sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A Palavra do Dia: Bullying

Recentemente, no interior de São Paulo, um garoto gago de 9 anos foi alvo, na saída da escola, de socos e pontapés na cabeça e nas costas, desferidos por pelo menos cinco meninos, todos com menos de 12 anos. Segundo a delegada responsável pela apuração dos fatos, o menor vinha constantemente sendo vítima de bullying pelos colegas de escola, por conta de seu problema de fala.
A palavra “bullying” é um termo emprestado da língua inglesa e designa a agressão intencional e repetida que se pratica sem motivo aparente, com o uso de força ou de poder, para intimidar alguém. É uma pratica comum em ambiente escolar e se caracteriza por ações discriminatórias.

Definição do “iDicionário Aulete”: (ing. /búlin/) sm.1. Pedag. Psi. Termo que compreende toda forma de agressão, intencional e repetida, sem motivo aparente, em que se faz uso do poder ou força para intimidar ou perseguir alguém, que pode ficar traumatizado, com baixa autoestima ou problemas de relacionamento [ A prática de bullying é comum em ambiente escolar, entre alunos, e caracteriza-se por atitudes discriminatórias, uso de apelidos pejorativos, agressões físicas, etc ]---

Um comentário:

Alberto del Castillo disse...

Bull (touro em inglês) a raiz desta palavra, tem tudo a ver com a truculência do animal ao defender sua primazia sobre as vacas de plantão.