a turma velha do Itamarati não veja a quantidade de bobagem que Marco Aurélio "o Boca de Cloaca" Garcia anda fazendo ao paparicar seus cumpanheru, achanndo-se imbuído de suprema genialidade. É que o aparelhamento feito é tão profundo que não há no Itamarati quem tenha a coragem de contradizer esse profeta do Foro de São Paulo. Por isto é que necessitamos de uma legião de Scnellmans levando luz e esclarecimentos a essa gentalha!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O Equador de Novo





O presidente do Equador, Rafael Correa, (foto) disse neste sábado que cortará a produção de algumas petrolíferas privadas que operam no país para cumprir com a cota fixada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Em seu programa semanal de rádio e televisão, ele afirmou que estes contratos não têm trazido benefícios para a nação. A decisão de Correa afetará multinacionais como a Agip Oil, controlada pela empresa italiana Eni, e pode atingir a Petrobras, que explora um bloco no país;
Segundo o presidente, a produção da Agip Oil - de 20 mil barris por dia - será cortada totalmente porque seu contrato foi realizado de maneira inadequada. O presidente não especificou se o corte de produção da Agip ocorrerá com uma negociação ou se será uma medida unilateral.
Segundo Correa, as autoridades equatorianas estão revisando outros contratos com estas distorções para poder cumprir com o restante do corte pedido pela Opep. Ele não especificou se a decisão afetará a produção da Petrobras no país.
Atualmente, a estatal brasileira explora o bloco 18, onde produz 32 mil barris diariamente. Em setembro, a Petrobras assinou um acordo com o goverdo Equador em quew se compromete a devolver o bloco exoloratório 31. Além disso, a empresa cedeu a pressões do governo e aceitou o incremento da participação do Estado nos lucros da sua extração no país. Durante a negociação, Correa ameaçou expulsar a Petrobras do país, assim como fez com o Odebrecht. (O Globo on line)
____________________________________________________________
Ivanildo também de novo:
- Esse sujeitinho e o Chávez não são uns pentelhos ?

A Queda de César




Antes da apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), na Cidade da Música, por volta das 21h deste sábado, o prefeito Cesar Maia levou um tombo (foto) no palco da sala de concertos Maestro José Siqueira. Ao fim de seu discurso, Cesar deu um passo atrás e tropeçou num ressalto do palco, caindo sentado no chão. Ele foi socorrido pelo arquiteto Christian de Portzamparc, que projetou a obra, e pelo secretário das Culturas, Ricardo Macieira.
Apesar do constrangimento, Cesar não perdeu o humor. Disse que o tombo estava combinado para que ele aparecesse novamente nas primeiras páginas dos jornais. Em seu discurso, antes da queda, Cesar fez outra brincadeira: agradeceu à oposição por ter vetado o projeto do Museu Guggenheim (que ele pretendia construir na Zona Portuária, no Centro do Rio). Segundo ele, não fosse esse veto a Cidade da Música não existiria.
(O Globo on line)
____________________________________________________
Ivanildo, o filósofo
- Pois é, Chefe, quem anda para trás cai...

Mais Publicidade, Menos Programa



A verba de comunicação e publicidade do Ministério da Educação (MEC) para 2009 é 55% maior do que a de 2008, e equivale a mais do triplo do valor gasto em 2007. Foram reservados para o ano que vem R$ 28,72 milhões para as ações de comunicação social, que incluem publicidade e realização de eventos, contra R$ 18,5 milhões em 2008. O Ministério da Educação justifica o aumento pela necessidade de aumentar a divulgação de ações do PAC da Educação, incluindo o Brasil Alfabetizado, programa que tem como foco ensinar jovens e adultos a ler e escrever. O problema é que esse programa teve sua verba total reduzida pelo MEC em torno de 15%: de R$ 353,9 milhões este ano para R$ 306 milhões em 2009. E, com o corte de R$ 1 bilhão no orçamento do MEC, aprovado pelo Congresso, perdeu ainda mais R$ 6 milhões. A verba para publicidade cresceu, mas o programa encolheu.
(foto: Ministro Temporão)
____________________________________________________________
Ivanildo e o Poeta Affonso Romana de Sant'anna:
- Que país é este ?

Mais Um. Mais Quantos ? Até Quando ?

Um homem foi morto ao reagir a um assalto, na manhã do ultimo sábado, na Rua Miguel de Frias, uma das mais movimentadas do bairro de Icaraí, na Zona Sul de Niterói. O advogado Luís Antônio Gomes Esteves, de 43 anos, foi morto com um tiro na cabeça quando saía de uma agência bancária.
De acordo com a PM, ele foi surpreendido por dois ladrões quando estava saindo do banco. Ele reagiu ao assalto e foi baleado. Os assaltantes fugiram com o dinheiro que a vítima acabara de sacar no caixa eletrônico.
O corpo permeneceu no local durante a manhã de sábado aguardando a perícia. Segundo testemunhas, os bandidos teriam feito três disparos contra a vítima. Policiais militares foram chamados ao local. (O Globo on line)

Dolce & Baccana



A primeira-dama da França finalmente foi vista de biquíni. (foto) Depois de cinco dias de férias no Resort Txai, em Itacaré (BA), Carla Bruni usou um modelo branco, da griffe italiana Dolce & Gabbana, no mar da praia de Itacarezinho, onde brincou com o filho, Aurélien, de 7 anos, no final da tarde deste sábado. Durante cerca de dez minutos, eles mergulharam e jogaram água para cima. (O Globo on line).
____________________________________________________________
Ivanildo, o debochado:
- Essa Carla Bruni, além de linda, é inteligente. Jogou água para cima e não para baixo.

Acupuntura - Vídeo

Comentários dos Leitores



Hélio sobre "As Gralhas Enfurecidas (027)":
Bom dia.
Estou de volta e sem cadeira de rodas, graças a Deus.
Bob, pelo andar da carruagem sinto que sua "novela" está chegando ao fim. Sei que você não gosta de antecipar nada, mas poderia responder a duas perguntas:
1 - As Gralhas vão terminar antes ou depois da novela A Favorita ?
2 - Quando acabar a publicação das gralhas, o que você vai publicar aos domingos ?
Grande abraço,
Hélio
Prezado Hélio,
É um prazer tê-lo de volta e sem a cadeira.
A previsão para o pouso das Gralhas no seu destino final é 01/02, não havendo, é claro, turbulências, ou seja, pane nesta geringonça que atende pelo nome de computador. Como a TV Globo já está anunciando as últimas semanas da Favorita, Mariana Ximenes, infelizmente, não estará presente para recepcionar minhas lindas aves.
Depois disso, ou seja, no domingo 8/2, você e os demais leitores vão conhecer meus espermatozóides, 13 anos mais velhos do que as gralhas...
Um abraço.

_________________________________________________

Anônimo sobre a matéria "Obama, o Sarado":
Como seria bom ter um "gato" preto destes dormindo na minha cama !
_________________________________________________

Felipe Souza sobre a matéria "Inaugurada (Finalmente !) A Cidade da Música":
Será que tocaram o "Réquiem para um Alcaide Louco"?
________________________________________________

Bruno sobre a matéria "Inaugurada (Finalmente !) A Cidade da Música":
Ivanildo, não se preocupe. Você não é um imbecil. Imbecil é o Prefeito que vive inventando factóides.Fui ao dicionário. Há 4 significados para acústico:1 - relativo ao ouvido ou à audição. 2 - próprio ou referente ao som ou à acústica. 3 - que ajuda a produzir, modificar ou melhorar o som. 4 - que não envolve meios eletrônicos. Então, não existe povo acústico, existe povo babaca que votou no Prefeito duas vezes!
___________________________________________________

Felipe Souza sobre a matéria "Como facilitar a Vida de seu Assaltante"
A polícia poderia aproveitar a deixa: Dirigir por aí, a paisana, falando com o colega ao telefone celular para chamar o reforço bem na hora que for assaltada... Talvez alguns pivetes sejam pegos de surpresa.

domingo, 28 de dezembro de 2008

As Gralhas Enfurecidas (027)

Três últimos capítulos publicados:
024 - em 21/12
025 - em 24/12
026 - em 26/12
__________________________________________________
Luiz Felipe estava outra vez na Torre e, enquanto o elevador subia ao quadragésimo andar, rezou para que Ana Maria não estivesse na recepção. Ele havia faltado a dois encontros sem sequer avisar e sem também ter se desculpado depois. Eram quase quatro horas, o dia começara conturbado, ele fora repreendido pelo Diretor de Marketing da GLS e só faltava agora ter de enfrentar a fúria, mais ou menos justa, de Ana Maria.
Entrou no escritório e respirou aliviado. Ela não estava na recepção. Poderia estar na sua sala, ele pensou... mas também não estava. Nem tampouco seu nome fazia parte da lista de recados que Suzana, a locutora oficial da Voz do Brasil, lhe recitava diariamente.
Telefonou-lhe, mas não a encontrou. Deixou recado na secretária eletrônica, tentando fazer graça, dizendo que queria comer torta de abóbora. Quando desligou, sentiu-se um velho esclerosado, lembrando que a mulher da torta de abóbora não era ela, mas Rosângela, a viúva assanhada.
Foi à sala de Ernesto, relatou a reunião com Mauro, falando superficialmente sobre o projeto da agência de publicidade. Não disse que tinha sido advertido nem mencionou sua apreensão sobre a relação de Mauro com a Mark and Spencer. Também não comentou as indicações de Mauro para as novas plataformas, esperando que Ernesto lhe comunicasse alguma coisa, o que não aconteceu.
Foi para casa achando tudo muito estranho.
Havia quatro mensagens em sua secretária eletrônica.
José Eduardo queria se encontrar com ele e informou que estaria no mesmo restaurante às dez horas, sugerindo que Luiz Felipe fosse “com alguma de suas mulheres porque eu estarei muito bem acompanhado”.
Mercedes convidava-o para assistir a uma palestra sobre os Juizados de Pequenas Causas...
Rosângela dizia que há mais de dez dias eles não se encontravam e que ele ligasse de volta logo que chegasse.
Finalmente... Ana Maria, dizendo que se ele não ligasse até dez horas, ela faria o que nunca tinha feito, ou seja, iria ao seu apartamento.
Ele não estava disposto a ouvir a lengalenga de José Eduardo e nem um pouco interessado em conhecer quem quer que fosse que o estivesse acompanhando. Também não queria encontrar-se com Rosângela, nem comparecer a mais uma palestra do advogado colega de Mercedes. Na realidade, concluiu, o que estava querendo mesmo era encontrar-se com Teresa, para conversar sobre a questão Mauro e Mark and Spencer, tentar saber por que Mauro dissera que era importante para ele que a agência fizesse um bom trabalho.
Mas não poderia deixar de telefonar para Ana Maria. E resolveu fazê-lo logo, antes que ela aparecesse, tocando a campainha com a mesma violência com que deixara seu recado.
Quem atendeu foi Sérgio, o filho de Ana Maria:
- Mamãe acabou de sair e mandou dizer que foi para sua casa.
Luiz Felipe ficou apreensivo. Em todo o tempo do relacionamento com Ana Maria ela nunca fora a seu apartamento porque achava que isto seria constrangedor, se o filho soubesse. Agora ela estava chegando e deixara esta informação com o filho. Lembrou-se da psicanalista, disse para si mesmo que idealização era véspera de esculhambação, preparou uma dose de uísque e ligou a TV.
Começava mais um programa da série idiota em que o telespectador escolhia o final. Não, ele não assistiria. Já tinha que decidir muitas coisas em sua vida. Apertou o botão do controle e verificou que as tevês por assinatura estavam fora do ar. Voltou ao canal convencional.
Um importante executivo de meia idade entregava uma enorme quantia à amante porque o irmão, envolvido com traficantes, precisava pagar a dívida para não ser assassinado. Naturalmente, o irmão não era irmão, mas o amante mais jovem, e nem havia traficantes... e os dois fogem para Cancun... Luiz Felipe não quis esperar o final, desligou no primeiro intervalo comercial e ia colocar um vídeo quando a campainha tocou.
Ana Maria chegou reclamando do trânsito, da demora do porteiro para abrir o portão e já estava reclamando também da bagunça do apartamento de Luiz Felipe, dizendo que ele precisava casar. Luiz Felipe lembrou-se da tese de Mercedes e perguntou se não seria mais fácil e mais barato contratar uma empregada.
Sentou-se, pediu uma bebida mais leve do que o uísque e Luiz Felipe ofereceu-lhe um guaraná light, dizendo que era a coisa mais leve que tinha em casa.
Ela estava tensa. Ele resolveu ensaiar uma desculpa pelo seu não comparecimento aos dois compromissos, mas Ana Maria não estava prestando atenção.
- Luiz Felipe, não precisa se desculpar. Na verdade, eu também não apareci no japonês.
Afastou o guaraná, pegou o copo de Luiz Felipe e bebeu um gole do uísque.
Luiz Felipe ficou calado, esperando. Aí resolveu ajudá-la:
- A Suzana disse que você queria falar comigo com urgência e, depois, você mesma falou que não podia ser por telefone. E aí ?
Ana Maria tomou mais um gole, disse que estava muito bom e pediu que lhe servisse uma dose. Ela mexeu o gelo com o dedo, viu o paletó de Luiz Felipe sobre a poltrona, a gravata no chão, as meias sobre a mesa e comentou outra vez sobre a bagunça.
Luiz Felipe olhou para o relógio. Estava pensando que talvez ainda fosse jantar com José Eduardo.
Ana Maria percebeu e perguntou se ele tinha algum compromisso. Ele disse que não. Ficaram em silêncio por longos dois minutos.
Ana Maria pegou o cigarro de Luiz Felipe, deu uma tragada e criou coragem:
- Pois é. Luiz Felipe... Eu estou com um problemão e preciso da sua ajuda.
- Pois não, Ana Maria, qual é o problemão ?
Luiz Felipe percebeu que ela estava prestes a chorar.
- O Murilo... você lembra, eu lhe contei... O Murilo, meu ex-marido... Depois daquele enfarte no motel, onde ele estava com aquela menina... Pois é, eu nunca mais tinha tido notícias dele. Agora, uma senhora da congregação religiosa me telefonou. Ela toma conta de uma casa, uma espécie de asilo, onde o Murilo está morando. Ele está velho, você sabe, ele é muito mais velho do que eu, está doente outra vez... uma história muito triste. Sabe, por mim, eu deixava para lá. Você sabe, o que ele fez comigo... Mas tem o Sérgio, meu filho, o filho dele. Ele está sabendo da situação do pai.
Luiz Felipe resolveu interromper para ajudá-la. Perguntou se ela estava com fome, se queria que ele pedisse alguma coisa, informando que havia um restaurante japonês que entregava em casa. Ana Maria acenou negativamente com a cabeça, afastou o copo de uísque e voltou ao guaraná. Já estava chorando.
- Sim, Ana Maria. Fica calma... o Murilo está doente e precisa de ajuda. É isso ?
Sim, era. Ana Maria continuou falando e Luiz Felipe começou a achar que estava havendo muitos detalhes, comprometendo a veracidade da história.
- A Dona Hortênsia, a senhora que cuida do asilo, me disse que ela não pode ficar mais com ele porque ele não paga há muito tempo, está bebendo.... Enquanto ela pode agüentar... Bem, eu fui lá e o quadro é...
Luiz Felipe estava impaciente, o dia não fora fácil e, porque já tinha adivinhado o final da novela, resolveu cooperar...
- Ana Maria, por favor, pare de falar sobre isso. Você está sofrendo. Eu compreendo. Sei que é muito difícil você não ajudar o Murilo por causa, como você bem observou, do seu filho. Afinal, é o pai dele. Tudo bem. Você precisa de dinheiro, é isso ?
- Luiz Felipe, eu já dei o que podia dar. Tirei até da poupança do Sérgio, empenhei aquela pulseira que você me deu... mas agora...
Luiz Felipe preencheu um cheque e entregou-o a Ana Maria. Ela enxugou as lágrimas com um guardanapo de papel e disse que começaria a pagar logo que pudesse. Luiz Felipe ficou pensando até onde ela poderia ir com aquela quantia. Paraguai ou Nova Iorque, para fazer compras, voltar e vender os bagulhos para as amigas ?
Olhou para Ana Maria e, sem nenhuma convicção, convidou-a para jantar. Ela olhou para a cozinha, viu uma frigideira engordurada sobre a pia com alguma coisa parecida com restos de hambúrgueres.
Ana Maria não quis jantar, nem passar a noite no apartamento, porque se o filho soubesse... Luiz Felipe levou-a até o carro e viu-a sair da garagem. Ela parou, abaixou o vidro e disse “Deus lhe pague”.
Luiz Felipe teve a sensação de que ela estava saindo de sua vida. Ela não voltaria. E, certamente, o dinheiro também não.
___________________________________________________
Capítulo 028 - Prevista a publicação para 01/01/09

sábado, 27 de dezembro de 2008

Inaugurada (Finalmente !) A Cidade da Música



Uma apresentação da banda da Guarda Municipal marcou, ontem, a inauguração da Cidade da Música. A solenidade foi presidida pelo prefeito Cesar Maia, (na foto "regendo" a banda) que levou secretários municipais e funcionários da prefeitura para a cerimônia. A inauguração ocorreu com o complexo visivelmente inacabado, repleto de materiais de construção e uma grande quantidade de entulho dentro do terreno. O prefeito Cesar Maia, no entanto, afirmou que 95% da obra estão concluídos, faltando apenas arremates e acabamentos.
- As críticas são sempre muito cortantes. Não necessariamente o homem público acerta. Essa foi uma decisão difícil de ser tomada porque é uma decisão para as próximas gerações e não para as próximas eleições. Ela não se mede em votos, mas na formação de platéia, na formação de músicos e no desenvolvimento cultural do Rio naquilo que é a identidade do carioca, que é um povo acústico.
___________________________________________________
Ivanildo,o preocupado:
- Chefe, acho que voltei a ser um imbecil... O que é um povo acústico ?

Camelôs sem happy Hour



A nova política de ordenamento urbano que o prefeito eleito Eduardo Paes planeja introduzir no Rio a partir de 5 de janeiro deve inclui estender o horário de trabalho dos guardas municipais, que hoje termina às 18h, até 20h30m ou 21h. O objetivo é evitar que os ambulantes aproveitem a concentração de pessoas nas ruas voltando para a casa para expor e vender suas mercadorias, além de outras irregularidades. Se der certo, será o fim da "happy hour" dos camelôs. (foto: calçadão de Copacabana) Entre as áreas que servirão de modelo para a intensificação das ações estão o Centro e mais dois bairros, entre os quais os mais cotados são Tijuca, Copacabana e Méier.
Os últimos detalhes da estratégia conjunta com o governo do estado para reprimir irregularidades como ambulantes que vendem mercadorias contrabandeadas ou roubadas, remover e encontrar opções de trabalho para a população de rua e combater o transporte pirata e o estacionamento irregular serão definidos em reunião na próxima segunda-feira entre o futuro secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, e o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Porque as Mulheres Precisam de Catálogos - Vídeo

Como Facilitar a Vida de seu Assaltante

Além de aumentar o risco de acidentes no trânsito, o uso do celular ao volante representa outro perigo para o motorista: o de ser assaltado. Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita pela filial brasileira da empresa americana de segurança privada RCI First Security and Intelligence Advising em São Paulo, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, em 2007 e este ano. Outros levantamentos feitos na Inglaterra e Canadá já haviam demonstrado que usar o celular no trânsito pode ser mais perigoso do que dirigir alcoolizado.
Os números que mais impressionam dizem respeito aos presos por crimes no trânsito. Entre 2007 e 2008, a RCI enviou um questionário com dezenas de perguntas a milhares deles. Apenas 926, com idades entre 15 e 31 anos, responderam. Do total, entre 84% (Rio) e 89% (São Paulo) disseram que preferem atacar vítimas enquanto elas conversam ao celular. Segundo Ricardo Chilelli, representante da RCI no Brasil, enquanto falam, as vítimas ficam distraídas, têm poder mínimo de reação e podem ser mais bem avaliadas ao mostrarem anéis, relógios, pulseiras e os próprios modelos de telefones. (O Globo on line)

Sarkozy, Carla Bruni e as Tartarugas




O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a primeira-dama, Carla Bruni, (foto) tiveram uma experiência diferente e ecológica neste Natal. Na tarde de quinta-feira, eles foram à praia de Itacarezinho, vizinha ao exclusivo Resort Txai, em Itacaré, onde estão hospedados desde o dia 23, justamente quando dezenas de ovos de tartarugas eclodiam num dos cerca de 20 ninhos protegidos por barreiras ali existentes.
O casal juntou-se a um grupo de turistas, a maioria hospedada no mesmo resort, e acompanhou, curioso, o nascimento das pequenas tartarugas. A ex-modelo Carla Bruni usava um vestido "tomara- que-caia" com estampa indiana, chapéu e óculos escuros. Sarkozy vestia bermuda florida e camisa preta. Os dois aproveitaram o momento para molhar os pés no mar.
- Ele não é bobo igual ao Lula. Ele é gente boa e estava lá no meio de todo mundo - disse o turista de Brasília José Teixeira.
_________________________________________________
Ivanildo não deixa passar:
- Viu chefe ? O cara chamou o Lula de bobo...

Obama, o Sarado




Enquanto isso, no Havaí...

Comentários dos Leitores

Luiz Carlos sobre a matéria "Comentários dos Leitores":
Pedro Paulo,
Você continua com a Flora na cabeça e ainda a deixa da frente da Cristal ?
Acho mesmo que você tem tendências pedófilas !
____________________________________________________ Clara sobre a matéria "Comentários dos Leitores":
A minha favorita é a GNT.
___________________________________________________
Anônimo sobre a matéria "Comentários dos Leitores":
Neste mundo pervertido em que estamos vivendo, onde o homossexualismo é chamado eufemisticamente de opção sexual, é animador ler o texto de Luiz Carlos e de Clara NÃO dizendo ter preferência alguma por uma pessoa do mesmo sexo.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Ivanildo e Sarkozy na Bahia



O presidente da França, Nicolas Sarkozy, (na foto com a mulher, Carla Bruni) está irritado com os jornalistas de plantão desde terça-feira em Itacaré, na Bahia, para tentar registrar sua presença no resort Txai, para o Natal. Policiais federais brasileiros do serviço de segurança disseram que Sarkozy teria até telefonado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reclamar do que considera invasão de privacidade.
Seguranças da comitiva francesa, acompanhados por uma gerente do resort Txai, chegaram a brigar com os jornalistas, na manhã desta quarta-feira. Para os agentes da PF, Sarkozy pode até desistir das férias caso a imprensa continue tentando fotografá-lo.
Apesar da tensão, os jornalistas registraram o passeio do garoto Aurelién, de 11 anos, filho de Carla Bruni. Acompanhado de uma mulher, o garoto andou durante cerca de 20 minutos até a vizinha praia de Itacarezinho, muito freqüentada por surfistas. O clima não está ajudando. O dia amanheceu nublado e até choveu um pouco. Mas não faz frio e o mar do sul da Bahia tem sempre águas mornas.
O forte sistema de segurança impede a aproximação de qualquer pessoa à praia. Um barco da Marinha intercepta embarcações que se aproximem. Um pequeno barco de pescadores foi obrigado a se retirar. A comitiva francesa ocupa 11 bangalôs do resort. Além da família do presidente, também estão lá dois casais brasileiros não identificados, e o pai de Carla Bruni, o empresário italiano Maurizio Remmert, que vive em São Paulo.
___________________________________________________
Ivanildo informa:
- Esse francês fez mesmo queixa ao Lula. Eu estava disfarçado de barraca de praia e ouvi-o dizendo que estava com medo de acabar levando uma sapatada de algum repórter baiano.

A Missa do Galo



O Papa Bento XVI celebrou nesta noite de Natal a tradicional Missa do Galo na basílica de São Pedro, no Vaticano. Milhares de pessoas assistiram à missa, que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Durante a celebração, a quarta de seu pontificado, Bento XVI fez um chamamento para que se ponha fim a todas as formas "abomináveis de abuso" contra as crianças, citando a pornografia e a utilização de jovens como soldados e instrumentos de violência.
- Pensemos nesta noite de maneira particular naquelas crianças a que são negados o amor dos pais, aquelas que não têm um lugar, os filhos que são utilizados brutalmente como soldados e convertidos em instrumentos de violência em lugar de serem instrumentos de reconciliação e de paz - disse.
Bento XVI também se referiu às crianças que "mediante a indústria da pornografia e de todas as outras formas abomináveis de abuso têm as almas profundamente feridas".
O Papa também fez um pedido para que "a luz de Belém toque o coração dos homens".
- Somente através da conversão dos corações, somente com uma mudança no íntimo de cada homem se pode superar a causa de todo este mal e vencer o poder maligno.
Ao se referir a Terra Santa, Bento XVI pediu aos fiéis para que o "país em que Jesus viveu e tanto amou" encontre a paz.
- Que termine o ódio e a violência, que se abra o caminho da compreensão recíproca e que se produza uma abertura dos corações. Que sejam abertas as fronteiras, que venha a paz.
A missa foi transmitida para mais de 60 países em cinco continentes. Ela começou com o anúncio do nascimento de Cristo e a leitura do antigo texto das "Kalendas". Em seguida, foi feita uma homenagem diante de uma imagem do menino Jesus realizada por várias crianças de todo o mundo. Ela foi concluída com um pedido do Papa a Deus para que Ele conceda a paz ao mundo.
___________________________________________________
Ivanildo, o irreverente:
- Continua a velha história: o peru é quem morre e a missa é do galo !
(O Globo on line)

E Agora, Henrique ?


Dilma Acelera o PAC em 2009



As concessões e licitações para as principais obras de rodovias, ferrovias, portos e energia do programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previstas totalizam a cifra de R$ 50,3 bilhões em 2009. O financiamento destes projetos, porém, é considerado a grande incógnita do programa, já que a crise internacional alterou o sistema de crédito mundial. Neste cenário, governo já estuda assumir, ao menos na fase inicial, algumas obras que seriam concedidas à iniciativa privada.
A meta do governo Lula, de acordo com o texto, é fazer de 2009 o melhor ano do PAC. Para isso, o Planalto está disposto a assumir algumas destas obras e , em um segundo momento de maior calmaria no mercado internacional, repassá-las à iniciativa privada. O modelo seria o mesmo da construção do trecho norte da ferrovia Norte-Sul, que só foi concedida à iniciativa privada - no caso, à Vale -, depois que a obra já estava ocorrendo, conduzida pela estatal Valec.
(foto: Dilma Roussef, a "mãe" do PAC)
____________________________________________________________
Ivanildo o observador:
A Ministra Dilma sabe das coisas. Preparando-se para 2010, ajeitou os olhos e o pescoço. Agora está "ajeitando" o PAC...

Comentários dos Leitores

Jorge Eduardo sobre o poema "A Mensagem de Natal do Bob's Blog":
Obrigado por essa bela mensagem de Natal.
Se ao longo do ano vivemos em meio ao turbilhão de acontecimentos de toda sorte, quando chega o Natal sinto um sopro de esperança na redenção da Humanidade.
A clássica mensagem "Feliz Natal", descontado o conteúdo comercial, quando trocada entre vizinhos; frentistas de postos; balconistas; motoristas de táxi; passageiros no mesmo elevador; quem quer que seja, é sincera, honesta e alvissareira.
Concluo meu comentário complementando a mensagem de Natal com essa oração:
CONCEDEI-ME SENHOR A SERENIDADE NECESSÁRIA PARA ACEITAR COMO SÃO AS COISAS QUE NÃO PODEMOS MODIFICAR.
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE PODEMOS E
SABEDORIA BASTANTE PARA DISTINGÜIR UMAS DAS OUTRAS.
__________________________________________________
Anônimo sobre a matéria "Jesus e Madona":
Não acho Madona lá essas coisas como show-woman, mas em termos de homens tem muito bom gosto. Esse Jesus é de arrasar !
__________________________________________________
Pedro Paulo sobre a matéria "A Favorita: Nem Donatela nem Flora":
Nem Donatela, nem Flora, nem Cristal. A Favorita é Lara...

As Gralhas Enfurecidas (026)

