domingo, 4 de outubro de 2009

A Palavra do Dia: Ultimato

Depois de dar um ultimato ao governo brasileiro exigindo que decidisse em 10 dias qual a situação do presidente deposto Manuel Zelaya, asilado na embaixada brasileira na capital de Honduras, o governo interino daquele país recuou, retirando o ultimato.


A palavra “ultimato” tem a sua origem no latim 'ultimatum' e designa, no texto acima, uma proposta ou condição que um governo faz ou apresenta a outro, geralmente envolvendo motivo de interesse nacional e cuja recusa é seguida de medidas mais duras.


Definição do “iDicionário Aulete”:s. m. últimas moléculas, a que um corpo pode ser reduzido (consoante certas teorias). (Diplom.) Últimas propostas ou condições que uma potência faz ou apresenta a outra em caso de dúvida ou questão, por motivo de interesse nacional ou outro de alta importância política e cuja recusa é seguida de uma declaração de guerra. (P. ext.) Declaração definitiva e irrevogável; última palavra. F. lat. Ultimatum.

Um comentário:

Alberto del Castillo disse...

Pelo que entendi em Honduras o significado de ultimato é mais abrangente que no Brasil. Lá inclui também o conceito de penultimato.