A dispensa de visto deve começar a ser debatida em encontro entre Dilma e Obama hoje
WASHINGTON - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou na manhã desta segunda-feira a abertura de dois novos consulados dos EUA no Brasil, nas cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. A medida visa a acelerar e facilitar a concessão de vistos a turistas e empresários, estreitando as relações econômicas entre os dois países.
Durante o encontro bilateral entre os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama, marcado para esta segunda-feira, também serão iniciadas conversas para a entrada do Brasil no programa Visa Waiver, de dispensa de visto.
A desburocratizaçao da concessão de vistos americanos é uma das demandas do empresariado brasileiro, como forma de facilitar as parcerias econômicas entre Brasil e EUA.- Os EUA estão abrindo dois consulados no Brasil. São exemplos de nossa relação ampla, derrubando barreiras, tornando mais faceis as viagens - afirmou Hillary, ao lado do chanceler brasileiro, Antonio Patriota, ao abrir o seminário "Brasil-EUA: parceria para o século 21", que reúne mais de 400 convidados na Câmara de Comércio Americana.
No encontro dos presidentes, deverá ser lançado oficialmente o projeto-piloto para simplificação de entrada de brasileiros que não ofereçam risco à segurança nacional americana, que não terão mais de passar pelo guichê de controle de passaporte (controle por máquina).
2 comentários:
Estes entendimentos lembram a peça "Much Ado About Nothing" de Shakespeare.
Hillary Clinton é Secretária de Estado americanO e não Secretária de Estado americanA. Ela é americana mas o cargo é do estado americano.
Postar um comentário