quarta-feira, 29 de julho de 2009

Lula na Paraíba


Com um discurso um pouco diferente do que vem fazendo até agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo, nesta terça-feira, em Campina Grande, na Paraíba, para que o Senado resolva logo a crise que assola a Casa.
Em entrevista à emissora local de rádio, e sem citar o nome do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), Lula pediu aos senadores para que, na volta do recesso, se reúnam e digam o que estão querendo para o Senado.
- O Senado tem maioridade para resolver os seus problemas e não pode deixar a coisa esticar, esticar, esticar, porque, a cada dia, se você tem uma novidade, por menor que ela seja no jornal, vai criando um desgaste para a instituição - disse Lula, que está em Campina Grande para inaugurar escolas técnicas federais e um trecho de rodovia que liga o município à capital João Pessoa.
Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Lula não deve fazer novas defesas públicas de Sarney, desgastado após sucessivos escândalos, mas ainda quer a manutenção do aliado no comando do Senado, por temer que a oposição assuma o cargo em caso de licença.
" Não é possível as pessoas permitirem que a instituição vá sofrendo esses desgastes, porque isso mata as pessoas e a instituição "
- Não é possível as pessoas permitirem que a instituição vá sofrendo esses desgastes, desgastes, desgastes, porque isso mata as pessoas e a instituição - acrescentou.
Lula disse ainda que está trabalhando para construir uma grande aliança nacional para as eleições 2010 com o PMDB, partido de Sarney.Na véspera, o Palácio do Planalto desautorizou publicamente o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), que divulgara nota sugerindo o afastamento de Sarney. Segundo o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), a nota não representa a vontade da bancada de 12 senadores, mas apenas de um ou dois petistas.
Na semana passada, Lula pediu cuidado na investigação sobre Sarney. Em entrevista à Rádio Globo, o presidente afirmou que nem todos os crimes são "para pena de morte" e disse que é preciso saber o "tamanho do crime". PSDB vai ao Conselho de Ética contra Sarney
Também nesta terça-feira, a bancada do PSDB no Senado deve protocolar no Conselho de Ética da Casa uma representação por quebra de decoro parlamentar contra Sarney. O partido deve listar todas as suspeitas de irregularidades que pesam sobre ele , principalmente sua particip~ção direta na edição do ato secreto para nomear o namorado da neta para um cargo na Casa .

A Frase do Dia



"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade".



(C. Drummond de Andrade)

Para Relaxar: Ney Matogrosso


Ney Matogrosso é o ganhador do Prêmio Shell de Música 2009. O resultado foi anunciado pela organização do prêmio na manhã desta terça-feira. Pelo segundo ano consecutivo, o reconhecimento é conferido a um artista por sua contribuição ao cenário musical brasileiro, desde que o regulamento foi alterado no ano passado, permitindo que intérpretes, além de compositores, ganhem o troféu.Ney Matogrosso foi escolhido pelo júri formado pelos jornalistas Antônio Carlos Miguel (O Globo) e Marcus Preto (Folha de S.Paulo), pelos produtores Bruno Levinson e Liminha, a cantora Roberta Sá, o jornalista e crítico musical Tárik de Souza e o músico e compositor Léo Gandelman. A entrega do Prêmio será realizada em um show no Rio de Janeiro, ainda sem data confirmada.- Escolhemos o Ney pela sua atemporalidade e forma como trabalha com diferentes estilos musicais. Ele pode ser considerado um cantor-produtor devido à cuidadosa escolha do repertório que interpreta e dos músicos que o acompanham, além de trazer à cena novos compositores - justificou Roberta Sá.Ney de Souza Pereira adotou seu nome artístico (Ney Matogrosso) em 1971, ano em que passou a integrar o grupo Secos e Molhados. O cantor tornou-se mais conhecido com o sucesso da banda, chamando a atenção pela voz e atuação sempre teatral no palco. Alguns anos depois, seguiu carreira solo, sendo até hoje conhecido pela performance executada

Fenomenal - Vídeo

Cartas ao Ivanildo

Sobre a matéria "Quem Mudou ? - Hugo Hamann":
Antônio Fernando Esteves:
O Aloísio agora fez ouvido de Mercadante.

Sobre a matéria "Múcio: Governo Mantém apoio a Sarney":
Antônio Fernando Esteves:
Aguardarei pronunciamento do Mercadante sobre essas declarações do PT.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Múcio: Governo Mantém apoio a Sarney


O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, (foto) afirmou nesta segunda-feira que o governo mantém o apoio à permanência de José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado. Ainda segundo Múcio, a avaliação do governo é de que a nota divulgada na sexta-feira pelo líder do \PT no Senado. Aloizio Mercadante (SP), não reflete a opinião de toda a bancada petista. A nota afirma que a bancada continua defendendo o afastamento temporário de Sarney.
- Avaliamos que isso não é um movimento do PT, imaginamos que seja um posicionamento de um ou dois senadores. Como o Senado está em recesso, muitos estão fora. Estamos esperando que a poeira baixe para conversar na próxima semana - disse Mucio, que participou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião de coordenação política na manhã desta segunda-feira.
Ao ser lembrando que a nota partiu do líder do partido no Senado, Múcio insistiu que é preciso ver se houve um movimento de toda a bancada.
- Precisamos ver se houve um movimento da bancada inteira, visto que o presidente conversou com ela 15 dias antes disso tudo acontecer.
Nem mesmo os aliados acreditam que Lula volte a enquadrar o PT, cobrando um novo recuo da bancada no Senado, depois da nota de Mercadante. Mas Lula, afirmam interlocutores, interpretou a nota não como uma mudança de postura da bancada, e sim como uma manifestação de Mercadante como líder. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Lula não deve fazer novas defesas públicas de Sarney, mas ainda quer a manutenção do aliado no comando do Senado, por temer que a oposição assuma o cargo em caso de licença. Aliados acreditam que Sarney não resistirá à pressão
Fragilizado e sem a certeza de ainda ter maioria consolidada no Senado, Sarney está sendo pressionado a decidir seu destino político em agosto, quando acaba o recesso do Congresso. Aliados da base governista no Senado apostam que Sarney não resistirá à pressão cada vez mais forte das ruas após a divulgação de gravações da Polícia Federal, que ligam Sarney à edição de atos secretos e nomeação de parentes, e tentarão articular uma solução negociada com o próprio Sarney.Hoje, o presidente do Senado não tem mais a certeza de que dispõe dos 41 votos necessários para barrar, no plenário da Casa, qualquer iniciativa de retirá-lo do cargo.

Um Soldado Gay Inglês


No seio da Guarda de Coldstream, onde a testosterona costuma ditar o comportamento de dezenas de soldados britânicos, o então tenente Mark Wakeling era conhecido como "brutamontes". Entre seus colegas, o rapaz sempre se orgulhava de ser o mais durão, aquele com a melhor forma física, e, obviamente, o mais agressivo. O militar não só ria de piadas homofóbicas, como dizia que era o mais hetero dos heterossexuais. Mas após um colega de pelotão admitir ser gay, o tenente imediatamente mudou o discurso. Há 10 anos, Wakeling assumiu sua homossexualidade e, este mês, pela primeira vez na História, a capa da "Soldier", revista oficial do Exército britânico, mostra o soldado gay e fardado James Wharton sob o título "Orgulho".
A edição mostra que uma década após as Forças Armadas suspenderem a proibição de homossexuais na caserna, o Exército finalmente se sente à vontade com o novo perfil de seus componentes.
Militares britânicos hoje marcham em paradas gays em seus uniformes e há, poucos meses, o chefe do Exército, general Richard Dannatt, fez História ao discursar em um congresso da comunidade LGBT.
Para Wakeling, que interrompeu a sua carreira militar devido à opção sexual, a notícia da capa com o soldado Wharton pode abrir novos caminhos.
- Não tenho palavras para dizer o quão fantástico é para eles (militares) serem eles mesmos. Me arrependo por ter desistido. Sinto que não atingi as minhas ambições no Exército. Foi trágico. Eu era um bom soldado e poderia ter tido uma carreira bem sucedida - explicou Wakeling
A mudança que permitiu o serviço de homossexuais no Exército britânico ocorreu em janeiro de 2000, após dois anos de batalha na Justiça envolvendo três gays e uma lésbica liberados da Marinha Real e da Força Aérea Britânica (RAF) após a descoberta de sua homossexualidade.
Não há números oficiais de homossexuais no Exército britânico, mas estima-se que 8% da instituição (14 mil) sejam gays. Alguns, no entanto, ainda são cautelosos. Uma pesquisas do site proud2serve mostra que dois terços assumem a homossexualidade para colegas.

No Senado...

Um homem passa pela porta do plenário do Senado e escuta uma gritaria que saia de dentro:
“Filho da Puta, Ladrão, Salafrário, Assassino, Traficante, Mentiroso, Pedófilo,Vagabundo, Sem Vergonha, Preguiçoso de Merda. Vendido, Assaltante...”
Assustado o homem pergunta ao segurança parado na porta:
- O que esta acontecendo ai dentro?, estão brigando.
- Não - responde o segurança,- Acho que estão fazendo a chamada.

Quem Mudou ? - Hugo Hamann

Parecem, no mínimo, curiosos os atuais arroubos de ética e probidade do senador Mercadante com relação à Sarney como presidente do Senado. Quando Sarney ocupou o mesmo cargo no primeiro governo Lula, Mercadante fez ouvidos de mercador diante das inúmeras acusações que sempre pautaram a trajetória política do imortal "coronel" do Maranhão, conveniente aliado na ocasião. Mudou o senador Sarney ou mudaram os moralistas de plantão do PT?

A Palavra do Dia - Laudo

O IML de Recife divulgou no último dia 18 o laudo sobre a morte do pugilista Arturo Gatti, que foi encontrado morto no início do mês em um “flat”, no estado de Pernambuco.

A palavra “laudo” é um substantivo masculino com origem no termo latino de grafia similar , que que designa o documento de conclusão de exame, perícia, avaliação, etc.. de uma ocorrência, e que contém geralmente o parecer técnico sobre ela..

Definição do “iDicionário Aulete”:(lau.do) sm.1. Texto com parecer técnico (de médico, engenheiro, perito) como conclusão de exame, perícia, avaliação.[F.: Do lat. laudo ?eu louvo?, do v. laudare, substv.]

O Julgamento de Sadam - Vídeo

Cartas ao Ivanildo

Sobre a matéria "Fim de Festa - Jorge Bastos Moreno":
Antônio Fernando Esteves:
Só acredito no final- "fazer campanha eleitoral".

Sobre a matéria "Rápido e Ruim - Luiz Garcia":
Antônio Fernando Esteves:
É desanimador mas temos que continuar lutando contra isso.

Sobre a matéria "Hamlet com Sotaque Baiano":
Rafael Kafka:
Hamlet sapateando?As pessoas rindo?Hamlet é uma tragédia, pelo amor de DEUS, não é para rir, é para refletir sobre o lado obscuro da alma, sobre o tênue limite entre amor e ódio, vida e morte!
Concordo, integralmente, com o que o Senhor Del Castillo afirma, as pessoas não conhecem a obra original e aplaudem como focas!

domingo, 26 de julho de 2009

Rápido e Ruim - Luiz Garcia

Para quem reclama da lentidão na tramitação de projetos de lei no Congresso: a Câmara dos Deputados acaba de aprovar um deles em apenas 40 dias, incluindo redação, discussão e aprovação. É notável exemplo de agilidade parlamentar, tão frequentemente lamentada pela sua ausência na rotina do Legislativo.
Só um detalhe, que provavelmente a maioria dos deputados considera desprezível, faz com que essa notícia não seja tão boa quanto parece: trata-se de um substitutivo da reforma eleitoral, na qual deputados e senadores têm interesse direto - e não necessariamente no bom sentido.
Como registrou outro dia o vigilante site "Congresso em foco", a proposta dos deputados afrouxou consideravelmente os obstáculos legais às candidaturas de cidadãos com problemas na Justiça. Por exemplo, as contas da campanha eleitoral devem ser apresentadas - mas não necessariamente aprovadas. E desaparece a exigência de que o registro da candidatura dependa da aprovação das contas da campanha eleitoral. Basta que elas sejam apresentadas: serão julgadas a longo prazo.
Em outro item, é suavizada e adiada a punição dos políticos que atropelam os prazos da propaganda eleitoral. A pena mínima nesses casos cai de R$ 10 mil para R$ 5 mil. Há ainda o problema das doações ocultas, que são feitas aos partidos e não aos candidatos, embora tenham endereço certo. O destino do dinheiro só será identificado com a prestação de contas dos partidos - e isso só acontece em meados do ano seguinte ao das eleições. Assim, esconde-se do eleitor uma informação importante, talvez decisiva, para a escolha de seus representantes.
Como disse o professor David Fleischer da Universidade de Brasília, o projeto é "um monstrengo". Tem toda a cara disso: num momento em que a classe política está com seu prestígio em queda aos olhos do eleitorado, a opinião pública pede mais severidade e discernimento nas regras do processo eleitoral. O projeto aprovado pela Câmara parece ser o oposto disso.
É claro que o Senado pode dar um banho de severidade e espírito público nas normas de campanha. Para valer nas próximas eleições, o projeto tem de ser aprovado, sem alterações, até 30 de setembro. Mas com tantos senadores em fase de bola murcha, é bem possível que a mudança para pior não aconteça.
As regras atuais com certeza merecem aperfeiçoamento, mas, pelo visto, em sentido oposto às mudanças aprovadas com rara agilidade pelos deputados.

Fim de Festa - Jorge Bastos Moreno



Lula tem dito a todo mundo que não vai arredar o pé do Brasil em 2010.
Quer acompanhar de perto as obras do último ano de seu governo, arrumar a casa para o sucessor e fazer campanha eleitoral.

(O Globo, 25/7)

A Palavra do Dia: Prontuário

Semana passada, o Ministério Público do Estado do Piauí entrou com um pedido para ter acesso ao prontuário médico de um bebê que sofreu queimaduras enquanto estava internado em um hospital daquele estado.

O termo “prontuário” é um substantivo masculino que tem a sua origem no latim 'promptuarium'. A palavra designa, no texto acima, a ficha com antecedentes e informações importantes sobre determinada pessoa ou sobre algo, como um prontuário médico, policial, etc..

Definição do “iDicionário Aulete”:(pron.tu:á.ri:o) Doc. Substantivo masculino.
1. Fichário ou ficha que contém informações e antecedentes importantes a respeito de alguém ou de algo (prontuário médico; prontuário policial)
2. Bras. Fig. O conjunto dessas informações
3. Lus. Publicação que contém uma matéria resumida, de modo a se encontrar prontamente o que se quer saber; MANUAL
4. Lugar onde se guardam ou arquivam coisas importantes de que se pode fazer uso a qualquer momento[F.: Do lat. promptuarium.]_

Como se Dançava o Rock - Vídeo

Cartas ao Ivanildo

Sobre a matéria "Bolsa Família: 2,9 milhões de votos a Lula":
Antônio Fernando Esteves:
Ivanildo,podemos sugerir o fim da Bolsa Família e avaliar o eflexo nas urnas. Assim não ficamos envolvidos por números mirabolantes.

Alberto del Castillo:
Até que outro estudo seja apresentado, estes números parecem indicar que os críticos do Bolsa Família não têm razão em atribuir a grande popularidade do Lula a este fundo assistencial. As análises simplistas sempre conduzem a erros gerados por paixões políticas.

Sobre a matéria "O Retorno de Zelaya":
Alberto del Castillo:
O retorno simbólico do presidente simbólico foi uma provocação simbólica para provocar a manifestação de palpiteiros simbólicos como Lula e Hillary.Onde anda nossa velha política de autodeterminação dos povos?

sábado, 25 de julho de 2009

Bafômetro - Vídeo

A Palavra do Dia: Fidedigno

Ao comentar o lançamento de um documentário sobre a trajetória do grupo humorístico inglês Monty Python, um dos integrantes da trupe disse: "Este é um documentário pelo qual sempre esperei - algo tão completo e fidedigno que eu não preciso sequer assistir"

O termo “fidedigno” é um adjetivo e tem sua origem numa locução latina, “fide dignus”, que significa “digno de fé”, e é usado para se referir algo que é a expressão da verdade, e por isso nele se pode confiar

Definição do “iDicionário Aulete”: (fi.de.dig.no) adjetivo.
1. Que é merecedor de confiança, de crédito, de fé; AUTÊNTICO; VERDADEIRO; REAL: Fez uma fidedigna exposição dos problemas da firma. [ antôn.: Antôn.: falso. ]
2. P.ext. Fig. Que expressa ou representa a realidade de algo, que não é fraudado ou simulado (retrato fidedigno); AUTÊNTICO[F.: Da loc. lat. fide dignus, ?digno de fé?.]

Bolsa Família: 2,9 milhões de votos a Lula



O programa Bolsa Família garantiu em média três pontos percentuais, ou 2,9 milhões de votos, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições presidenciais de 2006, afirma o pesquisador Maurício Canêdo Pinheiro, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
O impacto é bem superior ao do crescimento da economia, outro indicador analisado: 0,34 ponto percentual. Segundo a pesquisa, o efeito eleitoral do programa nos estados do Norte e do Nordeste foi superior ao do restante do país: em Alagoas, o maior índice, alcançaria 8,17 pontos percentuais, enquanto no Rio de Janeiro teria sido de 1,12 e em São Paulo, de 1,89 ponto. Depois de Alagoas, Roraima (6,85%) e Acre (6,53%) foram os estados com maior efeito na eleição. Lula venceu com 61% dos votos.
Para mensurar esse impacto, o pesquisador consultou bases de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do IBGE e do Ministério do Desenvolvimento Social. Foram analisados 3.400 dos 5.500 municípios brasileiros. O modelo estatístico, explica Pinheiro, apresenta o efeito isolado de cada uma das 18 variáveis pesquisadas - entre elas a cobertura do programa social e índices de educação, saúde e renda.
No município alagoano de Traipu, por exemplo, em que o Bolsa Família atinge 68% das famílias, a pesquisa credita ao programa do governo 14 pontos percentuais na votação. No Rio, que tem cobertura de 4,5%, o efeito teria sido quase nulo: 0,008 ponto percentual.
Segundo o estudo, o aumento de um ponto percentual no número de beneficiários do programa elevou em 0,55 ponto percentual a votação de Lula em 2006 na média. Já a mesma variação na taxa de crescimento econômico teve impacto de 0,21 ponto percentual. Pinheiro lembra que o crescimento do PIB não melhora diretamente a vida da população mais pobre. E pondera que a relação entre o Bolsa Família, criado em 2004, e a reeleição do presidente não é tão forte nem decisiva:
- Eram 11 milhões de famílias e foram 3 pontos percentuais, ou 2,9 milhões de votos. Dada a cobertura, é bem menos do que as pessoas imaginam.

O Retorno de Zelaya



O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, (foto) fez um retorno simbólico a Honduras, nesta sexta-feira por volta das 14h26m horário local (17h26m de Brasília), voltando ao território nicaraguense logo em seguida para evitar ser preso, como ameaça o governo interino comandado por Roberto Micheletti. Acompanhado da chanceler Patricia Rodas e de um grupo de simpatizantes, Zelaya entrou em seu país pela cidade de Las Manos, na Nicarágua, a 250 quilômetros de Manágua, de onde partiu na quinta-feira.
Pouco antes, o líder deposto havia conversado por telefone, durante cerca de 10 minutos, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desejou "boa sorte" ao líder na segunda tentativa de retorno. Já a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, consierou imprudente a tentativa de retorno de Zelaya e pediu que ambos os lados do conflito busquem a uma solução negociada pacificamente.
O presidente deposto e seus simpatizantes levantaram a corrente que separa Nicarágua e Honduras e caminharam alguns metros até uma placa de "Bem-vindos a Honduras", onde Zelaya parou para esperar sua família.
Próximo dali, militares formavam uma frente com escudos antimotim e capacetes para impedir o avanço da marcha.

Cartas ao Ivanildo

Sobre a matéria "Berlusconi Não é Santo":
Antônio Fernando Esteves:
Berlusconi declara que não é santo e Lula acha que é Deus.

Sobre a matéria "Sarney em Maus Lençóis":
Antônio Fernando Esteves:
Ivanildo, e eu que pensava em passar umas férias em Lençóis Maranhenses ......

Polícia Federal: Fernando Sarney Ocultou Provas

O relatório da Operação da Polícia Federal mostra que Fernando Sarney ocultou provas e deu ordens expressas a assessores para tentar obstruir as investigações da Polícia Federal. Escutas autorizadas pela Justiça flagraram o filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), orientando funcionários a esconder dados e usar telefones em nomes de laranjas para manter os negócios do grupo em sigilo. Numa das ocasiões, Fernando Sarney chegou a acionar o porteiro de seu edifício em São Paulo para despistar os investigadores. É o que mostra reportagem de Bernardo Mello Franco e Jailton de Carvalho na edição deste sábado em O GLOBO.
O diálogo com o porteiro revela um jogo de gato e rato entre os agentes da PF e os assessores da família Sarney. Foi gravado em 19 de julho de 2008, quando Marcos Bogea, o Marquinho, era procurado no apartamento do chefe nos Jardins, na capital paulista. Às 9h09m, ele ligou para Fernando Sarney, em pânico: "Quero saber se vai acontecer alguma coisa comigo. Não vai acontecer nada comigo não, né, Fernando?".
De imediato, o filho de Sarney quis se certificar de que o funcionário não havia falado com ninguém. Em seguida, tentou tranquilizar Bogea, dizendo que nada aconteceria, e mandou que ele aguardasse no local.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sarney em Maus Lençóis


A divulgação dos diálogos gravados pela Polícia Federal durante a Operaçãp Boi Barrica, que revelam a troca de favores entre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o ex-diretor-geral Agaciel Maia, responsável pela indústria dos atos secretos, teve repercussão nesta quarta-feira no Senado.
O senador Cristovam Buarque (foto) disse nesta quarta-feira que vai pedir à cúpula do PDT que se una ao PSOL na representação contra Sarney incluindo as novas denúncias, publicadas pelo jornal " O Estado de S.Paulo". Cristovam reforçou o pedido de renúncia de Sarney.
- É um equívoco o Senado sair de férias, deixando a Casa pegando fogo. Hoje acho que Sarney deveria renunciar ao mandato de presidente. Assumiria o vice-presidente e em um mês poderíamos escolher nosso novo presidente - observou. Tucano apresentará nova denúncia contra Sarney
Ao mesmo tempo, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), retomou a ideia de apresentar a quarta denúncia contra Sarney no Conselho de Ética da Casa. Na semana passada, o tucano foi desaconselhado por sua assessoria a entrar com a denúncia, uma vez que não haveria fato concreto que vinculasse o presidente do Senado a Agaciel. Mas, para o senador, com a divulgação da transcrição das gravações nesta quarta-feira, a ligação está comprovada:

PAC e Petrobras: Impostos Pagos Indevidamente

Mesmo com a proibição explícita, desde 2007, do pagamento de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) pelo governo nos contratos com o setor privado, essa irregularidade vinha ocorrendo até recentemente em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Auditoria ainda não finalizada da Controladoria Geral da União (CGU) sobre obras de saneamento em Cuiabá (MT), por exemplo, detectou que os dois tributos estariam "embutidos" nos pagamentos. O mesmo problema já havia sido constatado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na Petrobras. Em um dos casos, de 2006, a beneficiada foi a GDK, empresa que ganhou fama no escândalo do mensalão por presentear um dirigente do PT com uma Land Rover.Nas obras do PAC-Cuiabá, o governo federal participa com cerca de R$ 150 milhões para a construção de sistemas de esgoto e abastecimento. Durante a fiscalização, auditores da CGU constataram que o CSLL e IRPJ estariam embutidos como BDI (Bonificação e Despesas Indiretas) de algumas das empresas contratadas. De acordo com nota técnica da CGU de abril deste ano sobre a fiscalização, ainda inconclusa, a prefeitura ainda está verificando quais tributos estavam sendo cobrados pelas empresas. E o Ministério das Cidades informou que, diante da falta de esclarecimentos do município, irá determinar que o contrato seja repactuado e que as diferenças pagas a mais sejam descontadas nos próximos pagamentos.A Petrobras informou que, como determina o Tribunal de Contas, não permite a inclusão do IRPJ e CSLL em seus contratos. Segundo a assessoria de imprensa, o caso citado é de 2006 e possíveis falhas neste sentido são pontuais e são corrigidas. E lembrou que a empresa celebra cerca de 240 mil contratos por ano.

Berlusconi Não é Santo


"Eu não sou um santo". Durante seu discurso em uma cerimônia de inauguração das obras de uma estrada em Brebemi, o primeiro-ministro Italiano, Silvio Berlusconi, resolveu falar sobre o escândalo sexual envolvendo o seu nome. O premier se referia às recentes demúncias de prostitutas que teriam prestado serviço para o político e não teriam sido pagas como combinado. Na terça-feira, uma revista publicou áudios do que seriam conversas íntimas entre Berlusconi e uma das garotas de programa.
- Eu não sou um santo, vocês sabem disso, e espero que o (jornal) "La Repubblica" também o entenda - declarou Berlusconi sobre as gravações publicadas nos sites do diário e da revista L'Espresso.
O primeiro-ministro minimizou as denúncias e as chamou de "material sem mérito, totalmente inverossímil".
- Que essa coisa, essa mentira, caia no esquecimento. É óbvio que não vou dar condição, vou ignorar - disse o premier.
As obras as quais Berlusconi participou da inauguração ficarão prontas em 2013, no final de seu mandato.
- Ainda estaremos aqui (em 2013), porque o que fariam os italianos sem nós? - disse.
Pesquisa realizada na terça-feira revela que o índice de aprovação do primeiro-ministrp caiui abaixo de 50% pela primeira vez.

Para Relaxar


Em uma crise de ciúme, Melissa (Christiane Torloni) (foto) vai trocar socos e pontapés com Gaby (Ana Furtado), nos próximos capítulos de "Caminho das Índias". A dondoca baterá com sua bolsa na rival, deixando-a atônita.
- Eu vou dar muita bolsada na Gabyzinha, coitada - conta Torloni. - A Melissa ainda não sacou que o caso de Ramiro (Humberto Martins) agora é a Yvone (Letícia Sabatella). Mas estou me divertindo com essas cenas de briga.
A confusão entre Melissa e Gaby acontecerá depois que as duas chegarem da Índia.

O Lado Negro dos Signos - Peixes(20/02 a 20/03)

Existem dois tipo de peixes:
Aqueles que nadam para cima e aqueles que nadam para baixo.
E se você for um pisciano, reze para nadar para cima, porque com certeza, sua vida será beeeem mais fácil e animada...

Peixes é um signo místico, é o signo do desapego, da espiritualidade , dizem até que quem é de peixes, será a última vez que vem ao mundo, porque é a ultima encarnação:
Traduzindo:
Este é o signo da' viagem', colega.

Eles tem um mundo interno , cheio de fantasias em todos os planos e quando a coisa não tá boa(quase sempre), eles nadam para lá, e não há quem os tire.

Se o pisciano souber canalizar sua incrível intuição e sua sensibilidade, ele consegue captar o que está em volta e com isto, sentir o ambiente, se adaptar e crescer e fazer a diferença.

Porque quando um pisciano resolve ser brilhante, colega, detona até o mais animado leonino.
Mas o problema é quando resolve...e se resolve...

Como é um signo que se sacrifica numa boa pelos outros, as vezes o pisciano esquece- se dele mesmo e lá se vai a vida prórpria.

È o signo do povo da noite, do lado b, daquilo que destrói.
Peixes deve evitar ao máximo o alcool, as drogas e a prostituição ou seja, tudo que traz o alívio momentâneo para as dores do dia a dia.

Muitos artistas plásticos são piscianos.
Muitas pessoas que trabalham com música são piscianos.
Trabalhos mais 'para dnetro' são perfeitos para eles.

Os homens deste signo, tem uma certa fragilidade que a mulherada com síndrome de mãe não resiste, leva para casa e quando vê, tá sustentando um marmanjo de 40 anos, que tenta debilmente ser um novo escultor.
È colega,cuidado...se um piscinao te pega em uma época carente, lascou -se .Você fará tudo pro ele.

E como chora este signo,afe...chora e se sacrifica pela família e adota crianças e faz o trabalho dos outros e toma na cabeça mas não aprende.

Não sabe dizer não.
Não sabe dizer não.
Não sabe dizer não.
Não sabe dizer não.

E só para reforçar...

Não sabe dizer não.

E dando um toque ,o piscinao, tem que ter um caderno em casa e ele deveria escrever 100 vezes ao dia:
Devo aprender a dizer não...

A criatividade deles é incrível, então criam heróis, situações loucas ,nuvens laranjas, sóis azuis e lagos cor de ouro...
È bem lisèrgico.

A mulherada deste signo, de uma feminilidade extrema, consegue seduzir com o doce olhar e tem um aspecto de donzelas...

Arianos e leoninos, que adoram uma gueixa-donzela-princesa, são os primeiros a serem fisgados por estas moças de olhar sereno e quadril sem vergonha.

Porque a pisciana, colega, adora um 'vucocvuco'.
São amantes perfeitas.
Com aquele olhar de songa monga, elas vão longe...
Até para a Europa,bein.

E reclamam da vida,viu?
Porque adoram se sentir vítimas da situação, da vida, do contador, de você do filho que ainda não nasceu.
Adoram sofrer...
E amam misticismo:
Astrologia, mãe de santo, tarô, borra do café, do capuccino, amam budismo, cartas,enfim, amam uma macumbinha colega.
Ou também são rezadeiros ao extremos.
São chegados em velas.
Pecado e religião.
Culpa e castigo
Carne e alma.
Pão e vinho.
Ah,eu não tenho paciência.
Piscianos...cuidem do psicológico e da cabeça...
São propensos á depressão.

Pessoas famosas de peixes:
Elis Regina , Amanda(Pânico da rádio) , Kurt Cobain ,Rob Lowe, George Harrison , Lou Reed , Jerry Lews , Spike Lee, Nureyev , Victor Hugo , Bernardo Bertolucci , John Bon Jovi, Elisabeth Taylor , Drew Barrymore , Lisa Minelli ,Cindy Crawford ,Nina Simone,Anais Nin, Sharon Stone.

A Palavra do Dia: Insurreição

Após uma frustrada tentativa de solucionar a crise por meio de uma negociação, o presidente deposto de Honduras anunciou que defende uma insurreição popular para que venha a retomar o poder.

O termo “insurreição” é um substantivo feminino que designa revolta, rebelião, a ação de rebelar-se contra um governo ou ordem estabelecida, uma situação, uma política etc. Tem origem na palavra latina 'insurrectio, onis'



Definição do “iDicionário Aulete”:(in.sur.rei.ção) substantivo feminino.

1. Ação de insurgir-se contra a ordem estabelecida; REBELIÃO; REVOLTA; SUBLEVAÇÃO

2. Fig. Oposição veemente (insurreição intelectual).[Pl.: -ções.][F.: Do lat. insurrectio, onis.]_

Cartas ao Ivanildo

Sobre a matéria "Lula Critica a Imprensa":
Antônio Fernando Esteves:
Ivanildo, veja só que loucura do presidente: "....jamais farei pedido um pedido pessoal e jamais colocarei um alfinete para atrapalhar qualquer investigação da instituição. A única coisa que peço é que ....."

Odiatis Misantropoulos:
Essas menções à biografia são curiosas posto o que se reveleou recentemente quanto ao currículo de sua sucessora.Foda-se a biografia, apure-se a verdade e cumpra-se a lei. Mas isso só acontece em países de verdade, aqui podemos esperar deitados e dormindo.

Alberto del Castillo:
Este novo elemento de fundamentação para decisões jurídicas deve ser melhor definido pelo presidente.Podemos considerar autobiografias? Deverão ser consideradas biografias elaboradas por amigos? Por inimigos? Por pessoas isentas? Como definir o que é biografia isenta? Será que o presidente considera a biografia um valor absoluto não sujeito a interpretações assim como as sagradas escrituras de várias religiões?Será que o presidente sabe realmente o significado de seu discurso, ou, como diria o Caruso, estamos sendo submetidos a mais um festival de abobrinhas?

Pinduca:
Gostei muito do terno e da gravata do Presidente, o problema ao ouvir seu discurso, foi a impressão que ficou de nada combinar com nada.

Sobre a matéria "Para Relaxar: Susan Boyle":
Alberto del Castillo:
A Susan, apesar do efeito "bola de demolição", está dando aulas de como lidar com a imprensa ao Sarney.

Sobre a matéria "Escolha Complicada - Luiz Garcia":
Alberto del Castillo:
Esta intervenção do Sarney pode ser uma despedida, um canto do cisne.Mesmo no recesso parlamentar novas denúncias são veiculadas pela imprensa.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Lula Critica a Imprensa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a posse do novo procurador geral da República, Roberto Gurgel, (foto) para criticar a condenação prévia. Em discurso na manhã desta quarta-feira, o presidente atacou a imprensa, que, segundo Lula, quer condenar antes da conclusão do processo.
- Você tem duas possibilidades. Você pode engavetar processo, você pode aceitar pressão do Poder Legislativo, você pode aceitar pressão do Poder Executivo, você pode aceitar pressão da imprensa - que às vezes quer condenar antes do processo ser feito corretamente.
Lula recomendou ao Ministério Público que a biografia do investigado seja levada em consideração.
" Uma instituição que tem o poder do MP tem o direito e a obrigação de agir com a máxima seriedade, não pensando apenas na biografia de quem está fazendo a investigação, mas pensando na biografia de quem está sendo investigado "
- Gurgel, nesse um ano e meio de convivência que vamos ter, jamais farei um pedido pessoal e jamais colocarei um alfinete para atrapalhar qualquer investigação da instituição. A única coisa que peço é que uma instituição que tem o poder do Ministério Público, garantido pela Constituição, tem o direito e a obrigação de agir com a máxima seriedade, não pensando apenas na biografia de quem está fazendo a investigação, mas pensando da mesma forma na biografia de quem está sendo investigado - disse.
No mês passado, Lula já criticara o "processo de denuncismo" ao sair em defesa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmando que ele não pode ser tratado como uma "pessoa comum". Lula não citou Sarney nesta quarta-feira.

Escolha Complicada - Luiz Garcia

Desde o tempo mais antigo, existe o costume: quando a mensagem é ruim, principalmente quando é irrespondível, a resposta preferida dos poderosos é culpar o mensageiro.
Não costuma dar certo, principalmente porque ainda não se descobriu maneira segura de sacrificar o coitado antes que abra a boca. Depois, é inútil: revelações verdadeiras costumam ser longevas e resistentes. Se caem na boca do povo, a melhor saída parece ser a paciência: o poderoso apanhado em flagrante tem que esperar que o povo lá fora encontre outros alvos para sua indignação. Sempre acabam aparecendo.
Na semana passada, o senador José Sarney pela primeira vez discursou no plenário, e exatamente no último dia antes do recesso parlamentar, mostrando que não há nada errado com seu senso de oportunidade: quem fala por último, fala melhor. Mais precisamente, fala em melhor hora, por não se expor à contestação.
Ele acusou a mídia de ter esquecido o Senado, para invadir sua vida privada e de sua família. Não havia no plenário um colega impiedoso que lembrasse a verdade: foi do clã numeroso dos Sarney que partiu a primeira invasão, com o uso abusivo de recursos públicos, principalmente para viagens entre Brasília e São Luís. Ele não se lembrou disso, nem tentou contestá-lo.
Não admira: seria complicado responder satisfatoriamente, por exemplo, às provas materiais de uso de dinheiro público para financiar as numerosas viagens de parentes, amigos e empregados da família do presidente do Senado.
Na verdade, não há uma campanha da mídia contra o senador. Existe, sim, o registro continuado da descoberta de uso abusivo de recursos públicos por muitos senadores. De todos ou quase todos os partidos. Nos últimos tempos, o plenário da Casa tem ouvido mais confissões de senadores flagrados em comportamento irregular do que desmentidos às denúncias - muitas delas também de senadores. Diversos reconheceram culpa e prometeram emendar-se. Outros, encolheram-se no silêncio, esperando a tempestade passar.
E esses últimos talvez sejam os mais espertos. Sabem que a mídia, numa hora dessas, é implacável, mas trabalha sempre com fatos novos. Quando estes escasseiam, o ânimo denunciatório perde força. Não é questão de cansaço ou desânimo, mas um elemento da própria natureza do trabalho jornalístico: sem novidades, não há notícias.
Sem pessimismo exagerado, pode-se prever que os escândalos do Senado terão efeito muito relativo nas próximas eleições para o Congresso. E, como praticamente não há partido sem senadores culpados de uso abusivo de recursos públicos, o escândalo de hoje será tema de campanha para poucos candidatos. Pouquíssimos, entre os senadores disputando novos mandatos.
É pena. Resta uma débil esperança: a de que o próprio eleitorado, ao longo da campanha, deixe claro que não se esqueceu do comportamento dos representantes que escolheu em urnas passadas. Talvez deva preferir sangue novo, talvez seja mais sábio reeleger quem confessou malfeitos e jurou arrependimento. Uma escolha complicada.

Para Relaxar: Susan Boyle


Susan Boyle, que saltou repentinamente neste ano de um programa britânico de calouros para o estrelato global, disse em entrevista a ser divulgada nesta semana que a sua fama abrupta foi como uma "bola de demolição".
A entrevista, que vai ao ar na quarta-feira no programa americano "Today", foi a primeira a uma TV desde que ela se tornou celebridade. Uma transcrição foi divulgada na segunda-feira.
" O impacto foi como de uma bola de demolição "
A escocesa, até então voluntária em uma igreja, adoeceu e foi internada com exaustão em Londres depois de perder a final do programa "Britain's Got Talent".
"O impacto (foi) como de uma bola de demolição. Você sabe, e todo mundo que sofre esse tipo de impacto acha realmente difícil entender", afirmou ela.
Ela disse que só conseguiu superar a situação porque graças "à orientação de uma grande equipe... pude ver isso em perspectiva e realmente virar isso um pouco".
Boyle agora prepara um álbum, sob a direção de Simon Cowell, o ferino jurado dos concursos de calouros "American Idol" e "Britain's Got Talent".

No Mais - Ancelmo Gois

A coluna não quer desmerecer a Lua logo no dia em que se comemoram 40 anos do desembarque do homem em seu solo.
Mas, como dizia vovô Anacleto, "todo mundo gaba a Lua, mas tem dia que lhe falta uma metade"

A Palavra do Dia: Magnitude

Na última segunda-feira, um terremoto de 6,3 graus de magnitude na escala Ritcher atingiu o leste de Taiwan, sem causar nenhuma vítima. A palavra “magnitude” tem a sua origem no latim 'magnitudo, inis'. O termo, no texto acima, designa a medida de intensidade de um terremoto de acordo com a escala Richter.


Definição do “iDicionário Aulete”:(mag.ni.tu.de)sf.

1. Característica, qualidade ou condição do que é magno, grande, relevante; AMPLITUDE; GRANDEZA; IMPORTÂNCIA: a magnitude das pirâmides do Egito: a magnitude da sua bondade.

2. Astron. Intensidade luminosa de um astro, caracterizada por um número positivo ou negativo (é maior quanto menor é o brilho do astro): estrela de primeira magnitude.

3. Geof. Medida da intensidade de um terremoto, expressa na escala Richter[Ant.: insignificância, pequenez. NOTA: Antes denom. grandeza. F.: Do lat. magnitudo,inis]

Hitler e os Atos Secretos - Vídeo

Cartas ao Ivanildo

Sobre a matéria "Madonna x Jesus: Fim de Caso":
Luterzi
Sugiro que o rapaz mude seu nome para Judas ou para "primeira fatia de pão de forma"

Sobre a matéria "Mais Daniel Dantas":
Antônio Fernando Esteves:
Ivanildo, vamos acompanhando pra ver onde isso vai chegar. De qqer forma, bom que De Sanctis tá agindo.

Sobre a matéria "Não Há Solução ! Trabalhe Pesado - João Mellão Net...":
Alberto del Castillo:
O Mellão é muito perspicaz mas por vezes tira conclusões apressadas calcadas em fatos não comprovados.Está correto quando analisa as causas da derrocada espanhola. A opulência gerada pelas riquezas do novo continente transformaram o país no maior importador do mundo,transferindo assim grandes quantidades de ouro e prata para inimigos estratégicos como Inglaterra e Holanda. A irracionalidade chegou ao ponto de desativarem a produção de centros de renome mundial como Toledo, origem do melhor aço da época em troca por produtos bretões.O problema dos países produtores de petróleo é completamente diferente. Com excessão dos EEUU e a Rússia, os demais produtores de petróleo eram,pela sua pobreza, obrigados a comprar até a tecnologia de produção do combustível e desta forma se submetiam a contratos leoninos que impediam o acúmulo de riquezas necessário para o desenvolvimento sustentado do país.A afirmação de que a presença de reservas minerais é a causa da pobreza de nações africanas não se sustenta nem num debate com crianças da idade de meus netos. A pobreza nestes lugares antecede à descoberta dos recursos naturais.A afirmação gratuita que a riqueza do petróleo gera a ociosidade não é confirmada por países como a Rússia e os EEUU.O salto acrobático ao passar dos problemas da distribuição equânime das receitas de produtos naturais para as dificuldades da implementação de programas assistenciais é digna de um equilibrista que trabalha sem rede de proteção.É surpreendente a afirmação de sermos um país pobre e desprovido de recursos para justificar o Bolsa-Família ser um instrumento de suicídio nacional.O programa Bolsa-Família é uma intervenção temporária no redirecionamento de fluxos de capitais da mesma forma que a manipulação de impostos alivia a pressão de caixa suportada por determinadas empresas em época de crise.Como todo remédio estas iniciativas trazem efeitos colaterais que devem ser acompanhados de perto. A dosagem é fundamental e logo que a doença esteja controlada devemos suspender a medicação. É inegável a necessidade de minimizar os efeitos geradores de um curral eleitoral mas nenhum governo pode ficar inoperante para não ser criticado.Quanto a pagar a conta não há como escapar. Pagamos contas piores como as da família Sarney, a do Mensalão, a das ONGs apadrinhadas pelo PT e a dos desvios de lucro de uma companhia de capital aberto (Petrobras)para bancar os PACs do governo.Para não dizer que não falei de flores, o Mellão está coberto de razão quando evidencia ser o trabalho o alicerce de qualquer programa de crescimento.

Antônio Fernando Esteves:
Por isso meu dinheiro nunca chega ao final do mês. Tbm, com tanta gente na família pra eu sustentar....

Sobre a matéria "As Viagens do Presidente Lula":
ReiRei:
Ola,
Numa busca sobre as viajems pelo governo americano que chega em torno de 60 mil ao exterior, minha curiosidade alertou-me qual seria o numero Brasileiro. Achei o post extra informativo, muito obrigado pelo se trablho. Continuo e tiro meu chapeu para nosso presidente Lula. Me alegra saber no entao ainda existe luz no fim do tunnel.
Forte Abraco
Reinaldo Cunha

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Não Há Solução ! Trabalhe Pesado - João Mellão Neto

No início dos anos 1700, quando a revolução comercial já era um fator determinante do progresso e do desenvolvimento das nações, um pensador espanhol teria escrito um ensaio defendendo a tese de que o seu país não deveria entrar naquela competição, porque seria um esforço desnecessário. A Espanha, na época, possuía reservas em metais preciosos suficientes para comprar tudo o que seu povo necessitava. Esse mesmo argumento poderia ser válido, um século depois, nos anos1800, para não embarcar na aventura industrial.
O resultado é que o império espanhol ruiu, as suas decantadas reservas se dissiparam e a outrora pujante nação ibérica amargou mais de dois séculos de decadência. Está voltando ao proscênio agora, quando nem o seu governo nem o seu povo se pautam mais por aquela enganosa opulência do passado.
De certa forma, é esse mesmo problema que inviabiliza o progresso e o desenvolvimento de muitos países que vivem, atualmente, da riqueza fácil gerada pela extração de petróleo. Para que, afinal, arregaçar as mangas? O ouro negro supre todas as carências...
Não é à toa que entre os países mais pobres da África figuram - em aparente paradoxo - os que possuem as maiores reservas mundiais de diamantes e pedras preciosas. A posse de recursos naturais abundantese de fácil extração já causou a desgraça de muitas nações, através dos tempos.
O que dizer, então, quando a falsa abundância não provém de riquezas reais, mas de programas assistenciais promovidos pelos governos locais?
Os analistas isentos e imparciais seriam unânimes em afirmar que, nesse caso, o caminho da perdição seria ainda mais curto.
E se tais políticas paternalistas estivessem sendo promovidas num país pobre e desprovido de maiores recursos? Aí, então, seria suicídio -afirmariam os estudiosos -, uma nação deliberadamente atirando em seus próprios pés.
Pois é esse exatamente o caso do Brasil e do seu programa Bolsa-Família.
Segundo se vangloria o próprio governo, o programa já contempla 11 milhões de famílias, alcançando, assim, entre um quarto e um terço de toda a população brasileira. Trata-se de um exemplo ímpar: em toda a História universal, somos o único povo que logrou escapar da miséria com mesadas.
Argumentos para defender o Bolsa-Família não faltam. O difícil é acreditar que o programa seja viável para sempre.
Pode-se argumentar, a favor dele, que, em termos imediatos é uma forma eficaz de combater os malefícios causados pela miséria. Sem dúvida. Mas trata-se de um paliativo - um remédio que cuida dos efeitos, e não das causas da moléstia. Assim sendo, o seu efeito não é duradouro e tampouco definitivo.
Há pelo menos três aspectos cruciais que estão eivando a iniciativa:
- não se está exigindo, na prática, nenhuma contrapartida dos beneficiários;
- não se está fixando um prazo máximo para a concessão do benefício; e
- o valor do benefício pago está-se revelando muito elevado.
Benefício concedido sem reciprocidade é esmola. E esmola não cria cidadãos ativos. Cria, isso sim, mendigos.
Benefício concedido para sempre não é uma ajuda, mas sim um privilégio. E privilégios não geram indivíduos independentes. Geram, quando muito, um massa disforme de parasitas.
Benefício com valor elevado não complementa o trabalho, mas o substitui. Não gera trabalhadores, mas desocupados. Em vez de pessoas ativas, uma multidão apática de ociosos. Um exército de pensionistas totalmente dependentes da boa vontade dos governantes.
Se o objetivo final de Lula e do PT é criar um gigantesco curral eleitoral, eles estão sendo muito bem-sucedidos. Os "bolsistas" do famigerado programa estarão sempre dispostos a sufragar os candidatos que o governo recomendar.
Mas se o que se pretende é emancipar as pessoas, então o Bolsa-Família está se revelando uma grande excrescência.
Como está escrito na porta do Inferno de Dante: "Abandonai todas as esperanças, vós que entrais"... Aqueles que se inscrevem no"Bolsa-Família" hão de saber que dele jamais sairão. As suas virtudes ativas, a sua independência, a sua cidadania, tudo isso, enfim, é impiedosamente moído tão logo se ingressa no programa. A ética do trabalho e do esforço como a única forma legítima de prosperar na vida deixa de existir já na soleira da porta.
Como reza o ditado, montar num tigre é fácil, o difícil é desmontar dele depois.
O Bolsa-Família é um programa que, uma vez implantado, não há mais como descartá-lo. Os milhões de beneficiários já estão acostumados com o aporte mensal do dinheiro fácil. Como dizer a eles que dali em diante deveriam suar o rosto para obtê-lo?
Tanto para o governo como para a oposição, propor o fim doBolsa-Família seria eleitoralmente desastroso. E o programa, assim, se impõe como algo definitivo.
Aqueles que trabalham hão de votar na oposição, já aqueles que não trabalham votarão sempre no governo. Como estes últimos se estão tornando maioria, o continuísmo parece ser um prognóstico evidente.
Como é economicamente impossível pôr a totalidade dos brasileiros sob o guarda-chuva do Bolsa-Família - alguém tem de pagar a conta -, teremos no País, doravante, duas classes de cidadãos: a dos que sustentam e a dos que são sustentados pelo Bolsa-Família.
Quanto a você, que está lendo este artigo, a recomendação do governo é a seguinte: "Trate de trabalhar duro! Além da sua família, há mais 11milhões de famílias que dependem de você!"

Mais Daniel Dantas


O juiz da 6ª Vara Federal de São Paulo, Fausto De Sanctis, aceitou quase integralmente nesta segunda-feira a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o empresário Daniel Dantas, sua irmã Verônica e outras 12 pessoas. Agora, todos os 14 dirigentes do Banco Opportunity viraram réus por sete crimes financeiros, inclusive lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, evasão de dinheiro e gestão temerária de instituição financeira. Juntas, as penas podem chegar a 25 anos de reclusão para cada um dos acusados. As investigações foram feitas pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

Para Relaxar



Susana Vieira não se descuida mesmo da forma. E também não esconde que pede ajuda ao bisturi para isso. A atriz confirmou nesta segunda-feira, dia 20, que se submeteu a uma lipoaspiração, há dois meses.
- Nunca escondi que já fiz lipo. Muito pelo contrário ... Sempre cuidei do meu corpo - conta ela, enquanto fazia exercícos na esteira, numa academia na Zona Sul do Rio. - Mas também malho praticamente todos os dias porque não paro quieta um minuto. Vou para a academia, ao teatro, aos shows e danço funk até o chão na boate.

A Mangueira

O sujeito está no maior porre na porta de um boteco e, de repente, aparece uma procissão.
Centenas de pessoas reunidas, carregando uma santa num andor toda decorada em verde e rosa.
O cachaceiro berra:
- Olha a Mangueira aí, geeeente!!!
Enfezado, o padre se vira pro bêbado e esbraveja:
- Que falta de respeito, seu excomungado! Fique aí com o seu vício e nos deixe em paz com a nossa fé!
Mal o padre acabou de falar, a santa bate com a cabeça no galho de uma mangueira, cai e se espatifa no chão.
E o bêbado:
- Eu tentei avisar..., mas o padre é estressadinho!!!!!

A Palavra do Dia: Estripolia

No início de julho, na Bahia, um clube fez uma estrepolia que lhe garantiu a entrada no livro dos recordes do Brasil: o maior acarajé do mundo, com 17,4 kg e 30 cm de altura. Este quitute tem, normalmente, cerca de 200 gramas de massa e 5 centímetros de altura.


A palavra “estrepolia” é um substantivo feminino que se usa para designar uma ação travessa, uma travessura, uma traquinada.


Definição do “iDicionário Aulete”:
Bras. Pop.sm.1 Ação de pessoa traquinas, travessa; TRAQUINAGEM; TRAVESSURA. 2 Grande confusão, balbúrdia, desordem, rolo; AGITAÇÃO; ALVOROÇO.

[F.: Posv. de es- + tropelia, com metátese, para a forma estrepolia, da qual deriva estripulia.]

O Lado Negro dos Signos - Aquário (21/01 a 19/02)

Detesto este signo.
Detesto mesmo.
E por que?
Porque os diabos dos aquarianos, conseguem perceber as coisas antes que todo mundo e assim,não dramatizam,coisa que eu , sagitário, adoro fazer.
E como conseguem resolver problemas com um piscar de olhos.
Acho até que as aquarianas não tem tpm.
O chato do aquariano tem dom de ser futurista e como tal, ele antecede fatos, situações E depois que você se estrepa ele solta:
'Não te avisei'?
Chato.Chato.Chato.
O aquariano sempre é o mais diferente ou o mais tranquilo...
Ele se antecede às tendências, então tudo que ele disser que é bom ou vai pegar, acredite...vai pegar.
São completamente apaixonados por eletrônicos, jogos, computadores , tudo que é futurista e único.
Um aquarinao perfeito, seria o maluco beleza Raul Seixas, que falou sobre a metamorfose ambulante.
Ah, aquário tem humor, tem uma loucura interna e um desprendimento das convenções que não é tipo, que não é calculado. Eles são naturalmente assim.
Têm uma intelectualidade vibrante, são curiosos, cientistas, adoram analisar as coisas, os fatos, teorizar sobre algo ou mostrar um lado da questão que ainda não foi explorado.
Pessoas de look original, idéias anarquistas , pessoas que mudam o curso da história são de aquário.
Também ligados nas questões humanitárias...
Adoram coisas como 'buraco de ozônio',ou o 'futuro do homem na era virtual' ,ou a 'pílula e sua função neste milênio na vida da mulher.'
ONU e NASA soam como sinfonia dos Deuses no coração aquariano.
No amor, são divertidos, desencanados , joviais, e não esquentam muito a cabeça com nada.
Nada de superfluo, lógico.
Na verdade são dedicados, mas nem ouse tentar prendê-los.
Eles te chutam como se chuta uma bola.
As mulheres de aquário , na maioria das vezes, moram sozinhas, têm filhos sozinhas, têm seu próprio negócio , e não são nada caretas, adoro.
Mas não se esqueçam....são cientistas...
E te analizam e te observam o tempo todo, sem você perceber.
E se você é conservador ,familiar e muito moralista, esqueça este signo.
Ele veio ao mundo para agitar...
Que inveja...

Pessoas famosas de aquário:
James Dean, Sabrina Sato, Paul Newman, Carlinhos(Mendigo), Matt Dillon, Marvio Lúcio(Carioca),John Travolta, Seal, Jennifer Aniston, Geena Davis, Mia Farrow, Mozart, Amadeus, Darwin, Galileu, Copernico, Julio Verne.

Cartas ao Ivanildo

Sobre a matéria "E a CPI da Petrobras ?":
Antônio Fernando Esteves:
Fácil a solução: É só dizer que não sabia.

Sobre a matéria "O Pizzaiolo":
Antônio Fernando Esteves:
Genial.

Alberto del Castillo:
Masterpiece, Chef d'Oeuvre, Prêmio Nobel. O Lula é a musa perfeita dos caricaturistas.

Sobre a matéria "Madonna x Jesus: Fim de Caso":
Antônio Fernando Esteves:
Eles que são santos que se entedam.

Alberto del Castillo:
A verdadeira Madona sempre teve tempo para Jesus. Esta nova versão deveria ser processada por falsidade ideológica.

Sobre a matéria "Tartarugas na Mochila":
Antônio Fernando Esteves:
Ivanildo,eu manteria o Carlos e afastaria o Minc.

Alberto del Castillo:
Se o homem fosse deputado ou senador teria declarado não saber como 550 filhotes forçaram a entrada em sua mochila invadindo sua privacidade a mando da imprensa e processaria a mãe das tartarugas por abandono do lar.

Sobre a matéria "A Palavra do Dia: Ermo":
Alberto del Castillo:
Agora entendi. O cérebro de nossos políticos é um lugar ermo.

Sobre a matéria "E a Devolução da CPMF ?":
Alberto del Castillo:
Já imaginaram o processo burocrático que seria criado para receber este dinheiro? Custará mais caro que a própria devolução. Espero que o TCU acompanhe também o destino destes fundos.

Sobre a matéria "Aula de Balé - Vídeo":
Alberto del Castillo:
Esta cerveja é vendida no Brasil?

terça-feira, 21 de julho de 2009

E a Devolução da CPMF ?

O governo terá de pedir a devolução do equivalente à Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) pago nos últimos meses a fornecedores e rever os contratos que ainda incluem o pagamento do tributo, apesar de ele ter sido extinto pelo Congresso há um ano e meio. Essa é a avaliação de tributaristas e parlamentares da oposição. Na opinião dos especialistas, os gestores públicos responsáveis pelos contratos também poderão ser responsabilizados pelo ressarcimento aos cofres públicos.
O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que órgãos e empresas do governo continuam repassando o valor do tributo, já extinto, a fornecedores. Essa prática seria generalizada na administração pública e teria dado prejuízo de milhões aos cofres públicos.
Para o tributarista Ives Gandra Martins, trata-se de um típico caso de inércia administrativa. Como a contribuição foi extinta em dezembro de 2007, não há fato que justifique sua cobrança contratual. Mas, em princípio, Gandra não acredita em má-fé dos gestores:
- As empresas que receberam têm de devolver, porque o governo repassou o valor de um imposto que já não existe. Mas os gestores não se aperceberam disso. A burocracia brasileira é esclerosada e tem procedimentos que se perpetuam.

E a CPI da Petrobras ?


Além de ter recebido R$ 3,7 milhões da Petrobras em 49 contratos no ano passado, a Guanumbi Promoções e Eventos também foi beneficiada com R$ 395,4 mil por realizar serviços em ações federais que vão da delimitação de áreas marinhas à gestão do Programa Nacional de Atividades Nucleares, passando por regulação de planos de saúde. O valor é a soma dos gastos diretos da Presidência da República e de oito ministérios com a empresa, entre 2004 e 2009, segundo levantamento feito pelo GLOBO no Portal da Transparência do governo federal.
No cadastro da Receita Federal, a Guanumbi tem sede no mesmo local que a R. A. Brandão Produções Artísticas, que no mesmo período recebeu R$ 48 mil de dois ministérios, e que teria recebido R$ 4,5 milhões da Petrobras em 2008: um endereço na Estrada do Guanumbi, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. (foto) É uma casa de classe média alta, onde um morador disse que não conhece a R. A. ou Raphael de Almeida Brandão (que seria dono da R. A.), e que a Guanumbi teria se mudado de lá em 2004.
Registrada na Receita como empresa de produção teatral, a Guanumbi tem um leque diversificado. Em 2006, quando recebeu R$ 71.877,24, foram R$ 7.292 na ação "Disseminação de informações estatísticas e geocientíficas" da Fundação IBGE; R$ 7,9 mil na "Delimitação das áreas marinhas ecologicamente sensíveis", do Comando da Marinha; e R$ 29 mil no "Funcionamento de cursos de graduação" da UFRJ. Em 2007, quando ela ganhou R$ 83.887, foram R$ 1,5 mil das Indústrias Nucleares do Brasil, e R$ 15.963 da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

O Pizzaiolo


A Palavra do Dia: Ermo

Durante um assalto a um caminhão de leite em Maringá, no norte do Paraná, os ladrões, ao roubarem a carga no pátio de uma empresa, levaram junto o motorista e o veículo, deixando-os em um local ermo.


A palavra “ermo” é um substantivo masculino que tem origem do grego “éremos” ou do latim “eremus”, e designa um lugar vazio, desabitado, afastado de grandes povoações.


Definição do “iDicionário Aulete”: (er.mo) sm.
1. Lugar desabitado ou afastado das grandes povoações: "No ermo em que se achava,... aproveitava o fato de ser a única dama fidalga daquele lugar" (José de Alencar, O guarani)
2. Solidão, isolamento.[F.: Do gr. éremos, ou, pelo lat. eremus, i.]

Tartarugas na Mochila





A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, em Roseira, 550 filhotes de tartarugas na noite desta quinta-feira no Km 78 da Via Dutra. Os animais estavam dentro da mochila de um homem que seguia, em um ônibus de turismo, de São Paulo para Vitória, no Espírito Santo.
O suspeito responderá em liberdade por tráfico de animais silvestres. Segundo a polícia, ninguém assumiu a autoria do crime, que será averiguado pela corporação.
As tartarugas ainda estão na delegacia, em Roseira, e devem ser encaminhadas ao Ibama de Lorena. A PRF comunicou que a maioria delas passa bem.
O tráfico de animais silvestres é a terceira maior atividade clandestina no país, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, estima-se que, de dez animais traficados, apenas um sobrevive.
__________________________________________________________________
Ivanildo, sem qualquer inspiração:
- Se o Ministério é do Meio Ambiente e não do ambiente inteiro, bastava um meio ministro. Seria mais econômico para os bolsos do contribuinte, né mesmo ?

Madonna x Jesus: Fim de Caso



A segunda parte da turnê de "Sticky & sweet" está afastando Madonna de seu "affair" Jesus Luz. De acordo com o jornal "Daily Mail", a estrela do pop terminou seu relacionamento de sete meses com o modelo brasileiro de 22 anos por "falta de tempo suficiente para ele".
Segundo uma fonte da colunista do jornal, Jesus está acompanhando Madonna na turnê europeia, mas "eles estão ficando em quartos separados". A cantora foi este domingo a Marselha visitar operários feridos no acidente ocorrido rsta semana durante a montagem de seu palco.(foto). Ela encontrou as vítimas no hospital e se reuniu com parentes de dois técnicos falecidos O show na cidade francesa seria este domingo mas foi cancelado.
"Jesus está fazendo de tudo para convencer Madonna de que eles podem ficar juntos", disse uma pessoa próxima ao casal, que não quis se indentificar. "Jesus está por lá sem ter o que fazer, que nem um cachorrinho perdido".
Para a fonte do "Daily Mail", Madonna e Jesus ainda poderão ser vistos juntos. "É bom para a imagem de ambos. Mas Madonna deixou claro que é só amizade".
Na semana passada, dia 14, Madonna e Jesus posaram juntos pela primeira vez em público. Eles prestigiaram os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana, que deram um jantar badalado em Milão, na Itália.
Dois dias antes, o jornal "Daily Mail" publicou que Jesus Luz estaria cheio de ciúmes do cineasta Guy Ritchie, ex-marido da cantora. Eles se reaproximaram quando Madonna o convidou para uma festa de amigos em comum.
Seria então Guy Ritchie o pivô do fim do

Aula de Balé - Vídeo

Cartas ao Ivanildo

Sobre a matéria "No Governo de Roseana Sarney":
Antônio Fernando Esteves:
O nome da mostra, Redescobrindo o Brasil, está bem de acordo com a situação do momento.

Jorge Eduardo:
Eu gostaria de saber onde e como foram gastos 5 milhões de reais nessa tal mostra. É muita grana.Dava folgado para construir uma réplica decente da caravela do Cabral e ainda sobrava para painéis, fotos catálogos convites e coquetel.E tudo isso pro Maranhão...

Sobre a matéria "A Palavra do Dia: Estaleiro":
Antônio Fernando Esteves:
Ivanildo, com isso estragou tudo. Até hoje pensava que seu chefe tinha ido pro estaleiro.

Sobre a matéria "Cidade do Rio: Mais de Mil Favelas":
Antônio Fernando Esteves:
Rio de Janeiro: uma cidade bonita cercada de favelas por todos os lados.

Alberto del Castillo:
O número que interessa é o de favelados. A área ocupada certamente afeta o mercado imobiliário mas o número de almas relegadas a condições precárias de vida é revoltante.

Jorge Eduardo:
Eu moro há 30 anos ao lado de uma favela. Nunca houve um dia em que não houvesse material de construção - areia, tijolos, brita e ferro à espera para subir. A Rocinha, na verdade um Roção, só se via de São Conrado. Já desceu para o lado da Lagoa há muito tempo. Imaginem se não tivessem sido removidas pelo Carlos Lacerda as favelas da Catacumba, Pasmado, Humaitá e Praia do Pinto.

Sobre a matéria "A CPMF foi Extinta ?":
Alberto del Castillo:
Com esta explicação o problema estará sanado, ou mais uma vez a malversação de fundos públicos será esquecida?

Sobre a matéria "Lavagem de Dinheiro":
Jorge Eduardo:
Como disse o gaiato do Zé Simão, o Sarney dveria ser indiciado por "formação de família"

Sobre a matéria "A Melô do Burro - Vídeo":
Alberto del Castillo:
A Melô é do Lupicínio e a letra é de um povo sofrido.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

No Governo de Roseana Sarney



O Convento das Mercês, onde está instalada a Fundação José Sarney, em São Luís, abrigou, de 20 de novembro de 2000 a 31 de julho de 2001, a mostra Redescobrindo o Brasil, organizada pela Associação Brasil 500 Anos, que tinha como presidente o banqueiro e amigo da família Sarney, Edemar Cid Ferreira. O custo da exposição, avaliado em R$ 5,1 milhões à época, teria contrapartida de R$ 2,875 milhões do governo do estado, então sob a chefia de Roseana Sarney. Mas o governo maranhense acabou pagando R$ 4,375 milhões.
A Corregedoria Geral do estado, no relatório 05/2005, acusou a governadora de improbidade administrativa e destacou que "fácil é concluir pelo enriquecimento ilícito da pessoa jurídica", no caso a associação presidida por Cid Ferreira. Amigos há muito tempo, Sarney e Cid Ferreira viajaram juntos para Veneza poucos meses depois.
O processo havia sido enviado à Procuradoria Geral da República em dezembro de 2005, mas, em 26 de dezembro de 2007, o procurador, no ofício 1667/2007, enviou a ação para o Ministério Público do Maranhão, por entender que eventual improbidade deve ser apurada por esse órgão estadual.

Lavagem de Dinheiro

Relatório do Ministério Público Federal (MPF) produzido a partir da Operação Boi Barrica - que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro, uso de influência política e evasão de divisas tendo como principal acusado Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) - aponta que um ex-funcionário do gabinete do senador sacou em espécie um cheque em seu favor emitido pela São Luís Factoring, instituição financeira suspeita de lavar dinheiro. De acordo com as investigações, o braço direito de Fernando Sarney na empresa, Luzia de Jesus Campos de Souza, teria utilizado sua própria irmã, Maria Raimunda Campos Barbosa, como laranja para sacar dinheiro em espécie para o grupo. Para a Polícia Federal, saques em espécie de altas quantias servem para não deixar rastros de supostas ações ilegais. Rodrigo Silva Buzar, lotado desde novembro de 2007 no gabinete do senador Sarney, e exonerado em 1 de julho deste ano, sacou um cheque emitido em seu favor, no valor de R$ 37 mil, que seria para pagamento de um título. A transação levantou suspeita do MPF. No relatório encaminhado em 27 de agosto de 2008 ao juiz federal da 1 Vara da Seção Judiciária do Maranhão, os procuradores Thayna Freire de Oliveira e Marcilio Nunes Medeiros, concluem:
"Além da transação ter sido realizada com pessoa física, o dito pagamento foi realizado em cheque nominal, fugindo completamente das atividades restritas às factorings".

A CPMF foi Extinta ?

Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetir insistentemente que o imposto sobre cheques foi derrubado pelo Senado mas que não viu um só empresáro reduzir os 0,38% dos preços dos produtos, a CPMF continua incorporada aos custos de contratos do governo federal com a iniciativa privada, um ano e meio depois de ter sido extinta.
O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou, em pelo menos 20 auditorias realizadas em 2008 e este ano, que empresas e órgãos do governo ainda repassam o equivalente ao valor do tributo inexistente para fornecedores, que o embolsam como lucro.
Para o TCU, há indício de que a prática seja generalizada na administração pública, e o prejuízo para os cofres públicos é de milhões de reais.
O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santana, disse que cabe aos gestores dos contratos do governo - órgão ou estatal que contratou a obra ou serviço - a responsabilidade de zelar por seu equilíbrio financeiro. Portanto, eles é que deveriam ter exigido o expurgo da CPMF a partir de janeiro de 2008.

Cidade do Rio: Mais de Mil Favelas

Levantamento feito pelo GLOBO, com base no site Armazém de Dados, do Instituto municipal Pereira Passos (IPP), mostra que o Rio já bateu a barreira das mil favelas - são 1.020, segundo a última atualização dos números oficiais -, sendo que 19 surgiram em cerca de um ano. As 55 acrescentadas à última contagem, de 965, divulgada em janeiro, ocupam uma área de 413 mil metros quadrados, o equivalente a quase metade da área total da Rocinha. Das 55, 19 comunidades foram observadas somente em 2008 e, justamente por isso, são consideradas as mais recentes. As outras 36 já haviam sido descobertas, mas só agora foram confirmadas pela prefeitura, sobrepondo fotografias aéreas de 2008 às tiradas em 2004 e 1999.
As 19 mais novas favelas cariocas são uma pequena amostra do mapa da ocupação irregular em toda a cidade. Dez delas estão na Zona Oeste; oito, na Zona Norte; e uma, na Zona Portuária. Algumas são dominadas por traficantes de drogas ou por grupos de milicianos. Ambos circulam, em suas áreas, fortemente armados. Juntas, elas ocupam uma área de 251.736 metros quadrados. Não há novas favelas na Zona Sul, de acordo com o IPP.
- Um estudo mais aprofundado sobre as fotos de 2008 revela crescimento horizontal de favelas da cidade - afirma Felipe Góes, presidente do instituto.
O IPP, contudo, vai diminuir o intervalo entre os estudos que acompanham o crescimento de favelas na cidade. Até o fim do ano, garante Felipe Góes, um novo relatório será divulgado, graças a uma tecnologia mais avançada.

A Palavra do Dia: Estaleiro

Na última sexta-feira, uma explosão causou um incêndio em um estaleiro em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O incidente deixou duas vítimas fatais.


A palavra “estaleiro” é um substantivo masculino que tem origem no antigo termo francês astelier, por sua vez do latim ‘astula’ O termo designa o local onde se realiza a construção e o conserto de navios.


Definição do “iDicionário Aulete”: (es.ta.lei. ro) sm.
1. Lugar, ger. próximo ao mar, onde se constroem ou consertam navios.
2. NE. Armação de madeira us. para secar cereais, carnes etc.[F.: Do fr.ant. astelier, hoje atelle, der. do lat. astùla ou assùla, ?pedaço de madeira?.]_

A Melô do Burro - Vídeo

Cartas ao Ivanildo

Sobre a matéria "Sêneca: O Silêncio, a Paciência e o Tempo":
Antônio Fernando Esteves:
Esse tipo de pessoa pública tem direito a manter a privada. Só que a privada é aquela que aprendemos em criança onde fazer nossa "necessidades".

Alberto del Castillo:
Não abrir mão do cargo é um direito do Senador. O problema é que assim procedendo ele demonstra uma fé inabalável na omissão de seus pares para apurar qualquer deslize ocorrido na Casa.

Sobre a matéria "A Casa do Atraso - Nelson Motta":
Antônio Fernando Esteves:
É verdade, tem outro nome.

Alberto del Castillo:
Caro Nelson, o que ocorre não é anacronismo, tem outro nome.

Sobre a matéria "Segue a Novela do Caso Sean":
Antônio Fernando Esteves:
A avó diz de seu neto: "- E não se diga que ele - que conta com nove anos de idade, não tem discernimento para ser ouvido ou para que a sua vontade seja considerada. Ele já alcançou a idade da razão e não só pode como tem o inelutável direito de dizer o que pensa e de influir na decisão que diga respeito ao seu futuro".Pelo visto, essa avó deve ter passado, em muito, a idade da razão.

Alberto del Castillo:
O caso Sean é um retrato da atitude equivocada do brasileiro diante da lei."Sabemos perfeitamente o que manda a lei mas não haverá um outro jeito de fazermos as coisas?"

Antônio Fernando Esteves:
Perfeito, Del Castillo.

Sobre a matéria "O Genial Chico Caruso":
Jorge Eduardo:
Ivanildo, vê se eu estou certo quanto à origem da expressão "vai acabar em pizza".Quando do cerco ao Collor, com caras pintadas, a imprensa e a população, como um todo, ansiando mas duvidando do "impeachment", alguém teria relatado que a empregada desse alguém, perguntada sobre o que ela achava da situação, a figura teria dito: "eu acho que isso vai acabar EM PIZZA.Será?

Alberto del Castillo:
Muito boa. A indignação do Senado nada tem a ver com o núcleo dos problemas e sim com assuntos periféricos

Sobre a matéria "Uma Boa Desculpa":
Alberto del Castillo:
O nome do sujeito seria Luis Inácio?

sábado, 18 de julho de 2009

Sêneca: O Silêncio, a Paciência e o Tempo



Desgastado após sucessivos escândalos , o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fez, na manhã desta sexta-feira, véspera do recesso parlamentar, um balanço das atividades legislativas do semestre e deixou claro que não está disposto a abrir mão do cargo. Diante de um plenário esvaziado, o senador voltou a se defender das denúncias, lamentou que a crise política do Senado tenha se personificado em sua figura e acusou o jornal "O Estado de S. Paulo" de ter feito uma campanha pessoal contra ele. " Séneca dizia que a injustiça somente pode ser combatida com três ações: o silêncio, a paciência e o tempo "
Para dizer que estava sendo vítima de uma injustiça, recorreu às palavras do filósofo romano Lucius Aneu Séneca.
- Séneca dizia que a injustiça somente pode ser combatida com três ações: o silêncio, a paciência e o tempo - disse o senador.
(E fez um desabafo:
- Mostrando objetivos políticos e pessoais, esqueceram o Senado para invadir minha vida privada e a de minha família.
" Mostrando objetivos políticos e pessoais, esqueceram o Senado para invadir minha vida privada e a de minha família "
Durante o discurso, Sarney lamentou ainda a perda do apoio do DEM, partido que após apoiar sua candidatura à presidência da Casa, chegou a pedir seu afastamento do cargo.

