quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Relaxa e Goza


Euclides da Cunha (1866-1909) escreveu que o sertanejo é, antes de tudo, um forte. Eu (1940-?) escrevo que o carioca é, antes de tudo, um gozador. Goza tudo e todos. Até a Ministra Martha Suplicy, paulista quatrocentona, escolheu o Rio para sugerir aos passageiros no saguão do Aeroporto Tom Jobim: Relaxa e Goza !
Nelson Rodrigues, (1912-1980) o grande dramaturgo, dizia que carioca, no Maracanã, vaiava até minuto de silêncio. Por ocasião da construção da ponte Rio Niterói, Max Nunes declarou na TV que a ponte
por um lado é bom, pelo outro é Niterói.
Alguém, certamente preconceituoso disse que se homossexualismo fosse bom,
Deus tinha criado Adão e Ivo.
Neném Prancha, o pseudônimo de Antônio Franco de Oliveira (1906-1976), figura lendária do Posto 4 na orla de Copacabana, foi o autor de frases antológicas, todas dentro do espírito gozador do carioca. (Veja na matéria a seguir).
Quando o Fluminense, o time pelo qual eu torço, perdeu a final da Taça Libertadores, recebi muitos e-mails de amigos flamenguistas, vascaínos, botafoguenses, exercendo o hobby favorito do carioca: gozar.
A gozação de hoje me foi enviada por um botafoguense e tem um endereço certo: é para outro amigo comum, flamenguista ardoroso.
Ok, Ministra, você venceu: O melhor é relaxar e gozar !

Nenhum comentário: