Não há melhor lugar para se auferir erros de português falado do que em uma Central de Atendimentos. Quem de nós já não teve seus momentos de desespero tendo que se comunicar com uma Central de Atendimento, para se informar, reclamar ou, o mais trágico !, cancelar algum serviço ? (Cartão de crédito, linha de celular, cheque especial etc).
Além da demora insuportável no atendimento, com as musiquinhas irritantes, as frases idiotas como “foi bom o senhor ter ligado para nós”, “já iremos atendê-lo”, “nossos operadores estão ocupados, ligue mais tarde” e, depois de digitar mais de uma dezena de algarismos (cpf, número do cartão, da identidade...), finalmente ser atendido, geralmente na terceira ou quarta ligação, ter seus tímpanos estuprados por aberrações lingüísticas:
Na próxima semana estarei enviando...
O senhor estará recebendo...
A senhora estará concorrendo...
Há uma epidemia pior do que a dengue. O vírus chamado gerundite espalhou-se nas Centrais de Atendimento. Os técnicos, contaminados, levam o vírus para casa, contaminam a mulher e os filhos que contaminam os colegas na escola.
O gerúndio pode e deve ser usado para expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra, ou para exprimir a idéia de progressão indefinida:
Estava dormindo quando ela chegou.
Não é ficando aí parado que você vai resolver o problema.
Jamais usem as expressões estarei enviando, estará recebendo. Fale enviarei ou o Senhor receberá. A Língua Portuguesa agradece.
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