Segue a Novela do Caso Sean

A avó do menino Sean Goldman, Silvana Bianchi Ribeiro, entrou com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o garoto, de nove anos, seja ouvido pela Justiça Federal sobre sua vontade de viver no Brasil ou nos Estados Unidos - onde mora seu pai biológico, David Goldman. Atualmente, existe uma decisão da 16ª Vara Federal no Rio de Janeiro que ordena a entrega do menino a David, mas a execução encontra-se temporariamente suspensa.
No pedido, a avó sustenta que a criança, registrada como brasileira, deve ter sua vontade conhecida antes de ser transferida para os Estados Unidos.
- E não se diga que ele, que conta com nove anos de idade, não tem discernimento para ser ouvido ou para que a sua vontade seja considerada. Ele já alcançou a idade da razão e não só pode como tem o inelutável direito de dizer o que pensa e de influir na decisão que diga respeito ao seu futuro - alega a avó do menino.
Ela argumenta que a autoridade judiciária de primeiro grau determinou a transferência do garoto aos Estados Unidos se recusando a colher o depoimento judicial dele no curso do processo.
Cabe ao presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, definir se o pedido liminar é urgente o suficiente para que seja analisado imediatamente. Caso não seja, o pedido de habeas corpus será distribuído para algum ministro da Corte e analisado após o dia 3 de agosto, quando o tribunal retoma, plenamente, suas atividades.

O Genial Chico Caruso


A Casa do Atraso - Nelson Motta

O nepotismo, o apadrihamento político, as viagens, o uso de dinheiro público em causa pr´ppris s~so velhos conhecidos. Mas o que mais me espanta na crise do Senado, por enquanto, é o anacronismo. É a opção preferencial pelo atraso, aliado da burocracia, que favorece todos os itens acima.
Em plena era da internet e dos celulares, da comunicação instantânea, pago pelos contribuinte, o Senado emprega centenas de contínuos, para entregar papéis que podem ser mandados por e-mails. São batalhões de copeiras, para fazer cafezinho, quando qualquer boteco tem máquinas de café expresso que até um suplente de senador pode usar sozinho. Só os garçons são insubstituíveis.
Se a gráfica do Senado fosse vendida e a Casa pagasse pela impressão das cotas a que cada senador tem direito na gráfica mais cara de Brasília, os gastos cairiam a uma fração dos atuais. Pensando bem, é melhor nem sugerir, o pessoal já vai pensar nas comissões que as gráficas pagarão pelo apoio. Quase tudo que a gráfica do Senado imprime poderia ser só publicado no site da Casa e aberto ao público. É mais barato e mais seguro do que papel, que apodrece.
Mas o símbolo máximo do anacronismo do Senado é a Divisão de Taquigrafia, com centenas de funcionários de carreira, e outros tantos terceirizados, que taquigrafam as sessões do no plenário e nas comissões. Qualquer gravadorzinho digital de camelô, ou mesmo um celular, registraria até os suspiros, fungadas, engasgadas e outros ruídos do orador. Depois é só ouvir e transcrever. A carreira de taquígrafo deveriaser substituída pela de "degravador". É algo tão antigo que ninguém com menos de 25 anos sabe o que é. So se viu no Google.
Na era dos celulares e dos telefones móveis, o Senado deve abrigar uma legião de telefonistas. E, nos elevadores automáticos, ascensoristas, ára apertar o botão dos andares. Os senadores têm até cota mensal de telegramas, que hoje vão todos por e-mail, e os Correios entregam em casa. Só faltam os mensageiros a cavalo.
A corrupção e o atraso formam um par perfeito, os vícios do Senado alimentam os seus anacronismos. E vice-versa.

Uma Boa Desculpa



O sujeito finalmente conseguiu realizar o seu sonho de comprar uma Mercedes 0km, conversível.......
Então, numa bela tarde, se mandou para uma auto-estrada para testar toda a capacidade da "belezura". Capota abaixada, o vento na cara, o cabelo voando, resolveu ir fundo! Quando o ponteiro estava chegando nos 120, ele viu que um carro da Polícia Rodoviária o perseguia com a sirene a mil e as luzes piscando.
- "Ah, mas não vão alcançar esta Mercedes de jeito nenhum", pensou ele e atolou o pé no acelerador. O ponteiro foi pros 140, 160, 200... e a patrulha atrás.
- "Que loucura", ele pensou e, então, resolveu encostar. O guarda veio, pediu os documentos, examinou o carro e disse:
-"Eu tive um dia muito duro e já passou do horário do meu turno. Se me der uma boa desculpa, que eu nunca tenha ouvido, para dirigir desta maneira, deixo você ir embora".
-"Na semana passada, minha mulher fugiu com um policial rodoviário e eu tive medo de que fosse ele querendo devolvê-la."
-"Boa noite", disse o guarda.

Cartas ao Ivanildo

Sobre a matéria "Voto de Censura a Lula no Senado":
Antônio Fernando Esteves:
Esse Buarque, não sendo o de Holanda, não deixou a banda passar sem botar a boca no trombone.


Alberto del Castillo:
Atitude correta do Cristovam.É um sinal de que a permissividade está regredindo.Em um país verdadeiramente democrático as desculpas seriam apresentadas pessoalmente pelo Presidente e não através de um servidor de terceiro escalão. Esta atitude confirma o profundo desprezo que o Lula tem pelo Congresso.A emenda saiu pior que o soneto.


Sobre a matéria "Os Pizzaiolos":
Alberto del Castillo:
O Presidente, apesar de estar dizendo a verdade, deverá ser repreendido publicamente pela falta de decoro ao criticar de forma chula um dos poderes da República.O problema é que talvez não conheça outra forma de se manifestar e certamente reincidirá no erro.


Sobre a matéria "Filho de Sarney Indiciado pela Polícia Federal":
Antônio Fernando Esteves:
Isso sim sabemos que que será conduzido pelos melhores pizzaiolos do mundo pra que não deixe de terminar em pizza.


Alberto del Castillo:
"Apurar é preciso, punir, não é preciso."Parafraseando o Pessoa, o Acadêmico certamente sairá em defesa de seu herdeiro.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Voto de Censura a Lula no Senado


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou nesta quinta-feira em plenário requerimento de voto de censura ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter chamado os senadores de "bons pizzaiolos". No momento da entrega à Mesa Diretora, o requerimento contava com o apoio de 11 senadores. Indignados com a declaração de Lula, os senadores deram o troco e derrotaram em plenário, na quarta-feira, a indicação de um diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), o engenheiro Bruno Pagnoccheschi. O requerimento foi protocolado na Mesa Diretora da Casa e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para ter a admissibilidade analisada. Se for aprovado na CCJ, o requerimento retorna ao plenário para ser referendado pelos senadores.
- A declaração foi uma ofensa ao Congresso Nacional. O presidente dirigiu-se de forma depreciativa aos senadores - disse Cristovam.
Segundo Cristovam, com referências desse tipo Lula "tenta a total desmoralização do Senado, menospreza e diminui a atuação de todos os parlamentares, além de insuflar a opinião pública contra a Casa e os senadores".
O senador Jefferson Praia (PDT-AM), apesar de dizer que gosta e admira o presidente, classificou de infeliz a fala de Lula. Os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Mão Santa (PMDB-PI) também condenaram as declarações do presidente.
A defesa de Lula coube ao vice-líder do governo, Gim Argello (PTB-DF). Em nome do presidente, Argello pediu desculpas pela referência feita aos senadores.

- Se alguém se sentiu ofendido, na qualidade de vice-líder do governo, peço desculpas por antecipação - afirmou.
Segundo o parlamentar, nenhuma autoridade pública tem mais respeito pelo Congresso do que Lula.
- O negócio é que o presidente fala a linguagem popular. Mas ele não teve qualquer intenção de ofender os senadores - disse o parlamentar, que considerou grave o requerimento de voto de censura feito por 11 senadores.
Na quarta-feira, o vice-líder do governo disse que, após toda a confusão gerada no Senado por causa das declarações do presidente, participou de dois jantares nos quais o prato principal eram pizzas e nem por isso se sentiu ofendido.
A declaração polêmica veio quando Lula foi perguntado sobre a preocupação da oposição de que a CPI da Petrobras terminasse em pizza "temperada com pré-sal". O presidente disse:
- Depende. Todos eles são bons pizzaiolos.
A CPI da Petrobras no Senado foi instalada na terça-feira, com controle da base governista, que ficou com a presidência e a relatoria da comissão, sob críticas da oposição de que a maioria do governo poderia fazer com que as investigações não andassem.

Filho de Sarney Indiciado pela Polícia Federal

A Polícia Federal indiciou nesta quarta o empresário Fernando Macieira Sarney, um dos filhos do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por formação de quadrilha, falsidade ideológica e tráfico de influência, entre outros crimes. O empresário foi indiciado após prestar depoimento ao delegado Márcio Anselmo, em São Luís. O delegado também interrogou e indiciou o agente da Polícia Federal Aluísio Guimarães, acusado de vazar informações da Operação Boi Barrica para o grupo supostamente chefiado por Fernando.
Fernando é alvo em três inquéritos. A polícia investiga desde caixa dois nas eleições de 2006 no Maranhão até supostas irregularidades na construção da ferrovia Norte-Sul. O depoimento do empresário, na superintendência da Polícia Federal, começou às 10h30m e durou quatro horas.
Fernando respondeu a todas as perguntas do delegado e, segundo uma fonte, negou as acusações.
- Ele tinha respostas para desmontar essa versão que estão montando contra ele. O indiciamento é um ato sem nenhuma repercussão formal. É só a formalização de que alguém está sendo investigado por um determinado crime - disse um interlocutor do empresário. Policial do governo Roseana é acusado de vazamento
Fernando chegou à sede da PF, em São Luís, acompanhado do advogado Eduardo Ferrão e mais dois assistentes. Após ouvir Fernando, o delegado Márcio Anselmo começou a interrogar funcionários da TV Mirante e da Marafolia (carnaval fora de época do Maranhão). A PF investiga suposta ligação de Fernando com a Marafolia. Também foi ouvido o agente da PF Aluísio Guimarães. O policial, que exerce cargo de confiança na Secretaria de Segurança do governo Roseana Sarney, é acusado de vazar informações da Boi Barrica para o grupo do irmão.
Segundo um amigo do policial, Aluísio não cometeu irregularidade. Ele teria apenas confirmado a Fernando a identidade de dois policiais que bateram à porta do apartamento do empresário em São Paulo. O delegado pretende ouvir e indiciar todos os suspeitos até o fim desta semana. Na lista de investigados que podem ser indiciados está o ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau, segundo informou um investigador.
Após concluir os indiciamentos, a PF pretende encerrar as investigações e apresentar o relatório final à Justiça Federal. Caberá ao Ministério Público Federal decidir se confirma as acusações e oferece à Justiça denúncia contra o núcleo apontado como responsável por corrupção, desvio de dinheiro público e formação de quadrilha.