segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Para impulsionar campanha, Obama critica convenção republicana


Presidente acusou rival de não oferecer ideias novas


URBANDALE, Iowa - O presidente dos EUA, Barack Obama, tentou impulsionar sua campanha de reeleição, neste sábado, com uma forte crítica à convenção republicana, e pediu a seus partidários para que emitam seus votos o quanto antes. Falando perante uma multidão de 10 mil pessoas no estado de Iowa, Obama disse que seu rival, Mitt Romney, e os apoiantes republicanos não ofereceram novas ideias em sua convenção nacional, em Tampa.
— O que eles ofereceram nesses três dias foi, em grande parte, uma campanha mais apropriada para o século passado. Devíamos tê-la visto na televisão em preto e branco — disse Obama.
Romney criticou Obama por não mencionar os conflitos no Afeganistão ou seus planos de saúde para veteranos de guerra em seu discurso, acrescentando que ele não conseguiu delinear um plano credível para impulsionar a economia.
— Se falou muito sobre verdades duras e decisões ousadas (...), mas ninguém se preocupou em apontar quais eram — disse o presidente, sobre as críticas.
Obama está se preparando para a estreia na convenção democrata, na quinta-feira, em Charlotte, Carolina do Norte, onde ele vai entregar o argumento para a reeleição em um estádio de futebol que pode acomodar cerca de 75 mil. Seu discurso provavelmente oferecá poucas surpresas: Obama vem dizendo desde junho que as eleições são uma escolha entre continuar as políticas implementadas durante seu primeiro mandato, e manter as reformas de saúde e aumentar os gastos com educação, ou de regresso, aplicadas durante a administração do presidente republicano George W. Bush, que prejudicou a classe média para reduzir os impostos para os ricos.
Romney parece ter ganhado pouco terreno em seu discurso de alto nível, no final da convenção republicana. Apesar de ter sido assistido por 30 milhões de espectadores, boa parte das discussões posteiores tiveram foco na apresentação do ator Clint Eastwood, que falou antes de Romney em uma estranha e às vezes incoerente crítica a Obama.
Enquete
A modesta recuperação de popularidade de Romney registrada durante a convenção republicana parece ter desaparecido, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos, e Obama lidera agora com 44% contra 43% de seu rival.
O desempenho global da corrida mudou pouco nos últimos meses e os dois lados dizem que esperam que as eleições sejam muito disputadas. Embora faltem meses para a eleição de 6 de novembro, os eleitores já começam a votar em algumas semanas. Iowa vai abrir as eleições o em 27 de setembro, enquanto Virginia, outro estado-chave nas eleições, vai abrir a votação em 22 de setembro.

Nenhum comentário: