terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rio 2016

A cidade do Rio começa a se mover: projetos da área de transporte que estavam engarrafados nos corredores da burocracia estão tendo a sua implantação acelerada. No domingo, o vice-governador Luiz Fernando Pezão anunciou que as obras do metrô entre a Barra e a Zona Sul serão iniciadas até dezembro. Ainda em meio às comemorações pela vitória do Rio como sede das Olimpíadas de 2016, o prefeito Eduardo Paes prometeu dar a partida, também ainda este ano, em dois corredores expressos para ônibus (Bus Rapid Transit, ou BRT): um deles ligando a Barra da Tijuca à Penha (o T-5), orçado em R$ 900 milhões, e outro unindo Santa Cruz à Barra pelo Túnel da Grota Funda, ao custo de R$ 300 milhões.

O maior desafio deverá ser o metrô Barra-Zona Sul, que prevê o prolongamento da Linha 1, da estação General Osório - com inauguração marcada para dezembro - até a Gávea, onde se encontraria com o trecho da Linha 4 entre a Gávea e o Jardim Oceânico, na Barra. A obra, com 13,5 quilômetros e seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Leblon, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico), está orçada em R$ 2,8 bilhões. Para cumprir a meta, o metrô teria de acelerar o ritmo. Desde 1998, a cidade ganhou, em média, uma estação a cada quatro anos. Mas, levando-se em conta as 33 existentes, o tempo aumenta: de 1975, quando foram iniciadas as obras do metrô, até 2007, quando ele chegou ao Corte de Cantagalo, o Rio abriu uma estação a cada 11,6 meses. - Se tiver dinheiro e pessoas competentes trabalhando, é possível terminar a obra ainda a tempo da Copa do Mundo de 2014 - afirma o engenheiro Fernando Mac Dowell, que foi presidente do metrô no início de sua implantação.
A experiência de Pequim, na China, sede das Olimpíadas de 2008, também mostra que o tempo não é obstáculo. Depois de ser escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a cidade construiu quatro novas linhas de metrô, ficando com um total de sete.
As obras do metrô Barra-Zona Sul começarão pelo Jardim Oceânico, segundo informou o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. Ele disse que o projeto já está licitado e conta com estudo de impacto ambiental, o que pode acelerar o processo.

3 comentários:

Alberto del Castillo disse...

A vontade não basta, o trabalho e o dinheiro são indispensáveis para a realização dos sonhos dos cariocas. Seria interessante conseguir a adesão dos ambientalistas pois não queremos que minhocas corram o risco de extinção com a construção do novo metro.

AAreal disse...

Como disse Roger Agnelli, "Se tudo que foi prometido for realmente aplicado, teremos um Rio maravilhosos."

Paulo Moraes disse...

Sou um eterno otimista. Tento sempre acreditar nas pessoas, mas como acreditar que em 7 anos será feito o que não foi nos últimos 40 anos?
Eu era muito jovem em 1960 quando o Carlos Lacerda assumiu o governo do Estado da Guanabara, mas lembro que o estado tinha sérios problemas de abastecimento de água, de saneamento e ele trabalhou para resolver. Construção de avenidas, tuneis, recuperação de prédios publicos, parque do Flamengo entre outras.
Depois dele quem fez mais alguma coisa?
Acho que a "dupla" Cabral e Paes estão tentando fazer algo pelo Rio. Mas temos falta de hospitais, o sistema na segurança do estado é péssimo, o choque de ordem é dado, mas quando termina continua tudo na mesma.............
Então como se ter um sistema de transportes, de hospedagens, de segurança, de hospitais para as olimpiadas se nem o básico nós temos?
Por tudo isto desta vez não estou acreditando.