sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pobres Trabalham o Dobro dos Ricos para pagar impostos - Antônio Tulio Lima Severo Jr

Um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar novas desonerações tributárias para o setor produtivo, o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgou ontem estudo que mostra que os brasileiros mais pobres têm que trabalhar 197 dias do ano para pagar os tributos cobrados pela União, estados e municípios. É quase o dobro dos 106 dias de esforço exigido dos brasileiros mais ricos do País, que ganham acima de 30 salários-mínimos. Trata-se de uma diferença de três meses e meio em relação ao esforço dos trabalhadores mais pobres com renda de até dois salários-mínimos. Com base na carga tributária de 2008, o estudo do Ipea, que é um órgão de pesquisa do governo federal, mostra que esse desequilíbrio histórico da economia vem aumentando e está longe de ser resolvido. De 2004 para 2008, o comprometimento da renda com o pagamento de tributos dos brasileiros aumentou mais para os pobres, aprofundando a distância que os separa dos brasileiros mais ricos.

2 comentários:

Alberto del Castillo disse...

Lord Kelvin no século XXIX fez uma declaração inspirada:
"Enquanto não associarmos números aos fenômenos que estudamos, nosso conhecimento será deficiente".
Os números divulgados pelo IPEA dão uma medida do descompasso da justiça social em nosso país. Apesar do ufanismo retórico imbecil de nossos políticos demagogos nossa situação é calamitosa.
Outro valor a ser aferido é o de distribuição de riqueza no Brasil. Os últimos dados divulgados indicam que :
Os 10% mais ricos detem 50% da renda nacional e os 50% mais pobres detem 12% da renda brasileira. Apenas o meio desta pirâmide apresenta uma distribuição razoável, 40% da população detem 38% da renda.
Enquanto não mudarmos esta situação os ricos são nababos e os pobres são miseráveis.

Alberto del Castillo disse...

O século é XIX e não XXIX. Ainda não sou capaz de prever o futuro.