- Em vigor há um ano, a Lei Seca reduziu em 23% o número de internações provocadas por acidentes de trânsito nas capitais brasileiras. Segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira, os atendimentos financiados pelo Sistema Único de Saúde reduziram de 105.904, no segundo semestre de 2007, para 81.359, no segundo semestre de 2008.
Quando avaliadas as internações registradas nas capitais entre o primeiro e o segundo semestre de 2008, período anterior e posterior à aplicação da lei, houve redução de 3.325 internações por acidentes de trânsito, uma queda de 4%.
A Lei Seca também teve impacto na redução da mortalidade. No segundo semestre de 2008, foram registradas 2.723 óbitos relacionados aos acidentes de trânsito, contra 3.519, no segundo semestre de 2007, uma redução de 22,5%. Na comparação entre o primeiro e o segundo semestre de 2008, a queda fica em 14%.
- A redução do número de óbitos e internações em consequência provocadas pelo trânsito mostra que a lei vem protegendo a vida - afirma a coordenadora da área de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta.
Capitais como Belo Horizonte, Belém e Teresina registraram, no entanto, aumento tanto nas internações como nos óbitos. A região Norte elevou ainda em 66 o número mortes entre os semestres de 2008.
A pesquisa é baseada nos dados dos sistemas de Informações sobre Mortalidade e de Internações Hospitalares, além do Inquérito Nacional de Fatores de Risco e Proteção para Doenças e Agravos não Transmissíveis.
Um comentário:
Quando cai um avião, como esse da Air France, a mídia faz um festival, as pessoas se horrorizam com 200 e poucas mortes.Somente "No segundo semestre de 2008, foram registradas 2.723 óbitos relacionados aos acidentes de trânsito" Isso equivale a mais de 10 Airbus caindo a cada seis meses.Se forem computadas as mortes decorrentes do abuso do álcool além das ocorridas no trânsito, então a cifra deverá se igualar às das guerras.Enquanto isso ficam os detratores das outras drogas berrando moralidades com um copo de uísque na mão.ÁLCOOL É A DROGA MAIS LETAL.
Postar um comentário