Clara Meireles, sobre o Politicamente correto
Também acho! Alguém tem que parar esta frescura (nada contra "frescos"...) de ter que cuidar para não parecer politicamente incorreto.
Prezada Clara,
Mais uma vez, concordo com você. Considerei muito pertinentes as posições do leitor Sandro Perrone.
Sobre a foto que ilustrou a matéria Santo do Pau Oco
Como sempre, a escolha da foto ilustrativa não poderia ser mais adequada!
Prezada Clara,
Não foi fácil escolher. São tantos políticos...
______________________________________________________________________
Orlando Ferreira de Sousa sobre a origem da expressão a cobra vai fumar:
A versão apresentada em seu blog sobre a origem da expressão "a cobra vai fumar" não corresponde à realidade. A dita expressão teve origem no norte de Portugal, no fim do século XIX, e deveu-se à implantação do primeiro caminho de ferro (assim se chamam lá as ferrovias). Quando um morador da aldeia de Folgosa da Maia, distrito da cidade do Porto, soube o que era um caminho de ferro e também o que era um comboio (trem, aqui), passou a dizer aos moradores da dita aldeia, como se fora um profeta: quando estiveres a ver uma cobra de ferro a fumar e a rolar por entre as bouças (terras com mato e árvores de onde se tira a lenha), o mundo estará a chegar ao fim. Bom lembrar que então os comboios eram (em todo o mundo) puxados por locomotivas a vapor. Realmente, basta ver nos filmes antigos, um trem serpenteando e soltando fumaça a curtos intervalos, parece uma cobra fumando. Daí, até hoje, diante de uma situação que tende a ficar muito feia, dizer-se que "a cobra vai fumar".
Prezado Orlando,
Agradeço sua participação.
Há, além da que apresentei, outras explicações sobre a origem da expressão. Mas esta, da cobra de ferro a fumar e a rolar por entre as bouças não aparece em nenhum item da Internet.
É uma nova versão e faz sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário