O portal Terra publicou uma matéria no último dia 3 sobre uma pesquisa que aborda as classes sociais do país. No texto, lê-se o seguinte trecho: "quando se fala da periferia se cria um arquétipo. Mas na nossa segmentação construímos nove segmentos distintos de moradores com anseios e desejos característicos".
A palavra arquétipo é um substantivo masculino com origem no grego 'arkhétypos, os, on', que significa "que é o modelo”. O significado do termo conforme aparece no texto corresponde à primeira acepção do iDicionário Aulete:
(ar.qué.ti.po)sm.
1. Modelo, padrão de algo (objeto, produto, qualidade, comportamento etc.); PADRÃO: Pelé é o arquétipo do jogador de futebol.
2. Fil. Na filosofia platônica, ideia originária que serve como modelo para a origem e princípio explicativo para os objetos sensíveis.
3. Psic. Na psicanálise junguiana, modelo de pensamento comum a toda a humanidade, composto de símbolos ou imagens que constituem uma espécie de inconsciente coletivo.[F.: Do gr. arkhétypon (substv. do gr. arkhétypos, os, on, 'que é o modelo'), pelo lat. archetypum, i, e pelo fr. archétype.]
Um comentário:
Viva o preclaro companheiro Jung.
" Modelo de pensamento comum a toda a humanidade .... uma espécie de inconsciente coletivo"
Esta é a mais precisa definição do arquétipo brasileiro LUIS IGNÁCIO LULA DA SILVA.
Postar um comentário