segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dutra se Defende





José Eduardo Dutra, (foto) ex-senador e ex-presidente do PT e da Petrobras, enviou uma carta ao GLOBO em que contesta as informações publicadas na página 3 de ontem. Seguem alguns trechos da carta:
"A matéria (...) não se deu ao trabalho de apurar desde quando essa nova diretoria vem sendo discutida na Petrobras, se outras empresas do mesmo porte têm diretorias equivalentes, enfim, se a sua criação se justifica. (...) Se essa apuração tivesse sido minimamente feita, veriam que este assunto vem sendo discutido na Petrobras desde 2009. Veriam que, em 2010, o [Sérgio] Gabrielli deu entrevista falando da necessidade de criação dessa nova diretoria.
Para comparar com a estrutura organizacional de outras empresas, não precisava ir muito longe. Basta acessar o site da Vale e constatar que esta tem a sua alta administração composta por um presidente e sete diretorias, uma a mais do que a Petrobras. Além das diretorias das áreas de negócios e financeira, conta com uma voltada para RH, Adm, etc. Ou seja, uma diretoria corporativa, em moldes semelhantes à que está sendo criada na Petrobras.
A matéria em momento algum analisa se eu teria ou não capacidade para ocupar este cargo. (...) O que importa é me carimbar como alguém que conseguiu a sua ‘boquinha’. No caso, dada a importância do cargo, a sua ‘bocona’.
Meu passado de ex-senador e ex-presidente da Petrobras e da BR não tem a mínima importância. (...) Os indicadores econômicos destas duas empresas, no período em que as presidi, são públicos e deveriam servir para sepultar as desconfianças que acompanharam a minha indicação para presidir a Petrobras, em 2003.
Gostaria de lembrar também que não estou desempregado, trabalho desde novembro como consultor da presidência da Petrobras. Informo também que meu nome ainda não foi oficializado como diretor da empresa.
Por último, se o objetivo era só me dar um cargo, eu poderia ocupar uma das duas diretorias que ficarão vagas com a saída do [Guilherme] Estrella e a ida da Graça [Foster] para a presidência. (...)"

NOTA DE REDAÇÃO: O GLOBO errou ao afirmar na reportagem da pág. 3 de sábado que a diretoria Corporativa da Petrobras foi criada só para abrigar José Eduardo Dutra. A diretoria está em gestação na empresa há cerca de dois anos. Em 2009, ela foi aprovada pela diretoria executiva da Petrobras. Sua implementação, contudo, está sendo efetivada apenas agora.

Um comentário:

Alberto disse...

Só faltou justificar como a diretoria contribuiria para um melhor desempenho da Petrobras.