terça-feira, 18 de agosto de 2009

Para Relaxar


Apesar de jovem, Bruno Gagliasso (foto) já acumula 19 anos de carreira como ator. Com 25 anos, debutou como produtor no espetáculo "Um certo Van Gogh". Agora, aos 27, faz sua estreia na direção teatral com "Aonde está você agora?", que será apresentada sexta (21.08), sábado (22.08) e domingo (23.08) no Teatro Abel, em Niterói. Para ele, o processo de ampliação de sua carreira foi "natural".
- Acho que começar a dirigir foi um caminho natural em minha carreira artística. Sou motivado pela criação. A direção é um outro papel em que posso exercer minha criatividade - explicou Bruno ao site do Globo.
O ator não frequentou cursos de direção para teatro nem teve aulas com diretores renomados. Sua escola foram todos os seus trabalhos até hoje.
- Minhas escolas de direção foram todas as experiências e referências que venho acumulando na minha carreira artística, dos filmes e peças que já estudei até diretores com quem eu trabalhei e admiro. Tudo me ajuda a fazer esse trabalho. É minha primeira experiência e ainda tenho muito a aprender - reconhece o ator.
" Acho que começar a dirigir foi um caminho natural em minha carreira artística. Sou motivado pela criação "
A peça "Aonde está você agora?" foi escrita por Regina Antonini. A primeira montagem aconteceu em 1995, com Cassiano Carneiro e André Gonçalves nos papéis principais. Na versão 2009, Bruno - que já a encenou - e o ator Thiago Martins assumem seus lugares para falar de amizade e conflitos de classes sociais, com inspiração na música "Vento no litoral", de Renato Russo.
- A peça fala de uma grande amizade entre dois garotos de mundos diferentes, uma amizade que atravessa os anos e as mudanças da vida de cada um através de uma ligação mágica que só grandes amigos têm - comentou Bruno, que é amigo do peito de Thiago.
O personagem na peça é completamente diferente do esquizofrênico Tarso, que Bruno vem desenvolvendo com sucesso de crítica e público na novela "Caminho das Índias".
- Essa é uma das grandes coisas legais da minha profissão: poder viver diferentes personagens e transmitir essa experiência para o público - revelou.
O projeto da remontagem é da dupla, que estava muito a fim de fazer teatro junto. O clima é tão amistoso, dentro e fora do espetáculo, que a namorada de Thiago, a atriz Fernanda Paes Leme, divide a assistência de direção com Léo Fuchs. Em entrevista a uma revista de celebridades, Thiago comentou que "tem sido muito bacana" ser dirigido pelo amigo.
" Essa é uma das grandes coisas legais da minha profissão "
Além de atuar, Thiago também vai soltar a voz no espetáculo. Muitos não sabem, mas o ator tem uma banda de pop/rock chamada Guerreiros de Jorge. Em "Aonde está você agora?" ele se apresenta ao vivo com Jamaica, músico que integra o grupo.
Sob a batuta de Bruno, "Aonde está você agora?" estreou em Belém, no Pará, em julho, evidenciando a estratégia cada vez mais usada ultimamente de se iniciar a temporada fora do eixo Rio-São Paulo, para quando chegar por aqui, estar tudo tinindo. Bruno negou haver "estratégia".
- Na realidade não é uma estratégia, e sim uma questão de agenda. A pauta dos bons teatros do Rio e São Paulo precisam ser marcadas com muita antecedência. Por isso, como aconteceu com "Van Gogh", acabamos por estrear em outras capitais para depois chegar ao centro. A peça estreia quando está pronta para estrear, independente da cidade ou do público - contemporizou Bruno.
A peça ainda não tem data para chegar ao Rio. Provavelmente será apenas em 2010. Um motivo a mais para não perder a curta temporada em Niterói.

Um comentário:

Alberto del Castillo disse...

Bruno Gagliasso, mais um diplomado pela Faculdade Lula de Conhecimentos Aleatórios. "Estudar dramaturgia, porque? Estou convencido que dirigir, representar, compor música é tudo a mesma coisa. O profissional deve ser intuitivo para preservar a cidadania."