terça-feira, 17 de abril de 2012

Sem Comentários


Anders Breivik diz não reconhecer autoridade da corte e afirma ter agido em legítima defesa




O norueguês Anders Behring Breivik levanta o braço no que chamou de saudação da direita ao chegar ao tribunal em Oslo
Foto: AFP

O norueguês Anders Behring Breivik levanta o braço no que chamou de saudação da direita ao chegar ao tribunal em OsloAFP
OSLO — O norueguês Anders Behring Breivik, autor do massacre que deixou 77 mortos em julho do ano passado, chegou sob guarda armada pesada a um tribunal em Oslo nesta segunda-feira. No início de seu julgamento, ele bateu no peito e estendeu o braço com o punho cerrado, no que chamou de saudação da direita. O réu manteve o tom desafiador, afirmou ter agido em legítima defesa e só chorou ao ver seu próprio vídeo sobre um manifesto contra a “islamização da Europa”.
Breivik, de 33 anos, admitiu ter explodido um carro-bomba que matou oito pessoas na sede do governo em Oslo, para logo depois massacrar 69 pessoas em disparos contra um acampamento de verão de jovens do Partido Trabalhista na ilha de Utoya. Antes das ações, ele escreveu e publicou na internet um manifesto de mais de 1.500 páginas onde justificava seus atos como uma reação à “islamização da Europa” e contra a “esquerda multiculturalista” que ele acredita apoiar o fenômeno.— Não reconheço tribunais noruegueses. Vocês receberam mandatos de partidos políticos que apoiam o multiculturalismo. Não reconheço a autoridade da corte — disse um tranquilo Breivik no tribunal.
— Reconheço os fatos, mas não a culpa. Atuei em legítima defesa — afirmou após a leitura da acusação.

2 comentários:

Alberto disse...

A teoria de Darwin não explica porque, no processo evolutivo das espécies, vez por outra, temos drásticos retrocessos.
Este norueguês é uma reversão ao estágio animal mais primitivo onde a agressividade destemperada está acompanhada de um nível de inteligência de ameba.

Clara disse...

Só matando!