Três últimos capítulos publicados:
023 - em 19/12
024 - em 21/12
025 - em 24/12
___________________________________________________
O jantar com os colegas da GLS terminou muito tarde. Luiz Felipe não poderia faltar ao encontro com Mauro na manhã do dia seguinte, e não foi encontrar-se com Ana Maria, nem telefonou para dizer que não ia.
Às oito e meia estava na sala da secretária do Diretor de Marketing, que só chegou uma hora depois.
- Tudo bem, Luiz Felipe ?
- Tudo bem.
Conversaram amenidades por quinze minutos, tomaram chá, havia sempre chá na sala de Mauro, chá de diversos tipos e de diversas nacionalidades.
Luiz Felipe percebeu que, como sempre, Mauro estava demorando a entrar no assunto que o levara a chamá-lo, fosse ele qual fosse. Mas, pelo menos, não estava discursando sobre as tradicionais baboseiras da fraqueza da força nem lhe fora colocada a crucial pergunta sobre o trágico dilema Xerox versus Coca-Cola. Mas continuava filosofando...
Ernesto dizia que Mauro não falava, pregava, e, agora, estava pregando outras bobagens, e o tema era Sherlock, não o personagem do Conan Doyle, mas Sherlock, seu cão pastor.
Mauro informava que o cachorro sabia que era cachorro, gostava de ser cachorro e queria continuar sendo cachorro. Luiz Felipe estranhou que Mauro pudesse saber destas convicções do Sherlock porque, como ele mesmo dissera, o cão só faltava falar e, se não falava... Mas decidiu não questionar, porque, certamente, Mauro diria que o cão, não era cachorro, era cão, se comunicava através transmissão de pensamento.
Quando pareceu que Mauro ia começar a chegar aos finalmentes, como dizia Ernesto, o telefonou vermelho tocou.
Era uma linha privada através da qual o Presidente, o Vice-Presidente e Diretores da Matriz se comunicavam. Mauro ficou em pé e Luiz Felipe deduziu que era o Presidente. Mauro não tinha qualquer origem militar, mas sempre ficava em pé, quando atendia telefonemas do Presidente. Não era submissão, nem mesmo respeito. Ele achava que, em pé, raciocinava melhor.
Enquanto Mauro falava com o Presidente, a secretária entrou e disse que Suzana estava na outra linha. Como parecia que a conversa de Mauro com o Presidente ia demorar, ele já se sentara..., Luiz Felipe atendeu Suzana na sala da secretária.
- O que foi Suzana ? Você não larga nunca do meu pé ? Nem aqui ?
- Não sou eu, Dr. Luiz Felipe. Quem não está largando de seu pé é a Dona Ana Maria. Ela disse que o senhor não foi à casa dela ontem à noite e, pediu, não, mandou..., mandou dizer que está vindo para aqui e vai esperar na recepção até o senhor atendê-la.
Luiz Felipe ficou imaginando Ana Maria, que uma vez ele chamara de Napoleonazinha de quintal, esbravejando com Suzana, como se fosse ela a culpada pelo fato dele, Luiz Felipe, ter faltado ao encontro marcado.
Imaginou-a também na recepção de seu escritório, não necessariamente fazendo qualquer escândalo, mas, pelo menos, fornecendo farto material para o blablablá do próximo almoço de Luiz Felipe com os colegas. Esta visita não era conveniente.
Olhou para o relógio Gucci, presente que Ana Maria certamente comprara na Canal Street, em Nova Iorque, pensou durante cinco segundos, e decidiu:
- Telefona para ela e diga para ela me encontrar meio dia e meia, no restaurante japonês. Ela sabe qual é.
Voltou à sala do Mauro que, outra vez em pé, estava se despedindo do Presidente.
- Desculpe, Luiz Felipe, mas era o Presidente...
Deu ordens à secretária para não ser interrompido, saiu detrás de sua mesa e foi para o sofá. Abriu uma pasta de onde tirou algumas folhas de papel. Luiz Felipe conseguiu ver que havia um organograma.
Mauro falou sobre as novas plataformas, discursou longamente sobre os principais “call centers” da Europa e dos Estados Unidos, explicou mais longamente ainda porque resolvera adiar o lançamento, e colocou sobre a mesa de centro o organograma, com a parte escrita virada para baixo.
O núcleo neurótico penetrou sorrateiramente e, sentado sobre o braço da poltrona de Mauro, cochichou:
- Ele está escondendo o organograma. Você está fora... Entre com seu pedido de aposentadoria e vá para a pracinha jogar cartas.
Mauro pediu mais chá e prosseguiu:
- Estamos passando de uma para quatro plataformas. Este rapaz, de quem o Ernesto gosta muito, o Guilherme Sampaio, é o Superintendente da Plataforma de Assistência 24 Horas, e deve ser naturalmente o Superintendente da Plataforma de Aviso de Sinistro. Quem pede o reboque, no caso de acidente, vai poder avisar o sinistro. Parece-me, pois, lógico, que estas ações estejam sob a coordenação de uma só pessoa, ou seja, que o Superintendente seja um só para as duas plataformas. Você concorda ?
Luiz Felipe estava atônito... por que a conversa estava sendo com ele e não com Ernesto, o Diretor de Operações ? E a pergunta... era mais uma pergunta retórica, especialidade do Diretor de Marketing, ou era para ser respondida ?
Resolveu responder:
- Em princípio, sim. Mas há os reboques por causa de panes em que o segurado não tem nenhum sinistro para avisar.
- Claro, mas o percentual é pequeno...
Não era pequeno. Nos últimos doze meses, a quantidade de reboques acionados por causa de pane tinha representado mais de quarenta e sete por cento do total de reboques.
Mas, enfim, Luiz Felipe e todos na GLS sabiam, quando o Diretor de Marketing tinha tomado uma decisão, ainda que levasse muito tempo para tomar, jamais voltava atrás, e se as estatísticas não pudessem sustentar sua tese, ele simplesmente as ignorava, ou as interpretava a sua maneira. Em uma palestra para Diretores Regionais, justificando uma medida aparentemente estapafúrdia, ele chegou a afirmar que a estatística era a arte de errar com precisão.
Mas Luiz Felipe insistiu:
- Não é pequeno, Mauro. É quase cinqüenta por cento...
- Pois é... quase cinqüenta por cento é menos da metade... Ou não ?
Luiz Felipe apenas riu. Responder o quê ?
Mauro continuou:
- Então o Guilherme fica com duas plataformas. As outras duas são plataformas de informações, ou seja, informamos aos corretores os valores dos prêmios de seguros na Plataforma de Cálculo e na quarta, que podemos batizar de Serviço de Atendimento ao Cliente, se não aparecer um nome melhor, vamos prestar informações, registrar reclamações, sugestões etc etc e etc...
Fez uma pausa. Luiz Felipe achou que seria o indicado para as novas plataformas e não gostou. Estava esperando algo melhor. O núcleo neurótico estava tomando o resto de chá da xícara do Mauro e não se manifestou.
- Do que eu conheço e do que o Ernesto me fala, o gerente do Guilherme... como é o nome dele ?
- Rodrigo Barbosa.
- Pois é, segundo o Ernesto, este Rodrigo também é muito bom. Soube que ele disputou a vaga de Superintendente com o Guilherme e perdeu por causa da idade. Vamos, então, promovê-lo a Superintendente e ele fica com as plataformas de cálculo e de informações. O que você acha ?
Luiz Felipe entendeu que não ficaria com as novas plataformas, animou-se e disse que achava muito bom. Começou a elogiar o trabalho de Rodrigo, quando o telefone vermelho tocou outra vez.
Enquanto Mauro falava, Luiz Felipe tentava colocar em ordem seus pensamentos e, mais atônito, perguntava-se por que ele estava ali e não o seu Diretor ? Ernesto lhe dissera que Mauro queria conversar sobre o projeto da agência e estavam conversando sobre as promoções. Mas isto, concluiu, também era típico do Diretor de Marketing.
Ele desligou o telefone.
- Era o Stênio, o Diretor de Finanças. Nós tínhamos um almoço com o Presidente de uma corretora de São Paulo, mas ele não conseguiu vir. Ótimo, vamos almoçar e continuar nossa conversa. Você não tem nenhum compromisso para o almoço, tem ?
