terça-feira, 4 de maio de 2010

Projeto Ficha Limpa - Alberto del Castillo

Quando o Tribunal Eleitoral foi contra a aprovação deste projeto fiquei perplexo. Quando me informei dos requisitos para abrir um processo contra qualquer cidadão em nosso país e dos procedimentos para encerrar o mesmo ficou claro que é facílimo abrir um processo contra um desafeto pois não há necessidade de maiores fundamentações para iniciar a ação ao passo que para encerrá-l0 é uma operação kafkiana.Conclusão: Se aprovado o projeto nenhum postulante será elegível. Com a situação atual da justiça brasileira só é viável impedir a candidatura dos que receberem condenação em última instância. Pelos trâmites arcaicos do judiciário pouquíssimos contraventores seriam afastados. Nosso maior problema não é fazer novas leis mas sim eliminar os entraves que tornam nosso sistema inócuo.

2 comentários:

AAreal disse...

Parece que só o Fernandinho Beira Mar é inelegível.

Roberto Argento Filho disse...

Talvez esse projeto melhorare a nossa classe politica, mas sou contra ele. Não quero uma lei dizendo em quem eu posso ou não votar, essa prerrogativa é minha. Acho que o projeto é uma solução errada para o problema. Qual o próximo passo? Tornar inelegível quem não tem curso médio completo. Alguns diriam: "Já que necessário ter o ensino médio para ser gari, é óbivio que para ser deputado também o deveria ser." Quero ter o direito de votar numa pessoa mesmo que essa tenha cometido algum delito. Quero ter o direito de acesso às suas informações e processos, mas a decisão é minha. O projeto Ficha Limpa talvez seja necessário, mas não é democrático. Vamos resolver o problema da justiça e da educação ao invéz de escolher atalhos autoritários.