A recente prestidigitação do Governo Lula merece uma análise mais detalhada de como um procedimento ilegal executado por governantes inescrupulosos passa despercebido pelos cidadãos e pelos meios de comunicação esquecidos de suas funções de informar e esclarecer ao público sobre manobras lesivas ao bem comum.
O aumento do valor cobrado pela CIDE acoplado ao controle compulsório do preço de venda dos produtos atingidos pelo imposto é uma apropriação indébita do lucro de uma empresa estatal (PETROBRÁS) de capital aberto em flagrante desrespeito à legislação que regula o mercado de capitais.
Um dos sistemas mais eficientes para controlar a ganância de arrecadação de governos perdulários é o repasse ao preço de venda de produtos e serviços do custo dos impostos.
Este repasse é compulsório, pois é a única forma de manter a saúde da empresa diante de gastos crescentes. O repasse é também uma forma de controlar o aumento de impostos já que preços de venda acima do valor aceito pelo mercado provocam queda da arrecadação da empresa e do governo invalidando o objetivo inicial da medida.
No congelamento do preço de venda, este controle do mercado deixa de existir e o custo adicional sairá diretamente do lucro da empresa.
Ao transferir diretamente ao governo uma parte do lucro, os acionistas serão lesados, pois os valores a serem distribuídos no fim do exercício fiscal (dividendos, distribuição e/ou subscrição de novas ações) ficarão automaticamente reduzidos.
A apropriação indébita de recursos de companhia de capital aberto por si só é motivo de crime contra o sistema econômico.
Qual a motivação de tal insanidade dos poderes públicos?
A eleição seu estúpido.
Os principais beneficiados por este roubo, além do próprio governo é a classe média, dona de veículos, que não estava muito entusiasmada com nosso Presidente.
É muito importante brecarmos esta imoralidade que representa a liberação da mão grande dos governos no caixa das empresas estatais.
O resultado desta história é de domínio público, as empresas acabam quebrando e o povo vê suas economias reduzidas a pó.
Um comentário:
Aí De Castillo, manda ver.
Postar um comentário