- Não.
Luiz Felipe pensou em Ana Maria e viu-a, sozinha, devorando os peixinhos crus e, depois, indo ao seu escritório para enterrar em seus olhos, ou em seu traseiro, os pauzinhos japoneses, lambuzados de molho de soja.
Subiram ao oitavo andar, onde ficava o restaurante freqüentado por quase todos os executivos da GLS.
Fora ali, Luiz Felipe estava recordando, que ele estivera com Rogério Campos, na penúltima entrevista antes de sua admissão na GLS. Decidiu, então, considerar que era um bom sinal estar almoçando, rodeado por Diretores, no mesmo local onde tudo começara e convenceu-se de que o todo poderoso Diretor de Marketing iria oferecer alguma coisa muito importante na estrutura da Companhia.
Seu raciocínio era muito simples e muito lógico. Se a partilha já fora feita, ficando Guilherme com mais uma plataforma, e Rodrigo com as outras duas, o que ele considerava uma ótima solução, não sobrava nenhuma plataforma para Luiz Felipe. Ele ficaria, então, com algum cargo acima dos Superintendentes. Estava imaginando-se como um super-superintendente ou, quem sabe ?, um Vice-Diretor, ou, por que não ?, um Diretor-Adjunto.
Mauro fez os pedidos sem consultar Luiz Felipe, mas ele não se importou. Sua excitação aumentava a cada minuto e ele já começara a senti-la no estômago. Ele comeria qualquer coisa, até os peixinhos vivos da Ana Maria ou não comeria coisa alguma, sem fazer qualquer diferença.
Mauro retomou o discurso, mas já tinha mudado de assunto.
Luiz Felipe lembrou-se de sua infância, nas matinês do cinema do subúrbio, quando o operador colocava o rolo errado e a história ficava sem sentido por alguns segundos, até começarem as vaias, e o Seu Raimundo perceber o engano.
Mauro tinha pulado um pedaço do enredo... tinha escolhido os papéis de Guilherme e de Rodrigo... mas e ele, onde ficava ? Seria um ator coadjuvante ou seria o Diretor do filme ?
Saíram do restaurante. Luiz Felipe olhou para o relógio digital da parede. Estava conversando com Mauro há quase cinco horas. Entraram de novo na sala, ele tomou chá, pediu licença a Luiz Felipe e falou ao telefone por quinze minutos, retornando três ligações. Uma delas, Luiz Felipe percebeu, era da agência de publicidade.
Separou alguns papéis e iniciou outro discurso:
- O orçamento do meu Departamento para o próximo ano é de três milhões e setecentos mil dólares, dos quais um milhão e duzentos mil estão destinados à publicidade. A GLS nunca separou tanto dinheiro para publicidade. É muita verba... nós temos que escolher muito bem onde aplicar, quer dizer, escolher a mídia apropriada, a melhor agência... aprovar o melhor projeto. O Ernesto escolheu você para ser o interface com a agência. Não sei se foi uma boa escolha.
Luiz Felipe notou indícios de irritação no discurso de Mauro.
- O Ernesto, você sabe, é um sujeito teimoso, e insistiu que esta atribuição fosse de alguém da equipe dele e não de alguém aqui do Marketing. Eu respeitei. Respeitei a decisão e aprovei a escolha porque você, lá, é o melhor para esta função. Mas agora... e vamos falar francamente....
Levantou-se, serviu-se de mais chá e ofereceu a Luiz Felipe.
- O Charles Spencer, você sabe, o Partner in Charge, me telefonou e disse que você não foi nada gentil com Teresa. Disse que você foi agressivo, muito irônico e ainda entrou em considerações sobre a vida pessoal do Diretor de Artes da agência, o Paulo César. Em suma, que você não foi nada profissional.
Luiz Felipe sentiu-se como o Hollyfield tendo a orelha quase decepada pela mordida do Mike Tyson, na luta a que assistira na TV, algumas horas antes. O núcleo neurótico, que estava sentado sobre a mesa ao lado do sofá, começou a rir e, com o melhor acento francês que pode encontrar, disse que aquele, certamente, seria “un jour pas comme les autres”.
Luiz Felipe recuperou-se muito depressa, sentindo que a orelha estava no mesmo lugar. Ele sabia que, mais cedo ou mais tarde, a observação surgiria, mas a esperava de Ernesto, e não do Diretor de Marketing.
Ele também sabia que devia haver alguma ligação muito forte entre o Mauro e a agência Mark and Spencer. Se não fosse assim, ela não teria a menor chance de se candidatar ao projeto, nem o sócio principal telefonaria para fazer queixas de seu comportamento. Mas... que ligação ? E quem teria relatado ao Charles Spencer o que ocorrera na reunião ? Teresa ou o misto de professor de História Egípcia e Diretor de Artes, o alegre Paulo César das gravatas borboletas ?
Ele fora realmente irônico, efetivamente agressivo, pouco profissional e, lembrava-se agora, tinha até pensado em telefonar para se desculpar. Não o fizera e não era a hora de fazê-lo. Mas tinha de se defender:
- Mauro, o projeto foi muito bem apresentado, a Teresa fez um bom trabalho, usou o power point... mas havia erros de português que nem o meu contínuo cometeria. Além disso, havia frases idiotas, demasiadamente óbvias. Em resumo, um trabalho muito bom na forma mas pobre de conteúdo. Fui irônico ? Fui, sempre fui, é o meu estilo. Agora, sobre agressividade... não sei, deve ser exagero do Paulo César, que, diga-se de passagem, é um rapaz muito sensível.
Fez uma pausa, pensando como tratar o item seguinte:
- Quanto a considerações sobre a vida pessoal do Paulo César... eu prefiro não comentar, porque aí, sim, eu estaria me metendo indevidamente em sua vida pessoal. Só posso lhe dizer que eu o conheci meses antes da reunião, em uma situação particularmente desagradável. Eu não sabia que ele era da agência e ele não sabia que eu era da GLS. Uma coincidência. Uma infeliz coincidência.
Mauro, como sempre, pareceu só ter ouvido o que lhe interessava e perguntou se Luiz Felipe iria dar parecer contrário ao projeto da agência.
Luiz Felipe disse que haveria uma nova reunião, na Mark and Spencer, durante a qual Teresa iria apresentar as modificações e, depois, então, ele chegaria a uma conclusão. Mas a resposta soou extremamente burocrática.
Luiz Felipe estava percebendo algo mais do que um simples interesse pelo projeto. E decidiu que pediria a Teresa para ir a seu apartamento, para eliminar a mensagem comprometedora no seu micro..., quando obteria as informações que estavam faltando para fechar aquele quebra-cabeças de mais de mil peças.
O jogo, fosse ele qual fosse, estava encerrado e não haveria prorrogação.
Luiz Felipe disse que manteria Mauro informado e perguntou se ele queria acompanhá-lo na reunião com a agência, na semana seguinte.
- Não, eu não vou. Quero manter a independência do Ernesto e a sua neste assunto. O que lhe peço é que você analise o projeto com muito profissionalismo. Eu tenho mais problemas do que você pensa aqui dentro. Para mim é muito importante que a Mark and Spencer faça um bom trabalho. Só isso.
Luiz Felipe lembrou-se de sua psicanalista e, uma vez mais, quis dar a última palavra:
- Eu sempre fui profissional e vou continuar sendo.
Lembrou-se do encontro com Teresa em seu apartamento e acrescentou, esforçando-se para não sorrir:
- Eu não tenho nem vou ter qualquer problema com a Teresa. Você pode ficar tranqüilo.
Ao caminhar para a porta, viu sobre a mesa o organograma, na mesma posição. Passou pela secretária e deu-lhe o chocolate de menta que apanhara no restaurante.
Na rua, lembrou-se do documentário do “Arquivo N” na TV, sobre o imperador Selassié, da Etiópia. Ele estava no Brasil quando houve um golpe militar em seu país. O que disseram na época foi que Selassié chegara como Selassié e voltara como Sei Lá Se Ainda Sou.
___________________________________________________
Capítulo 027 - Prevista a publicação para 28/12

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A Mensagem de Natal do Bob's Blog

PARTE DE NÓS (Autor Desconhecido)


Espero que você possa aceitar as coisas como elas são,
Sem pensar que tudo conspira contra você.
Porque parte de nós é entendimento,
Mas a outra parte é aprendizado.

Que você possa ter forças para vencer todos os seus medos,
Que no final possa alcançar todos os seus objetivos,
Porque parte de nós é cansaço,
Mas a outra parte é vontade.

Que tudo aquilo que vês e escutas possa lhe trazer conhecimento,
Que essa escolha possa ser longa e feliz,
Porque parte de nós é o que vivemos,
Mas a outra parte é o que esperamos.

Que a manhã possa lhe oferecer todo dia a divina luz,
Que você possa fazê-la seu único e verdadeiro caminho,
Porque parte de nós é dúvida,
Mas a outra parte é crença.

Que você possa aprender a perder sem se sentir derrotado,
Que isso possa fazer você cada vez mais guerreiro,
Porque parte de nós é o que temos,
Mas a outra parte é sonho.

Que durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros,
Que você possa aceitar que só quem soube a sombra pode saber a luz,
Porque parte de nós é angústia,
Mas a outra parte é conforto.

Que você nunca deixe de acreditar,
Que nunca perca sua fé,
Porque parte de Deus é amor…
E a outra parte também.







(Autor Desconhecido)

Brasileiro ou Português - Jerônimo R. de Moraes Neto (O Globo)

Segundo Douglas Tufano, autor do "Guia Prático da Nova Ortografia" (Editora Melhoramentos), o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16/12/1990, e aprovado no Brasil pelo decreto legislativo número 54, de 18/4/1995, é meramente ortográfico, restringindo-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. O autor afirma ser um passo em direção à pretendida unificação ortográfica dos países de língua portuguesa.
Há diferença entre língua escrita e língua falada ? Partimos da oralidade para a escritura ou da escritura para a oralidade ? Para o renomado lingüista suíço Ferdinand de Saussure, "uma língua encontra sua expressão em uma realidade fônica". Portanto, nós não podemos pensar que existam duas línguas, dois sistemas diferentes, um oral e outro escrito; somente as condições de emissão, pressões de origem social e os recursos por uma técnica, a escritura, podem nos dar esta ilusão. Na realidade, a escritura nada mais é que a sinalização da própria língua.
Esse novo acordo ortográfico desperta nossa atenção para muitos aspectos. No caderno Economia do Globo (18/10/2008), deparamo-nos com a seguinte manchete: "Empurrão para construção civil". De acordo com a nova ortografia, o acento agudo de pára (verbo parar, presente do indicativo) não mais existirá. Analogamente, ao exemplo dado acima, poderíamos dizer: "Crise para construção civil." Conseqüentemente, tal frase, na escritura, ficará ambígua. Não saberemos se a crise vai parar a construção civil ou se existe uma crise que atingirá a construção civil.
Tem mais lógica a manutenção deste acento diferencial na oposição verbo/preposição que em pôr (verbo) e a preposição por, cujo acento circunflexo será mantido. Pior é a supressão do trema como em agüentar, lingüiça, bilingüe, dentre outras palavras. Será difícil, sobretudo para o aluno iniciante, o professor fazê-lo entender o que é ditongo na oralidade e sua ausência na escritura.
Sabemos que, no Português de Portugal, tais palavras acima citadas, bem como lingüítica, ensangüentado, qüinqüenio, cinqüenta, eloqüente, na sua escritura elas não recebem o trema. Por que não prevalecer o inverso, isto é, passarmos a tremá-las como fazemos no Brasil ? Seria mais coerente.
Quando trabalhamos como professor de Português e de Cultura Brasileira em diferentes universidades francesas, desde 1975, a matéria que lecionávamos não era Português, mas Brasileiro. Se levarmos em conta as variações da língua portuguesa falada em Portugal e no Brasil, seja na fonologia, na morfologia, na sintaxe e, sobretudo, na semântica, poderemos dizer que os franceses têm razão. Além disso, no que tange à quantidade de falantes e escreventes da língua portuguesa, é importante dizer que 90 % é brasileira.
Unificaremos a ortografia do Português ou passaremos a falar e escrever o Brasileiro ?
___________________________________________________
Jerônimo R. de Moraes Neto é professor da Universidade Fedral do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual do Rio.
____________________________________________________________

ENTRE NOS COMENTÁRIOS E DÊ SUA OPINIÃO. VAMOS FALAR E ESCREVER BRASILEIRO ? VAMOS EXIGIR A MANUTENÇÃO DO TREMA ?

A Favorita: Nem Donatela nem Flora



Fiorella Mattheis (foto) vai fazer uma participação especialíssima nos próximos capítulos de ‘A favorita’. Ela será Cristal, uma garota de programa contratada por Donatela (Claudia Raia) para seduzir Dodi (Murilo Benício) no dia de seu casamento com Flora (Patricia Pillar). Cafajeste, ele entrará no joguinho de sedução dela durante a festa, sem que Flora perceba. Eles combinarão de se encontrar no dia seguinte, e Donatela armará para que Dodi seja pego em flagrante pela policia com posse de drogas. Ela entrará no ar dia 2 de janeiro.

Diálogo Surrealista

Morador de São Conrado ao telefone com o Corpo de Bombeiros:
- Tem um porco espinho no meu quintal. Tenho receio de que se eu enxotá-lo e venha a ser atropelado na rua.
Plantonista do Corpo de Bombeiros:
- Não temos equipe para isso. Faz uma coisa. Pede para ele tomar cuidado, olhar para os lados antes de atravessar. (Joaquim Ferreira dos Santos, O Globo. 18/12)

___________________________________________________
Bob's Blog é Cultura:
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primariamente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo, reunindo artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo e posteriormente expandido para outros países. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Seus representantes mais conhecidos são Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí (foto) no campo das artes plásticas, André Breton, na literatura e Luis Buñuel no cinema.