O substantivo feminino frequência exprime a noção de regularidade, repetição sistemática de um som ou comportamento. Na física, chama-se frequência a repetição de um ciclo periódico de uma onda sonora por unidade de tempo.
No processo de difusão do sinal sonoro, utilizado pelas rádios, a onda portadora é aquela que carrega o som. No caso da transmissão em AM, a frequência não sofre variações, sendo a oscilação da amplitude da onda portadora a responsável pelo desenho da onda sonora.
Já FM é a forma de transmissão de um sinal sonoro na qual a variação do sinal é desenhada pela oscilação de frequência.
É a variação de frequência que vai determinar a altura do som: agudo, em alta frequência ou mais grave, em baixa frequência. Por isso, a sigla AM significa Amplitude Modulada, enquanto FM significa Frequência Modulada. A onda AM geralmente é de alcance maior que a onda FM. Atenção, consulentes, frequência não se escreve mais com trema!
Definição do iDicionário Aulete: (fre.quên.ci:a) sf.
1. Repetição sistemática (de som, fato ou comportamento): Aquele professor chega atrasado com frequência.
2. Comparecimento regular a compromisso de estudo ou de trabalho: Tirei boas notas, mas fui reprovado por falta de frequência.
3. Número de pessoas que vão regularmente a reunião ou evento de algum tipo: A frequência nos jogos do campeonato diminuiu muito.
4. Quantidade de repetições de um fato por unidade de tempo: Com que frequência ele tem tido febre?
5. Fís. Repetição de um ciclo periódico (p.ex., de uma onda sonora) por unidade de tempo (baixa frequência).[F.: Do lat. frequentia, ae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário